Português

terça-feira, 4 de junho de 2013

D. João V

         D. João, V de seu nome, Rei de Portugal, é considerado neste Romance por José Saramago duas coisas completamente diferentes. Podemos então analisar o regente em dois momentos distintos, o primeiro como jovem, garboso, cheio de charme, imponente, adultero, megalómano, entre distintas outras coisas, e no segundo momento, as únicas coisas que restam de comum com o primeiro é a megalomania e o adultério, neste momento é doente, flatulento, flácido, envelhecido e apenas uma sombra de outrora, perdendo todo o encanto. De facto não podemos comparar o retrato feito por Herman José ao primeiro momento, mas é colado ao segundo, imensamente semelhante. No sentido critico, o retrato do comediante e apresentador televisivo é muito bem construído e ataca vários pontos inteligentes que foram enormes falhas no reinado de D. João V, tal como a megalomania embutida na construção do convento e do gasto de dinheiro que ali se investiu e perdeu.

Rafafel P. 

Blimunda, o Anjo da neve seguidor de Baltasar

         Baltasar conhecido como sete-sois, e Blimunda conhecida como sete luas são duas metades de uma mesma alma divididas em dois corpos, como tal complementam-se e amam-se incondicionalmente e acima de qualquer padrão terreno ou social, sendo então um casal pleno e funcional ao contrário dos regentes do país. Conheceram-se no auto-de-fé da mãe da nossa heroína, em que a idosa lhes informa que serão companheiros para o resto da vida, e quis o destino, a feitiçaria da velha ou o acaso que fosse verdade. Blimundo sente uma conexão com Baltasar como nunca sentiu por ninguém, e vice-versa. Os seus instintos são animalescos e a sua atração mútua é enorme e muito poderosa, e mesmo nunca tendo um filho, são um casal que funciona como qualquer família, muito embora estejam apenas unidos pelos laços do ritual de sangue realizado pelos dois, nunca se unindo por matrimónio civil ou religioso. A música retrata muito bem o papel de Blimunda na relação, visto que o seu amor por Baltasar é incansável e ela é a sua companhia de todos os momentos e segundos e o segue onde quer que ele vá, tal como diz a música “anjo, anjo, ou algo assim, onde quer que tu vás, eu seguir-te-ei”, e ela ajuda Baltasar a aliviar-se dos seus fardos e das inquietações da sua vida, também se pode comparar este traço na música ao vermos a parte que diz: “E estarei sempre lá, afastando as inquietações da tua cabeça”.
 Rafael P.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

O Rei do Convento

            O rei português D. João V foi um dos reis cujo reinado durou mais tempo. Filho de D. Pedro II e D. Maria Sofia, este indivíduo nasceu em 1689 e faleceu em 1750. Tomou posse do trono português a 1 de janeiro de 1707 e era um rei absolutista. Casou com a princesa da Áustria, que se chamava Maria Ana, com quem teve seis filhos. Porém o ato de procriar não foi fácil de conseguir, pois por mais que tentassem, a rainha não conseguia engravidar e para que isso acontecesse, sua alteza mandou construir um convento em Mafra.Este homem é duramente criticado por José Saramago no Memorial do Convento e por Herman José num programa que esteve em emissão há alguns anos atrás.
No primeiro caso, este escritor critica este rei pela sua megalomania, infidelidade, vaidade, má administração do país e das finanças, pelo poder absolutista e arbitrário, pelos gastos excessivos e principalmente pela construção do convento e pela exploração e miséria a que o povo estava sujeito. Segundo este autor, a construção desta obra foi um desperdício enorme do ouro e riqueza que vinha do Brasil, pois este monumento é uma obra que não tem utilidade servindo apenas para que sua majestade demonstre a sua grandiosidade e extravagância, pondo em causa a saúde dos trabalhadores que eram tratados como escravos.
            No segundo caso, o humorista Herman José interpreta esta personagem representando as suas atitudes, gestos e palavras, com o objectivo de o criticar. Nesta entrevista podemos comprovar como era este indivíduo. Esta personagem mantém ao longo da conversa uma atitude rude, mal-educada, violenta, crítica (relativamente à actualidade), usa uma linguagem imprópria e inconveniente, manifesta a sua infidelidade agarrando numa jovem e colocando-a ao seu colo, tem atitudes desagradáveis a até mesmo bastante sujas, pois solta os seus “flaps” em qualquer momento, e demonstra a sua megalomania e o seu poder. Porém a crítica principal vai sendo feita ao longo do diálogo quando se fala na sua vida extraconjugal e nos seus inúmeros filhos bastardos, no facto de a rainha não conseguir engravidar e então o rei prometer construir um convento para que isso acontecesse e quando se fala na construção dessa obra que segundo o entrevistador “tem as caves cheias de ratos”. Quando se fala neste último aspecto, sua alteza não consegue explicar ao certo a utilidade deste monumento.
            Em suma, estes dois críticos, põem em causa a construção deste convento questionando a sua utilidade e criticam duramente sua majestade pela sua vida, pelas suas atitudes e pelas suas opções.

