quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
Processos irregulares de formação de palavras I (G 61)
Valor aspetual
Processos irregulares de formação de palavras
1.
Identifique o valor aspetual expresso nos seguintes excertos do poema “Ode
Triunfal”:
a) “Nos
cafés – oásis de inutilidades ruidosas / Onde se cristalizam e se precipitam /
Os rumores e os gestos do Útil” (vv. 44-46). ___________________________
b) “Na nora
do quintal da minha casa / O burro anda à roda, anda à roda”.
______________________
c) “E o
mistério do mundo é do tamanho disto.” __________________________________
d) “E outra
vez a fúria de estar indo ao mesmo tempo dentro de todos os comboios”.
______________
e)
“Engatam-me em todos os comboios”. ____________________________
2.
Identifique os processos irregulares de formação de palavras presentes nas
seguintes alíneas:
a) r-r-r-r-r-r-r (verso 5)
________________________________________
b) music-halls (verso 71)
_______________________________
c) híper (< hipermercado)
_______________________________
d) leitor (de CD)
___________________________________
e) INEM
____________________________________
f) burquíni (< burca + biquíni)
________________________
g) portunhol (< português +
espanhol) __________________________
h) manif (< manifestação)
______________________________
i) Ascots (verso 54)
_____________________________
j) Z-z-z-z-z-z-z-z-z-z-z-z (verso 241)
______________________
3. Para
responder a cada um dos itens de 3.1. a 3.6., selecione a única opção que
permite obter uma afirmação correta.
3.1. A palavra OCDE, tendo em conta a
sua constituição, designa-se por
(A) acrónimo. (C)
empréstimo.
(B) amálgama. (D)
sigla.
3.2. A
palavra expo resulta da concretização do processo de
(A) empréstimo. (C) extensão
semântica.
(B) truncação. (D)
amálgama.
3.3. As
palavras trailer e enciclopédia concretizam, respetivamente, os
processos de
(A) truncação e extensão semântica. (C) empréstimo e amálgama.
(B) truncação e amálgama. (D) empréstimo e
truncação.
3.4. Quanto
ao processo de formação, a palavra FIFA designa-se
(A) acrónimo. (C)
onomatopeia.
(B) truncação. (D) sigla.
3.5. A
palavra ão-ão é classificável, quanto à sua formação, como
(A) amálgama. (C)
onomatopeia.
(B) truncação. (D) extensão
semântica.
3.6. Em “A
rede soltou-se do barco.” e “Não há rede na nossa sala,
por isso não podemos aceder à internet.”, as palavras sublinhadas exemplificam
o processo de
(A) amálmaga. (C)
onomatopeia.
(B) truncação. (D) extensão
semântica.
4. Sublinhe,
nas frases seguintes, palavras que podem dar origem a truncações e
identifique-as.
1. Amanhã, a
Diana e a Sandra têm uma consulta no otorrinolaringologista, por causa dos piercings
na língua.
___________________________________________________
2. A
professora de Matemática escorregou numa casca de banana e partiu os óculos.
___________________________________________________
3. O Gonçalo
comprou uma motorizada nova para fazer piões.
___________________________________________________
4. A Isa não
vai ter nenhuma negativa no final do período.
___________________________________________________
5. Hoje, a
Marta lanchou com a sua avó Miquelina.
___________________________________________________
6. A Fonseca
vai fazer uma lipoaspiração ao seu gato.
___________________________________________________
7. O torneio
de voleibol começará na próxima semana.
___________________________________________________
8. Já
inscrevi a irmã da Rafaela na pré-escola.
___________________________________________________
9. A Alice e
a Laura têm uma consulta marcada para a próxima segunda-feira.
___________________________________________________
10. Sabiam
que a Carolina e a Mariana jogam basquetebol?
___________________________________________________
. Correção
Modalidade e valor modal I - Correção (G 60)
1. Indique o
valor modal dos enunciados apresentados. Observe o exemplo.
. Ficha
Enunciado
|
Valor
modal
|
1.
Carolina, abre o livro na página 84.
|
obrigação
|
2. Os
resultados dos vossos testes foram satisfatórios.
|
Certeza
|
3. Depois
da aula, podeis ir beber um colo ao “Leitão Bar”.
|
Permissão
|
4. Não
gostei do último episódio da novela das onze.
|
Apreciação
|
5. Segundo
Ricardo Reis, o destino comanda a vida humana.
|
Certeza
|
6. Isa,
não podes falar tão alto.
|
Obrigação
|
7. Talvez
eu pudesse fazer testes mais difíceis.
|
Probabilidade
|
8. É
provável que o Benfica seja campeão.
|
Probabilidade
|
9. A Laura
deve ter estudado imenso para Mandarim.
|
Probabilidade
|
10.
