Português

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Valor do adjetivo

1. Atente nas frases dadas.
a) Dá-me o livro de capas vermelhas.
b) Adquirir produtos nacionais auxilia a economia portuguesa.
c) Vimos uma bela rapariga naquele lugarejo miserável.
d) Ofereci à minha namorada um triciclo construído numa empresa portuguesa.
e) O grande treinador que foi campeão duas vezes evidencia um mau gosto no que diz respeito à escolha de gravatas.

1.1. Sublinhe os adjetivos.

1.2. Destaque os nomes a que os adjetivos se associam.

1.3. Preencha o quaro.

Adjetivos ‑ Posição
Pré-nominal
Pós-nominal













2. Altere a posição dos adjetivos destacados em cada frase.
a) O lobo é um animal selvagem.
b) Matilde veste a saia verde para receber Gomes Freire.
c) Portugal nunca venceu um campeonato mundial de futebol sénior.
d) Os jornais diários vivem uma grave crise.
e) A crosta terrestre aqueceu nos últimos 15 minutos com a chegada do sol.

2.1. Retire uma conclusão a partir do exercício realizado em 2.

3. Observe a posição dos adjetivos sublinhados em cada par de frases.
a. (1) Hugo Chávez fazia longos discursos.
(2) Cavaco Silva fez dois discursos longos no 10 de junho.
b. (1) A minha primeira namorada era uma bela rapariga.
(2) A Jinha era uma rapariga bela.

3.1. Assinale a frase de a. em que o adjetivo tem um valor subjetivo, isto é, exprime a avaliação do locutor.

3.2. Assinale a frase de b. em que o adjetivo é usado em sentido conotativo.

4. Altere a posição do adjetivo destacado em cada uma das expressões nominais seguintes e explique as diferenças de sentido daí resultantes.
a) Um alimento doce.
b) Uma amizade velha.
c) Uma família pobre.
d) Uma cara .
e) Uma camisola de lã fina.

5. Assinale o valor restritivo ou não restritivo dos adjetivos sublinhados nas seguintes frases.
a) A minha segunda namorada era alta.
b) Ela apresentava uma maravilhosa estampa física.
c) A cavalo dado não se olha o dente.
d) Uma faca afiada é um perigo.
e) A fruta verde faz mal.
f) As chegadas às finais foram um fraco consolo.
g) Vítor Pereira é um pobre rapaz.
h) Mocidade ociosa, velhice trabalhosa.

Frases
Valor restritivo
Valor não restritivo
a)


b)


c)


d)


e)


f)


g)


h)



6. Limite, reduza ou precise a significação dos nomes destacados com adjetivos com valor restritivo.
a) A Chantal era uma rapariga.
b) Os avós morreram asfixiados.
c) A escola metia água.
d) Os professores serão objeto de processo disciplinar.

7. Explique a diferença de sentido entre estas duas frases:
a) O homem simpático declarou-se-lhe.
b) O homem, simpático, declarou-se-lhe.

7.1. Indique o valor do adjetivo em cada frase.



Correção

1.1.
a) vermelhas
b) nacionais, portuguesa
c) bela, miserável
d) portuguesa, moderna
e) grande, mau

1.2.
a) capas
b) produtos, economia
c) rapariga, lugarejo
d) empresa
e) treinador, gosto

1.3.
Adjetivos ‑ Posição
Pré-nominal
Pós-nominal
bela
vermelhas
grande
nacionais
mau
portuguesa

miserável

portuguesa

moderna

2.
a) * O lobo é um selvagem animal.
b) * Matilde veste a verde saia para receber Gomes Freire.
c) * Portugal nunca venceu um mundial campeonato de futebol sénior.
d) * Os diários jornais vivem uma grave crise.
e) * A terrestre crosta aqueceu nos últimos 15 minutos com a chegada do sol.

