sexta-feira, 9 de agosto de 2019
O romance contemporâneo e a desvalorização da diegese
quinta-feira, 8 de agosto de 2019
Conjugação do verbo "abster"
Agradar a gregos e a troianos
quarta-feira, 7 de agosto de 2019
O casamento de Maria de Noronha e D. João de Portugal
"Maria afasta-se completamente do que a família quer para si porque ela acha que cometeu um pecado a gostar doutro homem enquanto ainda era casada com D. João. E por isso vai para um convento o que a leva a afastar-se mais ainda da opinião da sua família."Estas versões alternativas das obras literárias são sempre um poço de criatividade.
terça-feira, 6 de agosto de 2019
Análise de "No meio do caminho", de Carlos Drummond de Andrade
segunda-feira, 5 de agosto de 2019
Ser ou não ser
sábado, 3 de agosto de 2019
quinta-feira, 1 de agosto de 2019
Descoberta nova característica de D. Madalena de Vilhena
Não há AO que resista perante tamanha capacidade criativa dos nossos alunos.
quarta-feira, 31 de julho de 2019
"Fim", de Mário de Sá Carneiro
O texto
gira em torno de um tema que se pode sintetizar do seguinte modo: encontrar
sentido apenas na morte e através dela. O sujeito poético confere à sua morte e
ao seu funeral o tom grotesco que lhe rira a dignidade, como para mais
achincalhar-se.
Começando a
análise pelo título, nota-se nele uma espécie de humor satânico que se estende
a toda a composição. O sujeito poético expressa o desejo de o seu post-mortem,
o seu funeral, a sua morte, ser celebrado com grande euforia e espetáculo: marcado
pelo bater de latas, berros, pinotes e palhaços, desejo esse que sugere uma
autorridicularização. É uma sugestão irreverente que deixa escapar um profundo
autodesprezo. Por outro lado, a performance circense de palhaços e acrobatas
conota uma alegria no encontro com a morte.
As ideias
de teatralidade e representação são conferidas pela presença precisamente dos
palhaços e acrobatas, típicas figuras do espetáculo circense, que resume a
faceta de clandestinidade, de transgressão incutida na excentricidade do último
desejo, o de um funeral à moda andaluza. Esta arte de rua, marginal, constitui
também o tema de “Partida de Emigrantes”, um triplico de Almada Negreiros. Num
dos quadros, os saltimbancos de rua dominam a cena do cais representado. A sua
presença representa a transgressão, a marginalidade que pode ser ignorada,
desprezada e ostracizada, mas não suprimida, porque existe. No poema em
análise, o sujeito lírico, na última jornada da sua existência, transforma o
que deveria ser um cerimonial triste e pesaroso, de acordo com as convenções
ocidentais, numa festa de rua, dominada pelo clima de festa, provocatória. O
fim é celebrado e transformado numa comemoração de vida, a pretexto da morte, e
acompanhado por artistas marginais com quem comunga o mesmo sentido
transgressor. Isto significa que o conceito tradicional de funeral não é o
enunciado no texto: um funeral é uma cerimónia caracterizada por uma atmosfera
grave e de pesar, mas neste caso é manifesto o desejo do «eu» de que o seu seja
um momento de festa e de folia.
O ato caricato
de transportar o caixão sobre um burro sugere a irreverência diante da morte e
traduz também uma ideia de escárnio pelo próprio fim. Além disso, tem os
enfeites à moda da Andaluzia, que devem ser vibrantes, vistosos.
Quanto ao
burro, no texto simboliza a obscuridade. Note-se que, na Índia, o animal serve
de montaria para divindades funestas, como Nairrita, guardião da região dos
mortos, o que só confirma a ideia de que o poema aponta para a figura do fim.
A figura do
palhaço, para Chevalier e Gheerbrant, é a representação do rei assassinado.
Simboliza a inversão da compostura régia nas suas palavras e atitudes. A
majestade é substituída pela irreverência; a soberania pela ausência de toda a
autoridade; o temor pelo riso; a vitória pela derrota; as cerimónias sagradas
pelo ridículo; a morte pela zombaria. O palhaço é como o reverso da medalha, o
contrário da realeza, a paródia encarnada.
A nota final é clara: esta é a sua vontade expressa, pois a um morto nada se recusa.