 Luís R.

domingo, 2 de junho de 2013

"Pastores de Nuvens"

            Um “cartoon” é uma espécie de desenho e/ou caricatura que é feita com o objetivo de criticar (positiva ou negativamente) a sociedade, a vivência e os problemas vividos pela sociedade.
            Na página 65 do manual encontra-se uma caricatura do “cartoonista” brasileiro Biratan intitulado Pastores de Nuvens. Esta obra ganhou o 1.º prémio do V Porto Cartoon World Festival, devido à sua qualidade, às suas características e à sua mensagem. Mérito também para o maior autor de “cartoons” brasileiro de todos os tempos, que está entre os cinco melhores criadores de caricaturas do planeta.
            Esta imagem tem vários elementos muito chamativos que ajudam na transmissão da mensagem. Esta obra é então constituída por um céu muito branco, sem cor, que tem apenas algumas nuvens negras que se encontram agrupadas. A cor delas dá-nos uma ideia de que se aproxima uma tempestade e algumas delas vão largando pequenas gotas de água. O solo tem um aspecto muito seco, infértil e bastante duro, com uma ou duas pedras apenas. Este elemento apresenta uma cor branca também, à excepção das pedras, que têm uma cor castanha. Ficamos assim com uma ideia de que neste cenário está a ocorrer um extenso período de seca (aspecto de deserto). Vêem-se ainda alguns indivíduos já com alguma idade e com barba enorme. Enquanto que um dos homens está em más condições e usa chinelos, o outro, estando também em condições desfavoráveis, usa um chapéu e está descalço. Apesar destas diferenças, eles têm um ponto em comum que é o facto de ambos terem um cajado enorme, capaz até de tocar as nuvens. Estes indivíduos são parecidos com pastores e com o auxílio dos seus cajados vão aglomerando as nuvens como se elas fossem um “rebanho” apanhando a água que delas com cai, colocando bidões por debaixo delas. O pastor que se encontra mais à frente da imagem está sentado numa pedra e parece estar expectante que algo aconteça, provavelmente está à espera que comece a chover.
            O título desta obra ajuda-nos muito a compreender o seu significado, pois o nome é Pastores de Nuvens. Este título mostra-nos que os indivíduos são como pastores e estão preocupados em manter o seu “rebanho” de nuvens sempre junto e em ordem. Os dois homens querem extrair o “produto” das suas nuvens, ou seja, a chuva, assim como um pastor de ovelhas se preocupa em cuidar dos seus animais e retirar os seus produtos, com o leite por exemplo. São então representados como se fossem criadores de outros animais quaisquer.
            Biratan criou um desenho excelente, mas não nos podemos esquecer da mensagem que ele quer transmitir. O autor consegue fazer passar duas mensagens fundamentais, que são a falta de água e os períodos de seca, vividos principalmente pelos países em desenvolvimento, e o aumento da desertificação. Ele tenta sensibilizar as pessoas para a realidade vivida, por exemplo, em África, e tenta avisar-nos para o desperdício de água, pois devemos optar por medidas que reduzam os gastos deste recurso para que, em todo o mundo, possa haver esse bem precioso e para que os períodos de seca terminem ou diminuam. O outro lado da mensagem é a desertificação dos territórios, pois cada vez mais jovens abandonam a sua terra natal (zonas menos desenvolvidas) e vão para as áreas metropolitanas mais desenvolvidas, porque lá encontram mais oportunidades de trabalho podendo construir uma vida melhor. Este fenómeno acontece em maior quantidade nas localidades do interior dos países, o que faz com que essas terras fiquem cada vez com mais idosos e as actividades sejam mais focadas na agricultura e na pecuária. O autor tenta então alertar-nos para a possibilidade de criarmos meios mais desenvolvidos nas regiões vítimas deste fenómeno.
            O poema de Alberto Caeiro (um dos principais heterónimos de Fernando Pessoa) intitulado poema IX de O Guardador de Rebanhos está relacionado com o quadro. Em primeiro lugar os títulos das duas obras são muito semelhantes (Pastores de Nuvens e O Guardador de Rebanhos). Em segundo o lugar a mensagem transmitida tem pontos em comum, pois este poema mostra-nos que a Natureza deve ser preservada porque ela serve para ser apreciada e é essencial para todo o ser humano. A Natureza é o que mais perto está da realidade, é uma das poucas coisas que podemos dizer que é mesmo verdadeiro e real (“Sinto todo o meu corpo deitado na realidade”). Por isso conclui-se que as duas obras nos transmitem uma ideia de preservação e protecção desta realidade, pois sem ela o homem não é nada, torna-se um ser insignificante. 
            Conclui-se que esta imagem critica negativamente a sociedade e as suas atitudes e também a sua incapacidade de ver a verdadeira realidade. Porém, além de criticar faz também um apelo para que todas as pessoas encarem a actualidade e mudem alguns aspectos para consequentemente melhorar o mundo.

