Valor aspetual
Processos irregulares de formação de palavras
1.
Identifique o valor aspetual expresso nos seguintes excertos do poema “Ode
Triunfal”:
a) “Nos
cafés – oásis de inutilidades ruidosas / Onde se cristalizam e se precipitam /
Os rumores e os gestos do Útil” (vv. 44-46). ___________________________
b) “Na nora
do quintal da minha casa / O burro anda à roda, anda à roda”.
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c) “E o
mistério do mundo é do tamanho disto.” __________________________________
d) “E outra
vez a fúria de estar indo ao mesmo tempo dentro de todos os comboios”.
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e)
“Engatam-me em todos os comboios”. ____________________________
2.
Identifique os processos irregulares de formação de palavras presentes nas
seguintes alíneas:
a) r-r-r-r-r-r-r (verso 5)
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b) music-halls (verso 71)
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c) híper (< hipermercado)
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d) leitor (de CD)
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e) INEM
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f) burquíni (< burca + biquíni)
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g) portunhol (< português +
espanhol) __________________________
h) manif (< manifestação)
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i) Ascots (verso 54)
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j) Z-z-z-z-z-z-z-z-z-z-z-z (verso 241)
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3. Para
responder a cada um dos itens de 3.1. a 3.6., selecione a única opção que
permite obter uma afirmação correta.
3.1. A palavra OCDE, tendo em conta a
sua constituição, designa-se por
(A) acrónimo. (C)
empréstimo.
(B) amálgama. (D)
sigla.
3.2. A
palavra expo resulta da concretização do processo de
(A) empréstimo. (C) extensão
semântica.
(B) truncação. (D)
amálgama.
3.3. As
palavras trailer e enciclopédia concretizam, respetivamente, os
processos de
(A) truncação e extensão semântica. (C) empréstimo e amálgama.
(B) truncação e amálgama. (D) empréstimo e
truncação.
3.4. Quanto
ao processo de formação, a palavra FIFA designa-se
(A) acrónimo. (C)
onomatopeia.
(B) truncação. (D) sigla.
3.5. A
palavra ão-ão é classificável, quanto à sua formação, como
(A) amálgama. (C)
onomatopeia.
(B) truncação. (D) extensão
semântica.
3.6. Em “A
rede soltou-se do barco.” e “Não há rede na nossa sala,
por isso não podemos aceder à internet.”, as palavras sublinhadas exemplificam
o processo de
(A) amálmaga. (C)
onomatopeia.
(B) truncação. (D) extensão
semântica.
4. Sublinhe,
nas frases seguintes, palavras que podem dar origem a truncações e
identifique-as.
1. Amanhã, a
Diana e a Sandra têm uma consulta no otorrinolaringologista, por causa dos piercings
na língua.
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2. A
professora de Matemática escorregou numa casca de banana e partiu os óculos.
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3. O Gonçalo
comprou uma motorizada nova para fazer piões.
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4. A Isa não
vai ter nenhuma negativa no final do período.
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5. Hoje, a
Marta lanchou com a sua avó Miquelina.
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6. A Fonseca
vai fazer uma lipoaspiração ao seu gato.
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7. O torneio
de voleibol começará na próxima semana.
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8. Já
inscrevi a irmã da Rafaela na pré-escola.
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9. A Alice e
a Laura têm uma consulta marcada para a próxima segunda-feira.
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10. Sabiam
que a Carolina e a Mariana jogam basquetebol?
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. Correção
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