quarta-feira, 8 de maio de 2013
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Coesão
1.
Leia o texto.
Madalena: (despertando)
‑ Ah! sois vós, Telmo… Não, já não leio: há pouca luz de dia já; confundia-me
a vista. E é um bonito livro este! O teu valido, aquele vosso livro, Telmo.
Telmo: (deitando-lhe os
olhos) ‑ Oh! oh! livro para damas ‑ e para cavaleiros… e para todos: um
livro que serve para todos; como não há outro, tirante o respeito devido ao
da palavra de Deus! Mas esse não tenho eu a consolação de ler, que não sei
latim como o meu senhor… quero dizer, como o Sr. Manuel de Sousa Coutinho ‑
que lá isso!... acabado escolar é ele. E assim foi seu pai antes dele, que
muito bem o conheci: grande homem! Muitas letras, e de muito galante prática,
e não somenos as outras partes de cavaleiro: uma gravidade!... Já não há daquela
gente. Mas, minha senhora, isto de a palavra de Deus estar assim noutra
língua, numa língua que a gente… que toda a gente não entende!...
confesso-vos que aquele mercador inglês da Rua Nova que aqui vem às vezes
tem-me dito suas cousas que me quadram… E Deus me perdoe, que eu creio que o
homem é herege, desta seita nova da Alemanha ou da Inglaterra. Será?
Almeida
Garrett, Frei Luís de Sousa
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1.1.
Preencha o quadro, identificando as palavras / expressões que retomam as
expressões nominais apresentadas.
O que é substituído
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Aquilo por que é substituído
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Classe ou grupo de palavras
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Referente
|
Tipo de anáfora
|
Correferentes
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Nome
|
livro
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Grupo nominal
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[a]o livro da palavra de Deus
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O que é substituído
|
Aquilo por que é substituído
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||
Classe ou grupo de palavras
|
Referente
|
Tipo de anáfora
|
Correferentes
|
Grupo nominal
|
o meu senhor
|
||
Nome
|
pai
|
||
2.
Apresente a cadeia de referência de cada um dos referentes.
a) livro
b) O da palavra de Deus
c) Meu senhor
d) pai
3.
Leia o texto.
Pois
eu, que no deserto dos caminhos,
Por
ti me expunha imenso, contra as vacas;
Eu,
que apartava as mansas das velhacas,
Fugia
com terror dos pobrezinhos!
Vejo-os
no pátio, ainda! Ainda os ouço!
Os
velhos, que
nos rezam padre-nossos;
Os
mandriões que
rosnam, altos, grossos;
E
os cegos que se apoiam sobre o moço.
Cesário
Verde, Em Petiz
|
3.1.
Aponte os referentes das palavras sublinhadas.
4. Assinale o referente das
expressões sublinhadas nas frases seguintes:
a) «Filho:
Vou fazer-te uma pergunta: posso ir ao cinema?»
Mãe: Presta atenção ao que te vou dizer:
não podes ir ao cinema.»
4.1.
Indique, justificando, como se designam as expressões sublinhadas.
© Roteiros para a acção didáctica no secundário
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Correção
1.1.
O que é substituído
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Aquilo por que é substituído
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||
Classe ou grupo de palavras
|
Referente
|
Tipo de anáfora
|
Correferentes
|
Nome
|
livro
|
Anáfora nominal (sinonímia)
|
(o teu) valido
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Anáfora nominal (repetição)
|
(aquele vosso) livro
|
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Anáfora nominal (repetição)
|
livro para damas
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||
Anáfora nominal
|
um livro que serve para todos
|
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Anáfora pronominal
|
outro
|
||
Grupo nominal
|
[a]o livro da palavra de Deus
|
Anáfora pronominal
|
esse
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O que é substituído
|
Aquilo por que é substituído
|
||
Classe ou grupo de palavras
|
Referente
|
Tipo de anáfora
|
Correferentes
|
Grupo nominal
|
o meu senhor
|
Anáfora nominal (sinonímia)
|
Sr. Manuel de Sousa Coutinho
|
Anáfora pronominal
|
ele
|
||
Determinante (possessivo)
|
seu [pai]
|
||
Anáfora pronominal
|
[d]ele
|
||
Nome
|
pai
|
Anáfora pronominal
|
o
|
Anáfora nominal (sinonímia)
|
grande homem
|
||
Anáfora nominal (hiperonímia)
|
[d]aquela gente
|
2.
a) Livro: valido, livro (3), outro.
b) O da palavra de Deus: esse.
c) Meu senhor: Sr. Manuel de Sousa
Coutinho.
d) Pai: o, homem, aquela gente.
3.
1.
Que: eu
me: eu
que: eu
os: os pobrezinhos
os velhos: os pobrezinhos
que (nos rezam): os velhos
os mandriões: pobrezinhos
que (rosnam): os
mandriões
os cegos: os pobrezinhos
que (se apoiam): os cegos
4.
Fala do
filho: «posso ir ao cinema».
Fala da mãe:
«não podes ir ao cinema».
4.1.
As expressões designam-se catáforas, pois estão dependentes do referente, que
surge posteriormente no texto.
Processos de formação de palavras
1.
Associe os elementos da coluna A aos elementos da coluna B.
Coluna A
1. GNR
2.
blá-blá
3.
janela (ecrã do computador)
4. foto
5. pacemaker
6.
informática
7.
