1. Observe as seguintes frases.
a) A professora deu os «bons-dias» ao Pedro.
b) O Pedro assistiu à festa anteontem.
c) Na Eurodisney, a Carolina fugiu do Mickey.
d) A Ana Rute foi à Guarda no mês passado.
a) A professora deu os «bons-dias» ao Pedro.
b) O Pedro assistiu à festa anteontem.
c) Na Eurodisney, a Carolina fugiu do Mickey.
d) A Ana Rute foi à Guarda no mês passado.
1.1. Identifique os constituintes que desempenham a função sintáctica de sujeito aplicando os testes relevantes.
a) A professora deu os «bons-dias» ao Pedro.
Sujeito: A professora.
Teste de substituição: Ela deu os «bons-dias» ao Pedro.
Pergunta-teste: Quem deu os «bons-dias» ao Pedro?
Resposta: A professora (=> sujeito).
1.2. Identifique os constituintes que desempenham a função sintáctica de complemento directo aplicando os testes relevantes.
1.3. Identifique os constituintes que desempenham a função sintáctica de complemento indirecto aplicando os testes relevantes.
2. Diversos constituintes das frases dadas não podem ser classificados nem como sujeito, nem como complemento directo, nem como complemento indirecto. Este facto significa que desempenham outra(s) função(ões) sintáctica(s).
2.1. