Português: Orações coordenadas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Orações coordenadas

     A frase complexa resulta da junção / articulação de duas ou mais orações, por coordenação ou por subordinação.


Orações coordenadas

  • Estas orações articulam-se / ligam-se através de uma conjunção ou locução coordenativa, ou conetor equivalente.
  • As orações coordenadas recebem o nome do conetor / conjunção que as articula / liga.
  • As orações coordenadas são sintaticamente independentes entre si.
  • Existem cinco tipos de orações coordenadas.


     1.º) Orações coordenadas copulativas:
  • são introduzidas por uma conjunção ou locução coordenativa copulativa (e, nem);
  • exprimem um valor de adição;
                          - A minha mãe ofereceu-me um pijama e a minha tia trouxe-me um casaco.
                                                      ¯                                 ¯                          ¯
                                       oração coordenada              conjunção      oração coordenada copulativa


     2.º) Orações coordenadas adversativas:
  • são introduzidas por uma conjunção (ou locução) coordenativa adversativa;
  • possuem um valor de oposição ou contraste;
                         - Escorreguei, mas não caí.
                                    ¯            ¯          ¯
           oração coordenada   conjunção   oração coordenada adversativa


     3.º) Orações coordenadas disjuntivas:
  • são introduzidas por uma conjunção (ou locução) coordenativa disjuntiva;
  • transmitem um valor de alternativa;
                         - Vamos ao cinema ou ficamos em casa?
                                         ¯               ¯               ¯
                      oração coordenada   conjunção    oração coordenada disjuntiva


     4.º) Orações coordenadas explicativas:
  • são introduzidas por uma conjunção (ou locução) coordenativa explicativa;
  • apresentam a causa, a explicação ou justificação (para o que é dito na primeira oração);
                         - Estou cheio de fomepois comi mal ao almoço.
                                           ¯                   ¯                ¯
                           oração coordenada   conjunção   oração coordenada explicativa


     5.º) Orações coordenadas conclusivas:
  • são introduzidas por uma conjunção (ou locução) coordenativa conclusiva;
  • exprimem um valor de conclusão, de dedução lógica (em relação à ideia expressa ou implícita na oração com que se combina);
                         - O Paulo tem exame, logo não foi ao cinema.
                                           ¯                   ¯                 ¯
                           oração coordenada    conjunção     oração coordenada conclusiva

49 comentários :

  1. este site sendo para os alunos consultarem deveria ser mais explicito e mais interessante na mh opiniao. bjx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que é capaz de fazer muito melhor... Força nisso!!!

      Eliminar
    2. Acho que está muito bom. Querem melhor? Então porque não fazem um para apresentarem? É fácil criticar, não é verdade?

      Eliminar
    3. Wowowowoowowowowowowoowo

      Eliminar
    4. Gostaria que tive-se exemplos das orações coordenadas e so tem de um

      Eliminar
    5. Azar teu, este site é muito bom,se tu não gostas então vai à praia comer um gelado.

      Eliminar
  2. llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllloooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

    ResponderEliminar
  3. eiu tmb so kapaz de fazer melhor

    ResponderEliminar
  4. é mt bom este site, ajudou me mt .. bigada :* e parem de criticar o trabalho dos outros

    ResponderEliminar
  5. Adorei, está muito bem explicado :)

    ResponderEliminar
  6. amei o site ajudou-me muito...
    Quem está a reclamar que faça um site melhor do que este e o meta como resposta.
    since´ramente dor de cotovelo.......é lixada(NIVEA)

    ResponderEliminar
  7. O site está muito explicito e ajudou muito! Queriam como? Parabéns! MUITO BOM!

    ResponderEliminar
  8. Para mim, esta informação ajudou imenso. Muito obrigada !

    ResponderEliminar
  9. ajudou imenso bom site tem as coisas bem explicitas

    ResponderEliminar
  10. Salvou me obrigado

    ResponderEliminar
  11. Na minha opiniao como aluno acho este blog explicativo, mas numa maneira sintatica o que faz com que se consegue perceber melhor obrigado

    ResponderEliminar
  12. as pessoas vem criticar porque ? dizem que fazem melhor então porque vieram á procura disto ? secalhar não sabem assim tão bem como pensam.. as pessoas não tem mais nada para fazer é o que dá... virem criticar.

    ResponderEliminar
  13. Me salvou só assim tive uma positiva...THE BEST

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito, me ajudou a perceber

    ResponderEliminar
  15. está a ajudar muito, é noiz na segunda fase

    ResponderEliminar
  16. Gostei do site, como sendo minha primeira vez a acessa-lo...
    Muito Obrigado

    ResponderEliminar
  17. consegui entender melhor

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  20. deviam explicar quais são os tipos de conjução mas de resto está perfeito ajudou muito

    ResponderEliminar
  21. O (e,mas,logo,pois,ou) são os únicos a serem utilizados na coordenação ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Há muitas outras conjunções ou locuções conjuncionais e até advérbios.

      Eliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Adorei. No meu livro não está tão bem explicado e uma vez que tenho teste amanhã ajudou-me muito. Obrigada

    ResponderEliminar
  24. Aprendi muito com esta informação desútil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desútil? ou inútil
      esta gente tem um grau de esperteza muito elevado

      Eliminar
  25. Obg . Se não fosse este site ... Olá nega a pt ����

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  27. adorei ajudou me muito ....tava a ver que ia tirar má nota no teste de pt...

    ResponderEliminar
  28. Não me ajudou em nada

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...