Português

sábado, 23 de outubro de 2010

T.P.C.: Alberto Caeiro

Tarefas:

          1.ª) Ler os textos da páginas 51 e 52 do manual e a Carta a Adolfo Casais Monteiro (também do manual);

          2.ª) Fazer uma síntese, sob a forma de esquema, dos referidos textos no que diz respeito a Alberto Caeiro, de acordo com os seguintes tópicos:

                    i) Aspectos biográficos:
                              a) Nascimento;
                              b) Falecimento;
                              c) Profissão;
                              d) Educação.

                    ii) Retrato:
                              a) Traços físicos.

                    iii) Obra:
                              a) Obras;
                              b) Relação com Pessoas e heterónimos;
                              c) Traços poéticos
                               d) Relação com a escrita.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Funções sintácticas (GC4)

1.1.
     a) destruíram
     b) desmaiou
     c) contemplou
     d) comprou
     e) construíram

1.2.
     b) A jovem desmaiou.
         Pergunta: Quem desmaiou?
         Resposta: A jovem.

     c) O João contemplou o oceano.
         Pergunta: Quem contemplou o oceano?
         Resposta: O João.

     d) O Paulo comprou o Memorial.
         Pergunta: Quem comprou o Memorial?
         Resposta: O Paulo.

     e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
         Pergunta: Quem construiu edifícios belos?
         Resposta: Os madeirenses.

1.3.
     b) A jovem desmaiou.
         Ela desmaiou.

     c) O João contemplou o oceano.
         Ele contemplou o oceano.

     d) O Paulo comprou o Memorial.
         Ele comprou o Memorial.

     e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
         Eles construíram edifícios belos.

1.3.1. Os pronomes pessoais ocupam a posição inicial da frase, em posição pré-verbal, isto é, antes do verbo.

1.4.
     a) O professor destruiu o quadro.
     b) As jovens desmaiaram.
     c) Os Joões contemplaram o oceano.
     d) Os Paulos compraram o Memorial.
     e) O madeirense construiu edifícios belos.

1.4.1. As alterações ocorreram ao nível da pessoa dos verbos: os que se encontravam na terceira pessoa do singular passaram para  terceira do plural e vice-versa.

1.5. O grupo nominal que é a resposta a uma pergunta Quem + verbo, que pode ser substituído por um pronome pessoal na forma nominativa em posição pré-verbal e que concorda com o verbo em número desempenha a função sintáctica de sujeito.

2.1.
     b) A jovem desmaiou.
         Pergunta: o que fez a jovem?
         Resposta: Desmaiou.

     c) O João contemplou o oceano.
         Pergunta: O que fez o João?
         Resposta: Contemplou o oceano.

     d) O Paulo comprou o Memorial.
         Pergunta: O que fez o Paulo?
         Resposta: Comprou o Memorial.

     e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
         Pergunta: O que fizeram os madeirenses?
         Resposta: Construíram edifícios belos.

2.1.1. O núcleo dos constituintes pertence à classe dos verbos.

2.2.
     b) A jovem desmaiou mas a Ana Rute não.
     c) O João contemplou o oceano e eu também.
     d) O Paulo comprou o Memorial mas a Carolina não.
     e) Os madeirenses construíram edifícios belos e os açorianos também.

2.3. O grupo verbal que é a resposta a uma pergunta do tipo O que fez + sujeito e que pode ser recuperado numa estrutura coordenada do tipo e sujeito também ou mas sujeito não desempenha a função sintáctica de predicado.

3.1.
     b) A jovem desmaiou.
         Pergunta: A jovem desmaiou o quê?
         Resposta: ----------

     c) O João contemplou o oceano.
         Pergunta: O jovem contemplou o quê?
         Resposta: O oceano.

     d) O Paulo comprou o Memorial.
         Pergunta: O Paulo comprou o quê?
         Resposta: O Memorial.

     e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
         Pergunta: Os madeirenses construíram o quê?
         Resposta: Edifícios belos.

3.2.
     b) A jovem desmaiou.
         ----------

     c) O João contemplou o oceano.
         O João contemplou-o.

     d) O Paulo comprou o Memorial.
         O Paulo comprou-o.

     e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
         Os madeirenses construíram-nos.

3.2.1. Os pronomes surgem em posição pós-verbal, isto é, após o verbo.

3.3.
     a) Os professores destruíram os quadros.
     b) ----------
     c) O João contemplou os oceanos.
     d) O Paulo comprou os Memoriais.
     e) Os madeirenses construíram um edifício belo.

3.3.1. Não se verificaram outras alterações.

3.4. O grupo nominal que é a resposta a uma pergunta do tipo verbo + o quê / quem?, que pode ser substituído por um pronome pessoal na forma acusativa e que não concorda com o verbo em número desempenha a função sintáctica de complemento directo.

domingo, 17 de outubro de 2010

Funções sintácticas (G4)

Sujeito, Predicado, Complemento directo

1. Atente nas frases apresentadas.
          a) Os professores destruíram o quadro.
          b) A jovem desmaiou.
          c) O João contemplou o oceano.
          d) O Paulo comprou o Memorial.
          e) Os madeirenses construíram edifícios belos.

