quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Texto de reflexão: "A Natureza e a sua capacidade de renovação»

Plano da S.S.

Planificação

Tema: A natureza e a sua capacidade de renovação

Título: “O grande poder de destruição do homem”

Tese: O Homem, o maior predador da Natureza.

Argumentos:
1- O consumo da humanidade supera a capacidade de regeneração da natureza.

2- O consumo excessivo de bens gera, por sua vez, maior acumulação de resíduos sólidos, logo, maior poluição e, consequentemente, atrasos na regeneração de terrenos.

3- Por outro lado, o aumento do efeito de estufa, ou outros fenómenos atmosféricos, provocados pela excessiva actividade humana, colocam em causa a capacidade de renovação da Natureza.
Exemplos:
1- Para entender a situação, na prática, imaginemos uma floresta, onde as árvores são cortadas mais rápido do que as novas podem nascer e se desenvolver. Algum tempo depois, o número total de árvores na floresta irá diminuir. Frutos, sombra, raízes que ajudam a manter a qualidade do solo, a temperatura e a disponibilidade da água e alimentos passarão a existir em menor quantidade, comprometendo a possibilidade da flora e fauna sobreviverem naquele ambiente. O mesmo pode acontecer com outros recursos, como as espécies de peixe comercialmente pescadas ou as áreas agriculturáveis. Outro exemplo será o consumo cada vez maior de petróleo. Como sabemos o petróleo é um combustivel fóssil, no entanto o seu consumo é maior que o poder de renovação que a Natureza tem de o gerar.

2- Por exemplo, sabemos que entre comprar um garrafão de água ou várias garrafas, a produção de resíduos é menor com a compra do garrafão de água. No entanto, quando nos encontramos a consumir esquecemo-nos destas políticas. Consequentemente, a maior acumulação de resíduos coloca em causa a regeneração dos solos onde estes são depositados, uma vez que contribuem para a sua poluição tornando-os pouco fertéis. A natureza e o seu poder de regeneração são assim afectados.

3- O efeito de estufa gerado pela natureza é não apenas benéfico, mas imprescindível para a manutenção da vida sobre a Terra. Contudo, se a composição dos gases raros for alterada, para mais ou para menos, o equilíbrio térmico da Terra sofrerá alterações. Por exemplo, o facto de uma família de quatro elementos, viajar separadamente nos seus automóveis, faz com que a libertação de dióxido de carbono aumente, o que provoca um desequilíbrio térmico. Com as alterações térmicas algumas espécies de fauna e flora são afectadas. Logo, tudo isto irá impedir a regeneração da Natureza, pois sabemos que na natureza todas as espécies são importantes na relação produtores-consumidores.


Comentários

1.º) O título e a tese que definiu estão na sequência do tema proposto?

2.º) Para uma clarificação do plano do texto, seria preferível colocar o(s) exemplo(s) imediatamente após cada argumento.

3.º) Os exemplos, tal como os argumentos, devem ser apresentados de forma sintética (numa frase ou por tópicos, por exemplo).

4.º) Respeitará, em suma, o seu plano textual o tema proposto: «A natureza e a sua capacidade de renovação»???

5.º) Assim sendo, o plano necessitará de ser reformulado para estar de acordo com o tema.

Sem comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...