quinta-feira, 9 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 8 de abril
Uma leitura de A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho
Neste trabalho, podemos encontrar uma proposta de leitura orientada do bem conhecido conto de Mário de Carvalho. Para ter acesso ao mesmo, basta clicar na ligação entre parênteses [leitura-orientada].
O Cavaleiro da Dinamarca : proposta didática
Trata-se de uma proposta da autoria de Rosa Couto sobre a abordagem da obra de Sophia de Mello Breuner. O trabalho pode ser encontrado aqui: [proposta didática].
quarta-feira, 8 de abril de 2020
COVID-19 na Alemanha
A Alemanha apresenta mais de 107 mil infetados pelo coronavírus e "apenas" 2016 mortes.
O que poderá explicar este tão baixo número de vítimas do novo vírus? Bom, desde logo há que tomar nota de que há uma diferença entre morrer do coronavírus e morrer com coronavírus. Ou seja, uma pessoa com cancro que morra infetada pode ver a sua morte registada como sendo motivada pela sua situação oncológica.
Assim sendo, nesta compatibilidade mórbida há que ter em conta os critérios usados pelos diferentes países.
O que poderá explicar este tão baixo número de vítimas do novo vírus? Bom, desde logo há que tomar nota de que há uma diferença entre morrer do coronavírus e morrer com coronavírus. Ou seja, uma pessoa com cancro que morra infetada pode ver a sua morte registada como sendo motivada pela sua situação oncológica.
Assim sendo, nesta compatibilidade mórbida há que ter em conta os critérios usados pelos diferentes países.
COVID-19: ponto de situação do dia 7 de abril
terça-feira, 7 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 6 de abril
segunda-feira, 6 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 5 de abril
domingo, 5 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 4 de abril
sábado, 4 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 3 de abril
sexta-feira, 3 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 2 de abril
quinta-feira, 2 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 1 de abril
quarta-feira, 1 de abril de 2020
Acabou o ano letivo de 2019-2020
O colega António Duarte acaba de divulgar a informação de que o presente ano letivo termina com o encerramento do segundo período.
Passo a transcrever o post que ele acabou de produzir:
Ano lectivo termina com as avaliações desta semana.
Não haverá provas de aferição nem provas finais no ensino básico.
As classificações do segundo período tornam-se notas finais.
Todos os alunos transitam administrativamente para o ano seguinte, sem lugar a retenções.
As escolas deverão manter o contacto regular com os alunos durante o 3.º período, promovendo actividades formativas, de consolidação de aprendizagens e de enriquecimento. Mas sem carácter obrigatório nem sujeitas a avaliação.
Para minimizar a longa paragem das aulas, o novo ano lectivo começará mais cedo, previsivelmente no primeiro dia útil de Setembro.
Os exames do secundário vão ser adiados e será criado, só para este ano, um regime excepcional de acesso ao ensino superior, a ser negociado com as universidades e politécnicos.
Isto é, no essencial, o que estará a ser anunciado a um grupo restrito de directores, com quem os responsáveis políticos têm reunido para decidir o que fazer perante o longo encerramento a que estarão sujeitas as escolas básicas e secundárias.
Tomadas já as principais decisões, faltará apenas acertar pormenores da sua execução e decidir quando e por quem será feita a divulgação ao país.
O texto original do António pode ser encontrado no seu blogue - Escola Portuguesa.
COVID-19: ponto de situação do dia 31 de março
terça-feira, 31 de março de 2020
O escândalo da impreparação face ao vírus
Escándalo nacional— Pablo Salinas (@pabl0salinas) March 30, 2020
Dr Richard Horton, editor jefe de The Lancet. Una de las revistas médicas más prestigiosas
Aquí en 🇪🇦 no tenemos a nadie que hable así de claro. O no tenemos los medios que permiten que hable así de claro pic.twitter.com/Ln9jS72VeG
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