Luís R.

BENFICA! BENFICA! BENFICA!


"Metamorfose de Narciso"

Para este trabalho escolhi analisar o quadro “Metamorfose de Narciso”. Esta obra é do artista plástico catalão Salvador Dalí que nasceu em Figueres, na Catalunha a 11 de maio de 1904 e faleceu a 23 de janeiro de 1989 com 84 anos. Dalí demostrou interesse pelas artes plásticas desde a infância e em 1921 entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, em Madrid.
As obras de Dalí são cativantes por causa da sua incrível combinação de imagens bizarras, oníricas (relativas aos sonhos), e com excelente qualidade plástica. Em 1929, viajou para Paris onde conheceu Picasso, um dos artistas que mais o influenciou. No ano seguinte começou a fazer parte do movimento surrealista.
A Metamorfose de Narciso é um quadro do ano de 1937 que está exposto no museu britânico Tate Modern. Esta obra é ambígua pois quando vemos as rochas que estão em cima umas das outras ficamos com a sensação de que é a forma de uma pessoa mas também porque a fenda do ovo coincide com a sombra do cabelo dessa pessoa, que é Narciso. A fissura na unha do polegar dá à mão um caráter imóvel, surreal, adequado ao estilo de Dalí.
            O tema desta obra vem da mitologia clássica. Está relacionado com a lenda de Narciso. Este era um belo jovem que se apaixonou pelo seu próprio reflexo. Maravilhado, o rapaz ficou quieto como uma estátua a observar o seu reflexo e ao debruçar-se sobre a água acaba por morrer afogado. Depois de falecer os Deuses transformaram-no numa flor, daí o nome dado à flor narciso. Além da lenda, Dalí também usou como inspiração uma conversa que ouviu entre dois pescadores. Eles conversavam sobre um indivíduo estranho que tinha um "bulbo na cabeça", expressão alemã que significa doença mental. Isso deu-lhe a ideia de pintar o bulbo da flor surgindo através do ovo. Podemos ver umas formigas a subir a mão que segura o ovo. Estas representam a deterioração, a morte. 
Há quatro detalhes de a Metamorfose de Narciso que se destacam. O primeiro de todos é a figura de Narciso (o jovem que contempla a água obcecado pelo próprio reflexo); a mão que segura o ovo (esta parte do quadro representa o final trágico do conto, quando o jovem morre e se transforma num narciso); o ovo e a flor (o narciso que rompe a casca do ovo é considerada a parte mais brilhante da composição e a mais importante); a figura no pódio (um jovem isolado de costas viradas para os principais acontecimentos do quadro que parece totalmente absorvido enquanto se contempla a si mesmo). Segundo Salvador Dalí, esta pintura era a o melhor produto do seu método paranoico-crítico. 
Na minha opinião esta obra é uma obra fascinante e intrigante porque à partida não sabemos qual é a sua mensagem. Para além disto há quem diga que este quadro é um auto-retrato de Dalí, o que o torna ainda mais interessante de analisar. Podemos ver neste quadro um “mundo” onde os sonhos são reais, um “mundo” surreal.

