Português: Análise do Canto XIV da Ilíada

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Análise do Canto XIV da Ilíada

             É curiosa a forma como Agamémnon se deixa abater por vezes quando as coisas não correm a seu favor. Nesta ocasião, necessita de ser incentivado e convencido a não desistir da guerra e a voltar para casa, coberto de vergonha. A cada revês, acredita que Zeus está contra si. Crente nisso e que a derrota se afigura como inevitável, prefere uma sobrevivência desonrosa a uma eventual morte gloriosa e chega mesmo a propor a retirada, enquanto os eu exército ainda combate: Ora, esta opção contrasta com a postura de Aquiles, que prefere exatamente o oposto. Quando lhe foi dada a possibilidade de escolher entre uma vida tranquila e longa na sua pátria e casa, junto à sua família, e uma vida gloriosa, mas breve, ele não hesitou e escolheu a segunda hipótese. O discurso de Ulisses cobre Agamémnon de vergonha. A sorte da guerra está longe de estar decidida e o líder dos Gregos necessita de confiar mais nos deuses.

            Este retrato de um Agamémnon vacilante, cobarde, sem honra, permite compreender a razão por que Aquiles e outros capitães gregos se ressentem da liderança do seu comandante e da reivindicação da maior parte dos saques que obtêm. Por outro lado, Agamémnon aparenta sentir pela primeira vez algum remorso por ter ofendido Aquiles, contudo convém ter presente que tal sucede apenas por causa do modo como as consequências nefastas dessa ofensa o afetam. Dito de outra forma, Agamémnon receia que as suas tropas o culpem pela eventual derrota na guerra.

            Os Gregos continuam a combater, mas chefiados agora por um escasso número de líderes, nomeadamente os dois Ájax e Menelau. Os restantes (Agamémnon, Ulisses e Diomedes) estão todos feridos, enquanto Nestor está ocupado a tratar de Machaon. Este facto contrasta com o que se passa entre os Troianos, onde avultam as figuras de Heitor, Páris e Eneias, nomeadamente as capacidades de liderança do marido de Andrómaca, por exemplo quando assistimos à forma como divide o seu exército ao longo da linha grega e o faz recuar e reagrupar quando tal se torna necessário, ou quando Polidamas e Heitor discutem qual é a secção do exército que necessita de ser reforçada. Isto traduz o facto de, nos últimos dois cantos, a narrativa se preocupar mais com as questões de tática militar do que com os confrontos físicos da batalha. Outro exemplo que comprova esta ideia está presente na cena em que Poseidon exorta os Gregos a redistribuir as armas pelos soldados de forma mais eficiente entre os mais fortes e os mais fracos.

            No que diz respeito aos deuses, mais uma vez oferecem um contraponto humorístico à brutalidade da guerra. É o que sucede com o episódio de Hera e Zeus, que evidencia como as questões de vida ou morte dos humanos são frequentemente determinadas por picuinhices e mesquinhices entre as divindades do Olimpo. Neste caso, a mudança dos acontecimentos tem como causa a líbido de Zeus e a ingenuidade/credulidade de Afrodite, bem como da astúcia e manha de Hera. Esta aproveita-se comicamente da boa vontade da deusa do amor para manipular o seu esposo, explorando o seu ponto fraco. Consecutivamente, os deuses mostram a sua falta de racionalidade e equilíbrio.

            Voltando a Heitor, neste canto ocorre o segundo round do seu confronto com Ájax, do qual volta a sair por baixo, o que ilustra o poder e a força relativos dos exércitos e heróis conflituantes. Heitor é o guerreiro troiano mais forte, mas não consegue sucessivamente derrotar o segundo lutador grego mais forte. Esta questão ganha especial relevância, pois, caso Heitor seja derrotado, não haverá outro troiano de valor aproximado que o possa substituir e liderar as tropas. Em sentido oposto, as hostes aqueias possuem vários outros guerreiros fortes e corajosos. Sucede que, mesmo com a ajuda de Zeus, o avanço de Troia em direção aos navios inimigos é lento e marcado por vários contratempos.

            Note-se, por último, que o poeta procura retratar as duas fações em confronto de forma equidistante e simpática, mostrando como ambos os exércitos lutam com honra, determinação e coragem, porém vai-se percebendo que o lado troiano não possui a mesma forma de combate.

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