2.1. Há adjetivos que só admitem ser colocados após o nome. É o caso dos “adjetivos de natureza classificatória, como os técnicos e de relação” (“doméstico”, “estadual”), dos que “designam características muito salientes do nome, tais como forma, dimensão, cor e estado (“redondo”, “gordo”, “verde”, “carregado”), ou dos que são seguidos de um complemento nominal (“um programa fácil de cumprir”) (in Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, pág. 269).

3.1. Frase 1

3.2. Frase 1

4.
a) Um alimento doce. (= que tem açúcar)
Um doce alimento. (= alimento agradável, saboroso)
b) Uma amizade velha. (= uma amizade que tem muito tempo de existência)
Uma velha amizade. (= uma amizade que existiu no passado, mas já não existe)
c) Uma família pobre. (= uma família que sofre dificuldades económicas)
Uma pobre família. (= uma família triste, digna de dó)
d) Uma cara má. (= uma cara que exprime maldade)
Uma má cara. (= uma cara com aparência de doente; que não inspira confiança)
e) Uma camisola de lã fina. (= lã pouco grossa)
Uma camisola de fina lã. (= lã de excelente qualidade, requintada)

5.
Frases
Valor restritivo
Valor não restritivo
a)
X

b)
X
X
c)
X

d)
X

e)
X

f)

X
g)

X
h)
X


6.
a) A Chantal era uma rapariga francesa.
b) Os avós maternos morreram asfixiados.
c) A escola secundária metia água.
d) Os professores grevistas serão objeto de processo disciplinar.

7. Na frase a), afirma-se que o homem que se declarou foi um específico – o que era simpático – e não um qualquer. Por sua vez, na frase b), quem se declarou foi o homem, do qual se diz que foi simpático na sua declaração.

7.1.
a) Valor restritivo.
b) Valor não restritivo.

terça-feira, 11 de junho de 2013

"Persistência da Memória", de Salvador Dali


     Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, nasceu a 11 de Maio de 1904 em Figueres (Espanha) e faleceu a 23 de Janeiro de 1989, conhecido apenas como Salvador Dali, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dali chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dali foi influenciado pelos mestres do Renascimento. O seu trabalho mais conhecido, é "A Persistência da Memória".

     A Persistência da Memória é uma pintura de 1931. Este quadro está localizado na coleção do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1934. É amplamente reconhecida e frequentemente referenciada na cultura popular.

     Nesta obra é curioso onde o pintor foi buscar a inspiração, Salvador Dali efetuou este quadro inspirado no queijo que se encontrava a comer. Queijo camember, caracterizado pela sua textura mol.

     Neste quadro observamos em primeiro plano algo como um caracol ou uma ave no chão, uma oliveira seca, sem folhas e três relógios, marcando horas diferentes a desvanecerem-se ao calor, ao passar do tempo, enquanto um quarto relógio permanece fechado, não se dilatando, mas sendo devorado por pequenos insetos. Distingue-se pela sua cor vermelha, enquanto os outros três têm as cores dourado e prateado. Este plano encontra-se à sombra, os relógios desvanecem-se numa ligeira escuridão.

     A luz solar encontra-se toda ela projetada no segundo plano, onde observamos os rochedos , dando assim um grande equilíbrio no quadro; neste plano mais iluminado predominam os tons amarelos, castanhos e o azul do mar.

As imagens flácidas dos relógios que se dobram, mas não se desfazem, evocam a obsessão humana com a passagem do tempo e com a memória. Os relógios a dilatarem-se, o caracol ou ave que se encontra no chão também a dissolver-se, o quarto relógio a ser devorado e a oliveira seca e sem folhas são premonições de morte. Podem revelar o inconsciente do pintor, podemos eventualmente concluir que este tem medo da morte. Assim conseguimos observar o conflito psicológico que se desenvolve através de um interessante jogo de contrastes: rochas duras e relógios moles, luz e sombras, realidade e sonho, razão e absurdo.