Gonçalo, tens de me oferecer um leitão para te dar positiva.
|
Obrigação
|
11. Adoro
a série The Walking Dead.
|
Apreciação
|
12. Não
sei se a filosofia de Reis é a mais interessante.
|
Certeza/incerteza
|
13. Não
abram as janelas!
|
Obrigação
|
14. Que
frio desagradável!
|
Apreciação
|
15. É
provável que o baile de finalistas seja a um sábado.
|
Probabilidade
|
2. Associe a
cada enunciado dado o valor modal correspondente.
Coluna A
|
|||
1. Alice,
faz já esse exercício.
|
2
|
||
2. Lamento
que esteja frio aqui.
|
3
|
Coluna B
|
|
3. É
provável que o tempo piore na próxima semana.
|
1
|
1. Valor
modal epistémico
|
|
4. Graças
a Deus, amanhã é sábado!
|
3
|
2. Valor
modal deôntico
|
|
5. Creio
que a professora Paula voltará um dia destes.
|
1
|
3. Valor
modal apreciativo
|
|
6. Peço
que se portem lindamente nesta aula.
|
2
|
||
7. Os
marcianos podem aterrar a qualquer momento.
|
1
|
||
8. Preciso
que me comprem uma peruca.
|
2
|
3. Considere
o seguinte enunciado: Vais anular a matrícula a Português?
3.1.
Reescreva-o, imprimindo-lhe os valores modais propostos.
a) Valor
epistémico – certeza: Sei que vais anular a matrícula a Português.
b) Valor
epistémico – dúvida: Creio que vais anular a matrícula a Português.
c) Valor
deôntico – permissão: Podes anular a matrícula a Português.
d) Valor
deôntico – obrigação: Tens de anular a matrícula a Português.
e) Valor
apreciativo – contentamento: Felizmente, vais anular a matrícula
a Português.
4.
Recorrendo às sábias explicações do professor de Português, indique a
veracidade (V) ou a falsidade (F) das afirmações apresentadas.
(A) O valor
modal transmite a objetividade de quem fala ou escreve. F
(B) A
modalidade manifesta-se em três domínios. V
(C) Os
domínios designam-se deôntico, epistémico e apreciativo. V
(D) O
domínio epistémico transmite ideias de obrigação ou proibição. F
(E) O
domínio deôntico transmite valores de certeza, probabilidade ou crença. F
(F) O
domínio apreciativo está associado à expressão de juízos de valor, de opiniões.
V
4.1. Corrija
as afirmações falsas.
(A) O valor modal transmite a
subjetividade de quem fala ou escreve.
(D) O domínio epistémico transmite
valores de certeza, probabilidade ou crença.
(E) O domínio deôntico transmite
ideias de obrigação ou proibição.
5. A
modalidade pode ser expressa através de diversos elementos linguísticos.
Leia as frases apresentadas em casa secção e
atente nas palavras / expressões sublinhadas. De seguida, nos quadros
apresentados, assinale com uma cruz (X) as opções corretas e transcreva as
palavras e expressões sublinhadas para as quadrículas adequadas, de forma a
identificar alguns dos recursos linguísticos que caracterizam cada valor
modal/modalidade.
A
a) A Diana leu o romance. [identifique
o modo verbal
b) Talvez
a Diana tenha lido o romance.
c) A Diana
leu o romance?
d) É
possível que a Diana tenha lido o romance.
e) Tenho
a certeza de que a Diana leu o romance.
f) Duvido
que a Diana tenha lido o romance.
g) Eu venceria
a Volta à França se tivesse canetas. [identifique o modo verbal]
h) Creio
em Deus, nos Anjos e nos Santos.
i) Acredito
em tudo o que me dizem.
j) O
Benfica, sem dúvida, será campeão nos próximos 50 anos.
k) Parece
que não sei esta matéria.
l) Julgo
que a Miquelina não sobreviveu ao acidente.
m) Seguramente,
considero esta turma a melhor de todas as que já tive.
n) É suposto
não dizer disparates durante esta aula.
o) Calculo
que este exercício vos faça morrer de tédio.
p) Pode
ser que segunda-feira neve e a escola feche.
q) É provável
que o meu tio João esteja com gripe.
r) Imagino
que já estejam cansados destas frases.
s) Forçosamente,
esta aula tem de corre bem.
t) Acho
que disse outro disparate.
u) Provavelmente,
o Sporting ficará mais um ano a ver navios.
v) Penso
que dificilmente chegarei aos 100 anos de vida.
x) É certo
que todos irão para a universidade.