Bibliografia:




  
Liliana L.

Caricatura de Eça


sábado, 1 de junho de 2013

"Le Dejeuner des Canotiers"


O quadro a analisar é a obra de Pierre-Auguste Renoir, de seu nome Le Dejeuner des Canotiers, quadro este de 1881, pintado em França, atualmente exposto na The Phillips Collection em Washington D.C.. Foi comprado ao artista por Paul Durand-Ruel e vendido pelo filho deste último ao senhor Duncan Phillips, daí estar na coleção supracitada. Renoir, nasceu em Limoges, a 25 de fevereiro de 1841, e faleceu em Cagnes-sur-Mer a 3 de dezembro de 1919, filho de um alfaiate e de uma costureira, cresceu no seio de uma família de classe média, e mudou-se para Paris com os pais para tentar uma vida melhor. Estudou na Ecole des Beux-Arts e frequentou o atelier de Charles Gleyre, onde aperfeiçoou a sua técnica. A pintura representa amigos do autor a relaxar na varanda da Maison Fournaisse, junto ao rio Sena. O seu estilo era uma vertente do Rococó.
No quadro, podemos ver uma mesa, repleta de garrafas que aparentam ser de vinho, e várias uvas dispostas numa fruteira junto das mesmas, bem como algumas uvas na toalha, e variados copos juntos a estes dois últimos elementos. A toalha da mesa é branca e está um pouco descomposta. Há várias pessoas ao redor da mesa e há também, em segundo plano, mais pessoas sentadas noutra mesa. Estas pessoas estão vestidas com trajes da época e conversam alegremente enquanto bebem. Em primeiro plano, junto da primeira mesa, podemos observar cinco pessoas, dois homens que conversam com uma mulher, à direita, e uma mulher que brinca com um cãozinho junto de um homem de barbas encostado a um gradeamento
 À esquerda, m segundo plano, vemos um grupo constituído por mais homens e com apenas 3 mulheres, uma encostada ao gradeamento, junto de outra que bebe sentada, rodeadas por quatro homens, e ainda uma mulher que conversa com outros três homens. Este grupo situa-se numa espécie de alpendre ou varanda, coberto por um tolde às riscas vermelhas e brancas. Na paisagem envolvente, pode-se observar uma certa vegetação, um rio e alguns barquinhos que nele navegam, bem como a outra margem do rio e uma casa que nela se encontra.
As cores deste quadro exprimem um ambiente muito alegre, e os elementos como os copos e as garrafas sugerem um ambiente de pândega e convívio. Os trajes das pessoas sugerem que estamos perante uma classe social média-alta. As texturas são bastante realistas, como é natural no Rococó e bastante expressivas. O titulo em português significa “O Pequeno almoço do clube de remo,” portanto depreende-se que todos fossem desportistas nessa vertente de atividades em águas fluviais.
É então um quadro que exprime um ambiente bastante alegre, de súcia, e que transmite uma sensação de serenidade ao apreciador. Aconselho a apreciação do quadro visto que está muito bem construído, com mestria e realismo impressionante, é muito rico em termos de detalhes visuais e ainda porque transmite uma sensação de calma impressionante, mas ao mesmo tempo estimula um frenesim em nós, como se estivéssemos presentes naquele ambiente festivo.