     Através da linguagem imaginária da memória e dos sonhos. Dali distorce a realidade, retira os objetos o seu contexto real, tentando libertar-se da racionalidade e ultrapassar os limites da matéria em busca do abstrato e do insólito. Também o espaço e o tempo se deformam e desvanecem, à medida que a mancha escura vai tomando conta do quadro, sob a poderosa força, obscura e ilógica, que brota das profundezas da alma humana. Neste quadro, Dali pintou uma bela metáfora da mente humana, onde fervilha a vida anterior e interior, onde o tempo é medido e sentido, onde a fantasia expulsa o facto e onde a memória persiste.

     Recomendo a leitura deste quadro porque é uma obra que desenvolve a nossa capacidade de raciocínio e apercebemo-nos da diversidade do nosso inconsciente.

Bibliografia:
     - Arte Abstrata, Mel Gooding;
     - pt.shvoong.com;
     - www.infopedia.pt/$persistencia-da-memoria-(pintura);
     - pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Dali;
     - www.suapesquisa.com/biografias/salvador_dali.htm


Cátia G.

"A Última Ceia"


     O quadro A Última Ceia é um dos mais famosos quadros de Leonardo da Vinci, artista italiano da época do Renascimento Cultural. É considerado por muitos historiadores e estudiosos da arte como uma das mais importantes e representativas obras de arte de todos os tempos. Foi pintado entre os anos de 1495 e 1498. A pintura retrata a última ocasião em que Jesus Cristo se reuniu com seus apóstolos para compartilhar o pão e o vinho, antes da sua morte. É uma pintura mural e está na parede do refeitório do convento dominicano de Santa Maria da Graça, na cidade italiana de Milão (local original onde foi pintada). A Última Ceia foi encomendada por Ludovico Sforza, duque de Milão. Uma curiosidade sobre "A Última Ceia" é que o mosteiro no qual se localiza passou por um bombardeiro durante aSegunda Guerra Mundial. A obra, mesmo deteriorada, manteve-se firma após este bombardeio e ainda pode ser apreciada pelos amantes da arte.

     A Última Ceia mede 450 x 870 centímetros e cobre a parede do fundo da sala de jantar no mosteiro de Santa Maria delle Grazie, em Milão. Leonardo Da Vinci dcidiu aplicar a técnica da têmpera, que consistia em misturar pigmentos coloridos com gema de ovo. A pintura foi feita em gesso seco e, para a infelicidade dos apreciadores da obra do artista, entrou em estado de deterioração em 20 anos, sendo que no ano de 1560 já estava arruinada. O Simbolismo desempenhou um grande papel na arte de Leonardo, e especialmente em "A Última Ceia". Usa muitos símbolos de forma a manter o humanismo. Ali estão Jesus e seus doze apóstolos. Ele, no centro, acaba de anunciar que um dos seus lhe trairá. Mas sua expressão não revela raiva ou angústia. É, ao contrário, serena, como se antecipasse a morte e o caminho para a Eternidade. Os apóstolos: eles estão distribuídos simetricamente, seis de cada lado, subdivididos em quatro tríades ou grupos de três. Parecem exprimir, de modo resumido, todos os tipos e temperamentos. Tem muita iluminação e sombreamento usados apenas para detalhes de roupas e de posicionamento, e para expressar a alma e a personalidade das personagens. Existe uma luz que vem das janelas atrás de Cristo significando pureza e sua santidade. é apresentado proporções geométricas, assimetria, harmonia e outras características. ele coloca seus mistérios escondidos em toda a imagem.
     Acredito que A Última Ceia é uma das peças mais interessantes da arte já criadas. Apresenta muitos aspectos diferentes da sociedade renascentista. Apresenta muito mais do que apenas uma pintura, e é incrível o quanto pode aprender sobre o Renascimento de avaliar o que a imagem realmente mostra. Esta obra está exposta, o mural original ainda pode ser visto em seu local original: a parede do refeitório do convento dominicano, Santa Maria delle Grazie, em Milão. Apenas um pequeno grupo tem acesso à pintura a cada 15 minutos, permitindo que aprecie a obra-prima em paz. Não é permitido fotografar, o quadro Última Ceia.