Modalidade
|
apreciativa
|
|||
deôntica
|
||||
epistémica
|
X
|
|||
Recursos
linguísticos
|
||||
Entoação
|
Declarativa
|
X
|
||
Persuasiva
|
||||
Exclamativa
|
||||
Interrogativa
|
X
|
|||
Verbos
|
modais
|
poder
|
||
principais
com
valor
modal
|
Duvidar,
crer, acreditar, saber, julgar, considerar, calcular, imaginar, achar, pensar
|
|||
Modos
verbais
|
. indicativo
. condicional
|
|||
Advérbios/locuções
adverbiais
|
Talvez,
sem dúvida, seguramente, forçosamente, provavelmente, dificilmente
|
|||
Adjetivos
|
possível,
suposto, certo, provável
|
|||
Outras
expressões modais
|
Ter
a certeza de, parecer que, poder ser que
|
|||
B
a) Felizmente,
o mundo não acabou em 2012.
b) Discordo
dessa ideia.
c) Lamento
que penses assim!
d) Oxalá
que voltes são e salvo de Júpiter!
e) Ainda
bem que a aula acabou! Ufa!
f) Quem
me dera que já fosse sábado!
g) Espero
que se casem e sejam muiiiiiiiiiiiiiiiiito felizes!
h) Deus
queira que neve no Natal!
i) Desejo
que a vida vos sorria sempre.
j) Congratulo-me
com as vossas notas a Matemática.
k) Parabéns
pelo vosso esforço!
Modalidade
|
apreciativa
|
X
|
||
deôntica
|
||||
epistémica
|
||||
Recursos
linguísticos
|
||||
Entoação
|
Declarativa
|
|||
Persuasiva
|
||||
Exclamativa
|
X
|
|||
Interrogativa
|
||||
Verbos
|
principais
com
valor modal
|
Discordar,
lamentar, esperar, desejar, congratular-se
|
||
Advérbios
|
Felizmente,
oxalá
|
|||
Outras
expressões modais
|
ainda
bem, quem me dera, Deus queira, parabéns
|
|||
C
a) Podes tentar de novo.
b) Proíbo-te de andares aos tiros na
sala!
c) A Marta tem de estar presente na
minha festa.
d) Deves estudar mais do que a
Miquelina.
e) Fonseca, nas férias tens autorização
para ficares a namorar até ao amanhecer.
f) Não é permitido o uso de telemóvel
nas aulas.
g) Não mates o animal! [identifique o
modo verbal]
h) Não fumem tanto! [identifique o
modo verbal]
i) É desejável que tomem banho todos
os dias.
j) É proibido pisar a relva!
k) É obrigatório usar o cinto de
segurança.
l) Necessariamente,
têm de trazer sempre o material escolar.
m) Autorizo
o copiando descarado nos testes de Português.
n) Nestas
aulas, permito-vos tudo.
o) O
professor de pesca submarina obriga os alunos a cantar o hino nacional.
Modalidade
|
apreciativa
|
|||
deôntica
|
X
|
|||
epistémica
|
||||
Recursos
linguísticos
|
||||
Entoação
|
Declarativa
|
|||
Persuasiva
|
X
|
|||
Exclamativa
|
X
|
|||
Interrogativa
|
||||
Verbos
|
modais
|
Poder,
dever, ter (de)
|
||
principais
com
valor
modal
|
Proibir,
autorizar, permitir, obrigar
|
|||
Modos
verbais
|
. imperativo
. conjuntivo
|
|||
Advérbios/locuções
adverbiais
|
Necessariamente
|
|||
Outras expressões
modais
|
Ter
autorização para, ser permitido, ser desejável, ser proibido, ser obrgatório
|
|||
6. Assinale
as alíneas corretas, de modo a identificar a modalidade dos enunciados
apresentados.
1. Os
resultados dos testes que fizemos foram bons.
(A)
epistémica.
(B)
deôntica.
(C)
apreciativa.
2. Sofia,
a tua mãe deixa-te ir ao concerto do Justino Bibas.
(A)
epistémica.
(B)
deôntica.
(C)apreciativa.
3. Muito
gosta a Rafaela de chocolate preto!
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.
4. Mariana
e Laura, é necessário fazer as pazes.
(A)
epistémica.
(B)
deôntica.
(C)apreciativa.
5. A
Sandra atropelou o papagaio da Diana com a trotinete.
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.
6. A Isa
e a Carolina ofereceram-me boleia para Marte.
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.
7. Quem
sabe se a gasolina não estará mais barata amanhã?
(A) epistémica. (valor de
probabilidade)
(B) deôntica.
(C) apreciativa.
8. Não
perturbem o meu espírito.
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.
9. Estes
exercícios foram deliciosos!
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.
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