Rafael P. 

Homens vs. Homens; Mulheres vs. Mulheres


sexta-feira, 31 de maio de 2013

"Pastores de Nuvens"

A imagem representada intitula-se “Pastores de Nuvens”, é um cartoon realizado em 2003 e faz parte da obra Água com humor.
            Na figura ilustrada, em primeiro plano observa-se um céu com alguns aglomerados de nuvens bastante carregadas, com tons de azul-escuro e cinzento, umas gotas de água que estão a cair em três recipientes circulares, aparentemente móveis e caracterizados em tons frios de branco. Visualizam-se também dois homens a olhar para o céu, sendo um deles bastante idoso e estando vestido com uma batina e uns chinelos e a pegar numa bengala tão longa que toca as nuvens. O outro homem está vestido com umas calças rasgadas e uma camisola e está também a pegar numa bengala. Observa-se ainda um solo estéril e deserto. Em segundo plano, avistam-se mais pessoas sentadas, idosas, a praticarem a mesma atividade. Toda a imagem é caracterizada por tons frios, escuros e neutros.
Este cartoon tem humor, pois de uma forma menos severa, transmite a sua mensagem. O cartoon tem como intencionalidade alertar para a falta de água, para a inconsciente utilização deste recurso natural e para a desertificação. As gotas de água em pequena quantidade transmitem-nos uma ideia de seca e de escassez, assim como os solos, a idade das pessoas e os recipientes. As pessoas têm que guardar as nuvens para saírem umas pingas, como se fossem plantas ou animais. Esta ilustração relaciona-se com o poema IX de Alberto Caeiro, porque, em primeiro lugar, profere acerca de pastores e guardadores que têm significados idênticos. Em segundo lugar, expressa a ideia de sentir, seja de toque, cheiro ou sabor e, por fim, tanto no cartoon como no poema, a realidade pode ser conhecida através das sensações.
Concluindo, a figura alerta-nos sobre uma forma não agressiva e através do humor que caracteriza os cartoons, acerca da realidade que vai ser a falta de água. A imagem evidencia-nos tons frios e pessoas que aguardam pela queda de uma simples gota de água.

