1. Observe as frases abaixo apresentadas.
a) A Maria
gritou alto.
b) O Antunes
dedicou uma música à namorada.
c) O fogo
cantou.
d) Os bebés
portaram-se bem.
1.1. Sublinhe o predicado.
1.2. Destaque a forma verbal de cada frase.
1.3. Identifique os grupos frásicos presentes no
predicado das frases b) e d) e indique a respetiva função sintática.
1.4. Identifique o grupo frásico presente no
predicado da frase c).
1.5. Retire os grupos frásicos presentes no
predicado das frases b) e d) e conclua:
a)
As frases possuem sentido.
b)
As frases não possuem sentido.
1.6. Se retirar o grupo frásico presente no
predicado da frase a), obtém uma frase com sentido?
a)
Sim.
b)
Não.
1.7. Conclua:
O predicado (riscar o que não interessa)
a) pode / não pode ser constituído por diferentes
grupos frásicos;
b) pode / não pode ser composto por apenas um
verbo;
c) pode / não pode selecionar, entre outros,
complemento(s) e / ou ter modificador(es).
2. Atente, agora, nos enunciados apresentados.
a)
Os grevistas permaneceram tranquilos.
b)
A Maria parece cansada.
c)
A Joana está aqui.
d)
Os grevistas ficaram na escola.
2.1. Sublinhe o predicado de cada uma das frases.
2.2. Destaque a forma verbal.
2.3. Retire os grupos frásicos que surgem após as
formas verbais e conclua:
a)
As frases têm sentido.
b)
As frases não têm sentido.
2.4. Identifique o infinitivo impessoal das formas
verbais presentes nas frases.
2.5. Assinale a opção correta de cada item.
2.5.1. Os verbos assinalados em 2.4. pertencem à
subclasse dos
a)
verbos principais.
b)
verbos auxiliares.
c)
verbos copulativos.
2.5.2. Esses verbos selecionam a função sintática
seguinte:
a)
complemento direto.
b)
modificador.
c)
complemento oblíquo.
d)
predicativo do sujeito.
2.5.3. Assinale, em cada frase, os grupos frásicos
que desempenham essa função sintática.
a)
__________
b)
__________
c)
__________
d)
__________
2.6. Atente no grupo frásico que desempenha a
função sintática de predicativo do sujeito da frase a).
2.6.1. Esse grupo frásico concorda em género e
número com o sujeito?
a)
Sim.
b)
Não.
2.6.2. O referido grupo frásico possibilita a
atribuição de caraterísticas e / ou qualidades ao sujeito?
a)
Sim.
b)
Não.
2.7. Atente no grupo frásico que desempenha a
função de predicativo do sujeito na frase d).
2.7.1. Esse grupo frásico concorda em género e
número com o sujeito?
a)
Sim.
b)
Não.
2.7.2. Esse grupo frásico permite localizar o
sujeito?
a)
Sim.
b)
Não.
3. Conclusão
3.1. Risque o que não interessa, de modo a obter
afirmações verdadeiras.
O predicativo do sujeito:
a) é uma função sintática que faz / não
faz parte do grupo verbal (GV);
b) é / não é sempre selecionado por
verbos copulativos / principais / auxiliares;
c) pode / não pode ser constituído
por diferentes grupos frásicos;
d) concorda em género e número com o sujeito
quando é formado por um GN – Gadj / GN – Gprep;
e) atribui / não atribui
caraterísticas / qualidades ao sujeito ou localiza-o.
4. Preencha o quadro apresentado, transcrevendo os
elementos das frases que desempenham as funções sintáticas indicadas.
a) José
Saramago permanece morto.
b) O ladrão
assaltou o quiosque.
c) Tu
pareces um homenzinho.
d) A Maria
apaixonou-se pelo Manuel.
e) Aquela
nuvem está carregada.
f) A Joana
foi à biblioteca.
g) Telefonaste
à tua prima?
h) Ela é
lindíssima!
i) Ele fez
uma leitura correta da situação.
j) O gato
comeu o rato.
k) O governo
continua a sua ofensiva.
l) Fiquei
triste com a notícia.
m) A
Miquelina continua zangada com o namorado.
n) Isto é um
exercício difícil.
o) A moção
não te esse cuidado.
p) O
professor fez uma pergunta ao Jorge.
q) A minha
prima está sempre pronta para namorar.
r) Aquele
animal é um macaco selvagem.
s) Confio
plenamente em ti.
t) Após o toque
da campainha, os alunos permaneceram sentados.
u) O meu
vizinho é um grande bandido.
|
Funções sintáticas
|
Frases
|
c. direto
|
c. indireto
|
c. oblíquo
|
predicativo do sujeito
|
a)
|
|
|
|
|
b)
|
|
|
|
|
c)
|
|
|
|
|
d)
|
|
|
|
|
e)
|
|
|
|
|
f)
|
|
|
|
|
g)
|
|
|
|
|
h)
|
|
|
|
|
i)
|
|
|
|
|
j)
|
|
|
|
|
k)
|
|
|
|
|
l)
|
|
|
|
|
m)
|
|
|
|
|
n)
|
|
|
|
|
o)
|
|
|
|
|
p)
|
|
|
|
|
q)
|
|
|
|
|
r)
|
|
|
|
|
s)
|
|
|
|
|
t)
|
|
|
|
|
u)
|
|
|
|
|
* * * * * * * * * *