Português

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Mithá Ribeiro: uma entrevista polémica

Professor de História defende o silêncio de volta às escolas. É autoritário e não se importa que os alunos não gostem dele. Basta gostarem das aulas.

     Licenciado em História e especializado em estudos africanos, Gabriel Mithá Ribeiro gosta ainda de entrar em outras áreas como sociologia ou psicanálise para entender melhor o pensamento social.


(c) 

Asteróide em rota de colisão com a Terra


     Em 2880... »»»

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Quantificador interrogativo

1. Definição

                O quantificador interrogativo é a palavra que introduz uma frase interrogativa parcial (direta(1)) ou indireta(2)) e que formula uma pergunta quanto ao número ou à quantidade do que é designado pelo nome que precede, com o qual concorda em género e em número.
                A resposta a este tipo de pergunta implica o uso de um quantificador:
(1) Quantos livros requisitaste?
Dois. (quantificador numeral)
(2) Diz-me quanto tempo estudaste para o teste de Filosofia.
Pouco. (quantificador existencial)

                Em determinados contextos, o determinante interrogativo que pode funcionar como quantificador interrogativo, desde que a pergunta implique na resposta um quantificador:
P – Que fiambre compraste?
R – Duzentos gramas.

1.1. Formas

Quantificador interrogativo
Singular
Plural
Masculino
Feminino
Masculino
Feminino
quanto?
quanta?
quantos?
quantas?

Coina para todos


Quantificador relativo

1. Definição

                O quantificador relativo exprime uma ideia de quantidade total em relação ao nome que o antecede, com o qual concorda em género e número, e que é acompanhado de um quantificador:
Utilizámos tantos copianços quantos quisemos.

                O quantificador relativo pode também ser precedido de tudo:
Fiz tudo quanto me pediste.

                Por outro lado, introduz uma oração subordinada adjetiva relativa, funcionando como conector entre a oração subordinante e a subordinada que introduz:
O José corrigiu o erro tantas vezes quantas as necessárias.

                Frequentemente, o antecedente do quantificador relativo é omitido:
Dá trela a quantos há na freguesia… (Miguel Torga, Contos da Montanha) = Dá trela a tantos rapazes quantos há na freguesia.

1.1. Formas

Quantificador relativo
Singular
Plural
Masculino
Feminino
Masculino
Feminino
quanto
quanta
quantos
quantas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Traseiro


A mudança que assusta

Molhada

Do uso (errado) de «portanto»

Portanto...
Quando uma aluna da minha professora de português do então 5° ano do liceu começava a resposta com "portanto", como na altura era moda na linguagem juvenil, era certo que desencadeava uma tempestade. Ainda me dá vontade de rir quando me lembro do teatro que ela fazia, arregalava os olhos como se tivesse visto um fantasma, levava as mãos ao cabelo e arrepelava-os de pavor, puxava do lenço branco que trazia no bolso e assoava-se ruidosamente como se lhe tivesse entrado um cheiro tóxico pelas narinas. Isto durava um bom bocado e o silêncio na aula era terrível, a temer a borrasca a cair sobre a desgraçada do portanto. Seguia-se o sermão. Portanto??? Ó parvoinha, ó tolinha, então ainda não raciocinaste e já estás a usar uma conjunção coordenativa conclusiva? Estás a coordenar o quê, disparates ou sabedoria? Queres fingir que sabes do que estás a falar, julgas que me enganas? Em vez de estudar e de aprender a usar os miolos decoraste as coisas e vens para aqui fingir que sabes do que falas? Explicava depois, já mais calma, que primeiro é preciso explicar os elementos em que se baseia o raciocínio, o que mostra que as pessoas estudaram o assunto e perceberam-no em vez de andar "à pesca", como ela dizia. Se essas premissas estivessem erradas, bem podíamos usar os portantos todos que não havia anjo protector para nos defender da asneira final. E ela considerava ofensivo que se começasse pelo "portanto", não era só um erro de construção da frase -o que já seria gravíssimo - ela ensinava que era uma questão de respeito pela inteligência e boa fé dos outros, porque se não pudessem avaliar o ponto de partida tinham que seguir a conclusão sem saberem se estava certa ou errada. Um dos exemplos que dava para ilustrar as consequências nefastas desta organização do discurso era poder esconder preconceitos, ideias feitas que levavam a conclusões sem permitir escrutinar os seus fundamentos. Apontava uma aluna com uma elaborada trança no cabelo e dizia, à queima roupa, "portanto, tu só te preocupas com os penteados", e todos sabiam que essa era uma boa aluna e que era injusto ela concluir pela avaliação superficial; ou mostrava à turma uma lancheira debaixo do tampo de uma carteira e acusava " portanto acordaste tarde e não tiveste tempo de tomar o pequeno almoço"  e todos sabiam que a menina vinha de longe e se levantava de madrugada, claro que teria fome antes da hora da saída das aulas. E por aí fora. Ela ensinou-nos a ser exigente na avaliação dos argumentos, a desconfiar de quem apresenta ou adere a conclusões sem se preocupar em saber se as razões resultam da ignorância disfarçada ou da má fé, para chegar ao "portanto".
Hoje, se olharmos à nossa volta, há um recurso sistemático aos "portanto" para início de conversa, começa-se sempre pela afirmação peremptória e, quando se vai ver o raciocíonio e as suas premissas, por mais duvidosas ou incertas que sejam, já todos assumiram a conclusão. A minha professora de português, se fosse viva, teria um colapso nervoso. Arrepelaria os cabelos, invectivando este mundo de enganos. E não haveria lenços capazes de a proteger da corrosão ácida das conclusões mal pensadas.

(c) Suzana Toscano, in Quarta República
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