Português: O espaço da cantiga de amigo

terça-feira, 21 de novembro de 2017

O espaço da cantiga de amigo

            Enquanto na cantiga de amor não há lugar para a natureza porque a paixão domina, nada mais permite ao trovador ver e sentir o mundo exterior, tudo se resume a um grande queixume; na cantiga de amigo, a natureza surge como um quadro, um cenário, ou, personificada, como confidente ou mensageira da donzela. Podemos até afirmar que a natureza, frequentemente, participa das alegrias e tristezas da donzela, reflectindo o seu estado de espírito: se está feliz e enamorada, as avelaneiras estão floridas e até as aves cantam o seu amor; mas se o amigo partiu e a donzela ficou triste, os ramos onde as aves pousavam ficaram partidos e as fontes onde se banhavam e bebiam secaram.
            Dentro do espaço físico, há a destacar alguns componentes:
* a fonte: pretexto para se encontrar com o amigo e namorar;
* o adro da igreja: espaço procurado pelas donzelas para bailarem e namorarem;
* a praia / o mar: aí pergunta às ondas pelo amigo; triste e apaixonada, receia que ele não regresse;
* o rio: local onde decorrem os diálogos líricos com a mãe e onde encontramos a donzela ocupada com os trabalhos domésticos.
            A natureza está sempre presente e a donzela bem integrada em espaços/ambientes: é a fonte, é o Souto de Crexente, é no campo, junto dos pinheiros ou das avelaneiras, ou vai pelo caminho francês, ou está junto do rio ou a ermidas, ou parte contente em romaria. De facto, a Natureza possui muitos recantos convidativos ao amor.


Papel da Natureza:
- cenário;
- confidente;
- mensageira;
- comparticipante;
- hostil.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...