     1.1. Transcreva para o caderno diário as formas verbais presentes nas frases.

     1.2. Redija para cada frase uma pergunta sobre quem causou a situação ou quem se encontra no estado descrito pelo verbo e registe a resposta, de acordo com o exemplo:
         
          a) Os professores destruíram o quadro.
              Quem destruiu o quadro?
              Resposta: Os professores.

     1.3. Substitua os grupos nominais adequados por um dos pronomes pessoais na forma nominativa (ele / ela / eles / elas), seguindo o exemplo dado:

          a) Os professores destruíram o quadro.
              Eles destruíram o quadro.

          1.3.1. Identifique a posição ocupada pelos pronomes na frase.

     1.4. Reescreva as frases alterando o número dos grupos nominais que substituiu.

          1.4.1. Identifique as alterações que efectuou nas frases, além das ocorridas nos grupos nominais.

     1.5. Tendo em conta os exercícios realizados, complete o quadro seguinte:


2. Releia as frases apresentadas em 1.

     2.1. Redija para cada frase uma pergunta sobre o que fez o sujeito e registe a resposta, de acordo com o exemplo:

          a) Os professores destruíram o quadro.
              Pergunta: O que fizeram os professores?
              Resposta: Destruíram o quadro.

          2.1.1. Identifique a classe de palavras que compõe o núcleo dos constituintes que surgiram nas respostas à pergunta anterior.

     2.2. Reescreva as frases acrescentando uma estrutura coordenada do tipo e Sujeito também ou mas o Sujeito não. Atente no exemplo:

          a) Os professores destruíram o quadro.
              Os professores destruíram o quadro e os alunos também.
              ou
              Os professores destruíram o quadro mas os alunos não.
     Note-se que, nas estruturas coordenadas acrescentadas, a forma verbal está subentendida.

     2.3. Tendo em conta os exercícios realizados, complete a afirmação seguinte:


3. Releia novamente as frases apresentadas em 1.

     3.1. Redija, agora, para cada frase uma pergunta sobre quem / o quê recai a situação ou quem / o quê é afectado pelo estado descrito pelo verbo e registe a resposta. Oriente-se pelo exemplo:

          a) Os professores destruíram o quadro.
              Pergunta: Os professores destruíram o quê?
              Resposta: O quadro.

     3.2. Identifique o grupo nominal que, em cada frase, pode ser substituído por um dos pronomes pessoais na forma acusativa o / a / os / as.

          a) Os professores destruíram o quadro.
              Os professores destruíram-no.

          3.2.1. Identifique a posição dos pronomes na frase.

     3.3. Reescreva as frases alterando o número dos grupos nominais que substituiu na resposta à pergunta 3.2.

          3.3.1. Identifique outras alterações a que procedeu, além das efectuadas na resposta à pergunta 3.3.

     3.4. A partir dos exercícios anteriores, podemos concluir que:

sábado, 16 de outubro de 2010

Ficha de leitura de "Tudo o que faço ou medito"

Tudo o que faço ou medito


                                                     Tudo o que faço ou medito
                                                     Fica sempre na metade.
                                                     Querendo, quero o infinito.
                                                     Fazendo, nada é verdade.

                                                     Que nojo de mim me fica
                                                     Ao olhar para o que faço!
                                                     Minha alma é lúcida e rica,
                                                     E eu sou um mar de sargaço -

                                                     Um mar onde bóiam lentos
                                                     Fragmentos de um mar de além...
                                                     Vontades ou pensamentos?
                                                     Não o sei e sei-o bem.

                                                            Fernando Pessoa


Vocabulário:

          . nojo (v. 5): repugnância, náusea, luto;

          . sargaço(v. 8): designação de certas algas marinhas que bóiam nas águas e são frequentemente aproveitadas para adubo.


Questionário:

1. Na primeira estrofe do poema, o sujeito poético confessa um sentimento que o domina.

          1.1. Identifique o sentimento e a causa que está na sua origem.

          1.2. Justifique em que medida os versos 3 e 4 atestam a impossibilidade de realização do "querer".

2. Esse sentimento provoca um outro sentimento no sujeito poético.

          2.1. Indique-o.

          2.2. Interprete o sentido da antítese da segunda estrofe.

3. Atente, agora, na terceira estrofe.

          3.1. Proceda ao levantamento dos vocábulos que sugerem indefinição e estagnação.

          3.2. Estabeleça uma relação de sentido entre "mar de além" (v. 10) e "mar de sargaço" (v. 8).

          3.3. Apresente uma explicação para o paradoxo com que o poema termina.
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