(c) Santillana
quarta-feira, 15 de maio de 2019
Análise do poema "Tormento do Ideal"
terça-feira, 14 de maio de 2019
quarta-feira, 8 de maio de 2019
Análise do soneto "O palácio da Ventura"
A análise do poema pode ser encontrada no link seguinte: O Palácio da Ventura.
quinta-feira, 2 de maio de 2019
terça-feira, 30 de abril de 2019
segunda-feira, 29 de abril de 2019
Um título ilegível
Decorreram já várias semanas desde que detetei esta notícia e ainda não consegui compreender um título.
Será que, se enviar uma mensagem de correio eletrónico para a redação do jornal, alguém me esclarecerá?
Superlativo absoluto sintético de "simpático"
«Simpatiquíssimo» ou «simpaticíssimo»?
Bom, a primeira forma surgiu por via popular, enquanto a segunda chegou até nós por via erudita, derivada do latim «simpathicu-».
sexta-feira, 26 de abril de 2019
Os mitos sobre o ensino na Finlândia
«Alguns colegas e alunos estiveram na Finlândia num daqueles programas de intercâmbio (também recebemos professores e alunos de outros países). Hoje estive a conversar com colegas sobre a experiência. Pelos vistos os nossos alunos só diziam, 'meus ricos professores' e vieram de lá mal impressionados. E porquê? Bem, as turmas têm nove alunos, o que é um pouco a menos... difícil criar uma dinâmica com tão poucos alunos.
Depois, os alunos estão espalhados em mesas, em silêncio, agarrados ao telemóvel. Estão no twitter, no instagram, recebem e enviam mensagens, estão com os pés em cima das mesas... não há uma dinâmica de turma, não há interacções... há um silêncio passivo.»
O testemunho, bem diverso da versão paradisíaca com que costumamos ser confrontados, porde ser encontrado aqui [ip].
quarta-feira, 24 de abril de 2019
segunda-feira, 22 de abril de 2019
O cómico de situação na 'Farsa de Inês Pereira'
Cómico:
os objetivos do cómico são provocar o riso, através do qual se castigam os
vícios («ridendo castigat mores») e expor o contraste entre personagens e
situações – exs.: Pêro Marques vs. Escudeiro; Lianor Vaz vs. Judeus
casamenteiros.
Cómico de situação:
*
Pêro Marques senta-se na cadeira ao contrário e de costas para a Mãe e Inês;
*
a fala dos Judeus, que, na sua sofreguidão e calculismo materialista para
casarem Inês com Brás da Mata, se interrompem, repetem e atropelam
constantemente;
*
o episódio final, em que Pêro Marques, descalço, transporta Inês e duas lousas
às costas e, porque o caminho é longo e a viagem monótona, canta, a pedido de
Inês, uma cantiga que o apelida de «marido cuco».
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