Bibliografia:
     - http://quartarepublica.blogspot.pt/2010/04/ceia-de-cada-dia.html
     - http://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%9Altima_Ceia_(Leonardo_da_Vinci)
     - http://www.portaldafamilia.org/artigos/davinci.shtml
    - http://www.infoescola.com/pintura/a-ultima-ceia/
Sónia S.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

"Pastores de nuvens"

Pastores de nuvens é o titulo do cartoon criado por Biratan Porto e publicado por “in Água com humor”.
Neste cartoon podemos verificar a presença de indivíduos com um aspeto pouco jovem, isto devido às roupas que usam e à falta de cuidados pessoais visíveis nomeadamente na grandura das suas barbas. O primeiro individuo encontra-se a observar as nuvens com um ar especulativo e na sua mão direita possui um cajado.
Os outros indivíduos encontram-se em movimento, com um cajado nas mãos a juntar as nuvens, com a intensão de fazerem chover para dentro dos bidons que cada um possui com intuito de se aproveitar a água.
As nuvens encontram-se com uma tonalidade acinzentada, transmitindo a ideia queda de chuva.
O solo tem características de um deserto, isto porque encontra-se areoso e sem vida.
A intencionalidade do cartoon é transmitir a importância da preservação do meio ambiente, pois quando este se encontra degradado reme-nos para situações precárias e conflituosas como podemos verificar no cartoon onde predomina a falta de água e a competitividade das nuvens. Isto mostra-nos também o individualismo e arrogância que existe entre os Seres Humanos.
Podemos relacionar o cartoon com o poema “IX” de Alberto Caeiro, porque ambos falam de pastores, isto é alguém que guarda algo.
Com este cartoon o autor critica a falta de humildade pelo maio ambiente e o individualismo e arrogância dos Seres Humanos uns com os outros.

Cátia G.

"Campo de Trigo com Corvos"

Campo de Trigo com Corvos é um quadro de 1890 com dimensões de 50 x 103 cm, da autoria do autor holandês Vicente Gogh.
O quadro retrata uma paisagem natural onde podemos verificar a presença de um campo de trigo, três caminhos, corvos e o céu.
O trigo está dourado o que significa que está pronto para ser colhido, iluminado por alguns raios solares que atravessam a camada densa das nuvens e inclinado algum para o lado esquerdo outro para o lado direito, o que da a entender eu existe uma deslocação de vento que o abana.
Os três caminhos são distintos com rumos diferentes e que na profundidade do quadro perdem-se. O primeiro á esquerdo é abrupto e pouco extenso, o do meio e irregular mostrando uma forma ondulada, perdendo-se no meio do campo de trigo, o da direita está livre de obstáculos e segue para além do quadro o que nos dá uma perspetiva de continuidade.
Os corvos encontram-se em bando, parecendo que iam fugir, temos um jogo de cores entre o azul amarelo e branco que nos transmite uma ideia de fuga o que pode significar que se encontram a fugir devido à aproximação de uma tempestade procurando um lugar mais acolhido.
A sociedade em geral vê a ave “corvo” como uma ave que atrai o mal, as situações negativas.
O céu encontra-se escuro e ameaçador.
O jogo de cores que existe entre o amarelo do trigo e o azul intenso do céu, misturado com preto, sugere agitação e inquietação.
O contraste entre o azul-escuro e claro promove um efeito de profundidade do céu.
As duas nuvens claras no céu, uma mais ao centro encobrindo o sol e outra mais a esquerda, fazendo contraste com o preto e o branco realçando a proximidade de uma agreste tempestade.


Cátia G.