Ana P

«Starry Night» – Noite Estrelada


«Starry Night» é um quadro de Van Gogh, pintado em 1889, que retrata a aldeia de Saint-Rémy, no sul de França. Vincent Willem Van Gogh, um pintor pós-impressionista holandês, considerado um dos maiores de todos os tempos, nasceu em Zundert, na Holanda, no dia 30 de março de 1853, e faleceu em França em 29 de julho de 1890. Esta tela foi pintado a óleo, quando o pintor, com 37 anos, se encontrava num asilo, em França, e está exposto no Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque, EUA, desde 1941.
Esta pintura retrata a vista de uma janela para o exterior, neste caso para uma aldeia, numa noite de luar e céu estrelado pintado em espiral, apesar de ter sido elaborado de memória durante o dia. Em primeiro plano, observa-se um céu a escurecer/anoitecer, com constelações ou estrelas cintilantes, cheias de cor, e uma árvore enorme em tons escuros. Em segundo plano, um pouco mais longe, está a aldeia de Saint-Rémy, com algumas casas e uma igreja, um pouco mais ao lado, uma floresta. Em último plano, estão as montanhas Alpilles do sul de França.
Este panorama do quadro possui poucas cores, mas tons expressivos e fortes como o amarelo para pintar as estrelas, que são retratadas como umas manchas, e o contorno carregado da lua. No céu, as cores fortes ondulam, em formas espirais e círculos, como se tratasse do movimento do vento, com várias cores misturadas como a cor branca, o cinzento, ocre e vários tons de azul. Basicamente, este quadro possui cores escuras, pois trata-se de como o pintor via a aldeia ao anoitecer. O que chama muito à atenção de quem o aprecia são as estrelas, retratadas por manchas, e a lua, devido à sua tonalidade de amarelo. O simbolismo das estrelas pode remeter para a astrologia devido a uma crença que o do pintor. O ponto central da cidade é a torre da igreja, o ponto mais alto, que cria uma sensação de tamanho e de isolamento, isolamento devido também às montanhas.
Esta pintura mostra-nos um lado criativo e intenso devido ao uso das cores fortes, às várias espirais e círculos, mas também por ser pintado a óleo. Ao observarmos este quadro, o nosso olhar foca-se instintivamente nas estrelas, na lua e uns rasgos de luz cheios de movimento que remete serenidade e tranquilidade, fazendo-nos sentir em ‘‘casa’’ e apreciar um quadro belo e cheio de cores escuras, dependendo da interpretação que cada um possa ter, através da visualização da pintura. Remete

Bibliografia:

Ana F.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Processos de formação de palavras

1. Identifique os processos envolvidos na formação de cada uma das palavras apresentadas.
a) desejável
b) mata-borrão
c) desconhecer
d) imortal
e) votação
f) espernear
g) madrepérola
h) duvidoso
i) planalto
j) espetacular
k) corrimão
l) embarcar
m) pica-pau
n) infelizmente
o) enlouquecer
p) amaciar
q) herbívoro
r) filosofia
s) agronomia

2. Identifique o processo de derivação envolvido na formação de cada uma das palavras que se seguem: derivação parassintética, derivação não afixal, derivação regressiva ou conversão (derivação imprópria).
a) oferecer > oferta
b) caixa > encaixar
c) capital (adjetivo) > capital (nome)
d) resgatar > resgate
e) tarde > entardecer
f) olhar (verbo) > olhar (nome)
g) combate

3. Identifique os processos de formação irregular das palavras seguintes.
a) cocorococó
b) Expo
c) leitor (de DVD)
d) FIFA
e) briefing
f) tilintar
g) portunhol
h) cliché
i) otorrino
j) GNR
k) ASAE
l) telemóvel
m) credifone
n) fonte (de notícias)
o) EDP

* * * * * * * * * *

Correção

1.
a) Derivação por sufixação
b) Composição morfossintática
c) Derivação por prefixação
d) Derivação por prefixação e sufixação
e) Derivação por sufixação
f) Derivação parassintética
g) Composição morfossintática
h) Derivação por sufixação
i) Composição morfossintática
j) Derivação por sufixação
k) Composição morfossintática
l) Derivação parassintética
m) Composição morfossintática
n) Derivação por prefixação e sufixação
o) Derivação por parassíntese
p) Derivação por parassíntese
q) Composição morfológica
r) Composição morfológica
s) Composição formológica

2.
a) Derivação regressiva
b) Derivação parassintética
c) Conversão
d) Derivação regressiva
e) Derivação parassintética
f) Conversão
g) Derivação não afixal

3.
a) Onomatopeia
b) Truncação
c) Extensão semântica
d) Acrónimo
e) Empréstimo
f) Onomatopeia
g) Amálgama
h) Empréstimo
i) Truncação
j) Sigla
k) Acrónimo
l) Amálgama
m) Amálgama
n) Extensão semântica
o) Sigla

Modalidade

1. Observe a frase: «Tom Sawyer já só queria chegar a casa, onde poderia aliviar o rabo dorido das reguadas do Sr. Dobbins.».

1.1. Ao fazer uso da forma verbal «poderia», o locutor apresenta a sua fala como uma
a) obrigação.
b) possibilidade.
c) permissão.
d) probabilidade.