FENPROF
8. pen
9. slogan
10. MP4
11.
miau
12.
rato (do computador)
|
Coluna B
a)
Empréstimo
b)
Acrónimo
c)
Amálgama
d)
Truncação
e)
Sigla
f)
Extensão semântica
g)
Onomatopeia
|
2.
Atente no campo lexical de «Internet»:
a) WWW
b) página
c) link
d)
internauta
e) portal
f) blog
g) site
2.1.
Identifique e classifique os neologismos.
3.
Identifique o processo de formação da lista de palavras seguinte.
a)
engarrafar
b) desleal
c)
lealdade
d)
infelizmente
e) Entre-os-Rios
f)
aterrar
g)
pré-história
h)
socioeconómico
i)
bomba-relógio
j)
ex-namorada
k)
porta-voz
l)
telemóvel
m)
informática
n)
naturalmente
o) laser
p)
reciclar
q) azul-escuro
r)
biblioteca
s) táxi
t)
anoitecer
u)
picapau
v) afro-luso-indiano
w) desvalorizar
x) vestir
(verbo) / vestir (nome)
y) comprar
> compra
z)
além-mar
* * * * * * * * * *
Correção
1.
1 – E
2 – G
3 – F
4 – D
5 – A
6 – C
7 – B
8 – A / F
9 – A
10 – A /
E
11 – G
12 ‑ F
2.
a) sigla
(world wide web)
b)
extensão semântica
c)
empréstimo
d)
amálgama (internet + nauta = navegador da rede internacional)
e)
extensão semântica
f)
truncação (blogue)
g)
empréstimo
3.
a)
derivação por parassíntese
b)
derivação por prefixação
c)
derivação por sufixação
d)
derivação por prefixação e sufixação
e)
composição morfossintática
f)
derivação por parassíntese
g) derivação
por prefixação
h)
composição morfológica
i)
composição morfossintática
j)
derivação por prefixação
k)
composição morfossintática
l) amálgama
m)
amálgama
n)
derivação por sufixação
o)
empréstimo
p)
derivação por parassíntese
q)
composição morfossintática
r)
composição morfológica
s)
truncação
t) derivação
por parassíntese
u)
composição morfossintática
v)
composição morfológica
w)
derivação por prefixação
x)
conversão
y)
derivação regressiva
z)
composição morfológica
Relações entre palavras
1.
Considere as frases seguintes.
a) «A
Feira de Eventos da escola é amanhã.»
b) «Há
muito calor a caminho.»
c) «O
tumor de que padece a minha avó é de origem benigna.»
d) «A
Sofia e a prima vão acampar para a Serra do Caramulo.»
e) «O
Antunes não seguiu a prescrição médica e sofreu um AVC.»
1.1.
Construa uma frase em que utilize uma palavra homófona da assinalada em b).
1.2.
Elabore uma frase em que utilize uma palavra homónima da utilizada em d).
1.3.
Redija uma frase com um antónimo da palavra destacada na alínea c).
1.4.
Elabore duas frases com palavras parónimas das sublinhadas nas alíneas a) e e).
2.
Assinale as afirmações verdadeiras (V) e as afirmações falsas (F).
a)
As palavras destacadas em «São Macário é o nosso padroeiro.» e «Os
nossos grandes escritores são bem conhecidos internacionalmente.» são
homónimas.
b)
Entre «homens cabeludos» e «jovens carecas» existe uma relação de paronímia.
c)
Entre as palavras sublinhadas em «A Joaquina pratica assiduamente a arte
do beijo.» e «A prática desportiva faz bem à saúde.» existe uma relação
de homografia.
d)
As palavras «feiticeiras» e «monstros» são hiperónimos do hipónimo «figuras
grotescas».
e)
Em «Chegou a hora de estudar a sério.», a palavra sublinhada mantém uma
relação de homofonia com o vocábulo destacado em «Ora bolas!».
3.
Atente nas frases fornecidas.
a)
«Os entomólogos são indivíduos estranhos que dedicam a sua existência ao estudo
dos insetos.
Não há mosca, borboleta, abelha ou mosquito que
escape à sua observação.»
b)
«O computador
que o Ernesto comprou vinha sem teclado, rato e disco rígido.»
3.1.
Assinale o tipo de relação lexical que se estabelece entre as palavras
sublinhadas e a que está em itálico e a negrito.
4.
Observe, agora, as frases seguintes.
a)
«Esqueci-me de pagar a conta da água.»
b) «O
Zeca conta muitas anedotas.»
4.1.
Identifique a relação existente entre os vocábulos sublinhados em cada frase.
* * * * * * * * * * *
Correção
1.1.
«A Maria ofereceu uns patins à avó.»
1.2.
«A minha prima foi apanhada nua no vão da escada com o namorado.»
1.3.
«O tumor de que padece a minha avó é de natureza maligna.»
1.4.
a)
«Einstein registou a patente de diversos inventos.»
b) «Já
foi decidida a proscrição do mandato de Isaltino Morais?»
2.
a) V
b) F (A
relação é de sinonímia.)
c) V
d) F (São
hipónimos do hiperónimo «figuras grotescas».)
e) V
3.1.
Na frase a), a relação é de
hierarquia, pois «insetos» é o hiperónimo e as palavras sublinhadas são
hipónimos.
Na frase b), a relação é de inclusão: «computador» é o holónimo e as
palavras sublinhadas são merónimos.
4.1.
Trata-se de uma relação de homonímia, dado que as palavras são homónimas, isto
é, possuem a mesma grafia e pronúncia, mas significados diferentes.
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