"Pastores da Boa Vontade"

            «Pastores de Nuvens» é o título do “cartoon” da autoria de Biratan Porto, “cartoonista” brasileiro. Nesta imagem, temos presentes quatro pastores, cada um com um cajado na mão que serve para guardar as nuvens e, não permitir que estas fujam para outro rebanho. São visíveis também umas grandes latas, que servem para armazenar a precipitação das nuvens.
O título «Pastores de Nuvens» apresenta uma actividade, um pouco estranha, que os pastores desenvolvem, juntam nuvens com os seus cajados como quem reúne as ovelhas de um certo rebanho, para que a chuva seja guardada nas latas. Este “cartoon” tem como objetivo a defesa do ambiente, criticando mais concretamente a falta de água e a desertificação do planeta.
Relacionando o “cartoon” com o poema IX de Alberto Caeiro verificamos que em ambas as obras há a referência a pastores/ ovelhas e a oposição da relação do Homem com a natureza, relação de destruição versus harmonia.

Em suma, tanto Biratan Porto como Alberto Caeiro, com as suas obras, pretendem alertar para a inconsciência da sociedade na utilização exagerada dos recursos, que provoca graves consequências que podem não ter solução se não houver uma rápida intervenção que permita o fim dessa inconsciência.

Inês

"As Meninas"


            A Família de Filipe IV, mais conhecida como As Meninas, é o nome deste famoso «quadro» pintado em 1656 pelo pintor espanhol Diego Velázquez. As dimensões deste quadro são 310 cm × 276 cm e a técnica utilizada é técnica de óleo sobre tela. É um retrato real/imperial, presentemente a obra esta no Museu do Prado. O autor desta obra  nasceu a 20 de junho de 1610  pintou esta obra aos 46 anos de idade e foi a sua mais famosa obra. Viveu em Madrid toda a sua vida e morreu a 25 de maio de 1680.
            Ao centro pode-se ver a infanta Margarida Teresa de Habsburgo, filha de Filipe IV, acompanhada de suas damas de companhia, de seus criados, de uma anã e uma criança que mexe num cão. Já no canto esquerdo, vê-se um autorretrato de Velázquez, em cuja veste percebemos que tem uma cruz da Ordem de Santiago, que foi incluída na tela somente após a sua morte. Os reflexos do rei e da rainha da Espanha surgem num espelho , atrás da infanta. Acima do retrato há dois quadros do acervo do palácio e, mais ao fundo, um homem a mexer na cortina, trazendo mais luminosidade à tela.
            Ao escolher este quadro ,verifiquei que se tratava de retratos imperiais e foi algo que me chamou à atenção e ,ao investigar ,vi que o autor estava retratado no quadro, isto é, é como se existisse um retrato explícito. Isto tudo levou-me à escolha deste quadro. Nomeada originalmente como A Família, a tela foi salva de um incêndio que atingiu o Palácio Real de Madrid em 1750, passando ao Museu do Prado em 1819 e recebendo, posteriormente, o título de Las Meninas. Embora "menina" seja uma palavra da língua portuguesa, era usada na corte espanhola com o sentido de "dama de companhia".
            É uma das obras pictóricas mais analisadas e comentadas no mundo da arte. Como tema central a infanta Margarida de Áustria, apesar de que a pintura apresente outras personagens, incluído o próprio Velázquez. O artista resolveu com grande habilidade os problemas de composição do espaço, a perspetiva e a luz, graças ao domínio que tinha do tratamento das cores e tons junto com a grande facilidade para caracterizar as personagens.  
            Esta tela figurava nos inventários do Alcázar de Madrid com o título de O Quadro da Família.  Mais tarde, aparece catalogado no Museu do Prado em 1843 pelo seu diretor José de Madrazo com o nome de Las Meninas. Tal título foi imposto ao quadro como referência a duas personagens que aparecem nele e apoiando-se na descrição que faz da obra o pintor e escritor António Palomino de Velasco (1555-1626) na sua obra Museu pictórico. Os retratos reais são algo que me cativam a analisar e o facto de ser o melhor autorretrato de Diego Velázquez.
            Gostei deste quadro porque duas razões, em primeiro porque o quadro apresenta a história do autor, em segundo por causa da beleza da imagem.


Ana A.
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