2. Sublinhe, nos enunciados seguintes, as palavras que revelam uma opinião ou um juízo de valor do locutor.
a) Infelizmente, estamos perto de nos despedir uns dos outros para sempre.
b) Agrada-me ter-vos visto crescer ao longo deste tempo.
c) É simpático que se tenham lembrado sempre do meu aniversário.
d) Adoro mulheres louras, morenas e ruivas.

3. Identifique o tipo de modalidade e o respetivo valor, presentes nas frases seguintes.
a) Que dia horrível!
b) Podem entregar os vossos trabalhos até à próxima segunda-feira.
c) Talvez a saudade aperte nesse preciso momento.
d) Gostei muito deste bocadinho!
e) Amanhã, por esta hora, já deverá estar tudo decidido.
f) Como esta é a última aula, podeis mastigar pastilha e usar o telemóvel à vontade.
g) Deixai a porta do futuro sempre aberta!
h) Este é o último exercício. ADEUS! A GENTE VÊ-SE POR AÍ!

* * * * * * * * * *

Correção

1.1. Alínea b.

2.
a) Infelizmente.
b) Agrada.
c) Simpático.
d) Adoro.

3.
a) Modalidade apreciativa.
b) Modalidade deôntica, com valor de permissão.
c) Modalidade epistémica, com valor de possibilidade.
d) Modalidade apreciativa.
e) Modalidade epistémica, valor de probabilidade.
f) Modalidade deôntica, valor de permissão.
g) Modalidade deôntica, valor de obrigação.
h) Modalidade epistémica, valor de certeza.

Valor do adjetivo

TEORIA

            Na língua portuguesa, a sequência substantivo + adjetivo é a mais usual no enunciado lógico, daí que o adjetivo posposto tenha um sentido objetivo. Coloca-se sempre posposto o adjetivo que refere uma classificação ou a designação de uma caraterística própria ‑ calças pretas, União Europeia.
            A língua portuguesa admite, também, a possibilidade de muitos adjetivos qualificativos se encontrarem antepostos, isto é, antes da expressão nominal que modificam:
. às vezes, a colocação é puramente opcional, trazendo como consequência uma maior ou menos enfatização da caraterística expressa ‑ um dia lindo / um lindo dia;
. em muitos casos, o adjetivo anteposto tem um sentido mais subjetivo, ou conotativo e, obviamente, o posposto terá um significado mais objetivo, ou denotativo ‑ dia escuro / escuro dia;
. alguns adjetivos adquirem significados diferentes, conforme a sua colocação ‑ velho amigo / amigo velho.

            Sempre à esquerda da expressão nominal colocam-se os adjetivos numerais ordinais (ex.: O Miguel ficou em primeiro lugar.).


Valor restritivo e não restritivo

. Possui valor restritivo, especificador ou predicativo o adjetivo posposto não separado por vírgula da expressão nominal.
- A aluna loura explicou-lhe o exercício. (não foi uma qualquer aluna, foi aquela especificamente).
. Quando separado da expressão nominal por vírgulas, possui sempre valor apositivo, não restritivo.
- A Cátia, simpática, explicou-lhe o exercício.
. Apresenta igualmente valor não restritivo o adjetivo anteposto que refira uma qualidade não intrínseca ao nome.
- Os interessados espetadores apreciaram a peça. (isto é, todos os espetadores estavam interessados) / Os espetadores interessados apreciaram a peça. (os espetadores interessados apreciaram a peça, os desinteressados não).


EXERCÍCIOS

1. Leia o texto seguinte.

            O Bom Inverno

            João Tordo, publicações Dom Quixote

            Sinopse
            Quando o narrador, um escritor prematuramente frustrado e hipocondríaco, viaja até Budapeste para um encontro literário, está longe de imaginar até onde a literatura o pode levar. Prevendo uma viagem rápida e sem contratempos, acaba por conhecer Vincenzo Gentile, um escritor italiano, muito jovem e pouco sensato, que o convencer a ir da Hungria até Itália, onde um famoso produtor de cinema tem uma casa no meio de um bosque, escondida de olhares curiosos, onde passa a temporada de verão e à qual chama, enigmaticamente, O Bom Inverno. O produtor, Don Metzger, tem duas obsessões: cinema e balões de ar quente. Entre personagens inusitadas, estranhos acontecimentos, e um corpo que o atraiçoa constantemente, o narrador apercebe-se de que em casa de Metzger as coisas não são bem o que parecem. Depois de uma noite agitada, aquilo que podia parecer uma comédia transforma-se em tragédia: Metzger é encontrado morto no seu próprio lago. Andrés Bosco, o catalão enorme e ameaçador que constrói os balões de ar quente de Metzger, toma nas suas mãos a tarefa de descobrir o culpado e isola os doze convidados na casa do bosque. As personagens, assustadas, frágeis e egoístas, começam a desabar, atraiçoando-se e acusando-se mutuamente, sob a influência do misterioso Bosco, que desaparece no interior do bosque, dando início a um cerco. Um a um, os protagonistas vão ser confrontados com os seus piores medos, num pesadelo que parece só poder terminar quando não sobrar ninguém para contar a história.
imprensa on-line (texto adaptado)

1.1. Sublinhe os adjetivos das três primeiras frases do texto.

1.2. Complete a tabela.

Adjetivos pospostos
Nomes a que se associam
.
.
.
. italiano, muito jovem, pouco sensato
.
.
.
.
.
. escritor
.
.


.
.
Adjetivos antepostos
.
.

2. Alguns dos adjetivos que se encontram em posição pós-nominal não poderiam figurar antes do nome. Identifique-os.

2.1. Apresente a razão que está na base dessa impossibilidade. (consulte a teoria inicial)

2.2. Indique o valor desses adjetivos.

3. Considere, agora, os adjetivos em posição pré-nominal e avalie o efeito expressivo da sua colocação. (consulte novamente a teoria inicial)

4. «Olhares curiosos / curiosos olhares»

4.1. Enuncie a alteração de sentido provocada pela inversão na colocação do adjetivo.

5. «As personagens assustadas começam a desabafar. / As personagens, assustadas, começam a desabafar.»

5.1. Explique por que razão o adjetivo da primeira frase tem uma valor restritivo e o da segunda tem um valor não restritivo.

6. Redija duas frases em que inclua o adjetivo «enigmático», usado na primeira com um valor restritivo e na segunda com um valor não restritivo.

* * * * * * * * * *

Correção

1.1. e 1.2.
Adjetivos pospostos
Nomes a que se associam
. frustrado e hipocondríaco
. literário
. rápida
. italiano, muito jovem, pouco sensato
. curiosos
. quente
. escritor
. encontro
. viagem
. escritor
. olhares
. ar


. produtor de cinema
. inverno
Adjetivos antepostos
. famoso
. bom

2. São os adjetivos «literário», «italiano» e «quente».

2.1. Esses adjetivos referem características próprias e uma classificação.

2.2. Os adjetivos possuem valor restritivo.

3. A anteposição dos adjetivos enfatiza o seu sentido. No segundo caso, é a escolha do adjetivo «bom» que surpreende e chama a atenção, contribuindo a colocação para acentuar essa sensação de estranheza.

4.1. No primeiro caso, o adjetivo tem um sentido denotativo – os olhares são motivados pela curiosidade. No segundo, o sentido altera-se – os olhares são estranhos, invulgares.

5.1. O adjetivo com valor restritivo implica que nos referimos apenas às personagens assustadas; se houver outras não assustadas, elas não “começam a desabafar”. Possuindo valor explicativo, o adjetivo não restringe, logo todas as personagens estavam assustadas.

6.
1) As personagens enigmáticas prendem a atenção do leitor.
2) As personagens, enigmáticas, prendem a atenção do leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...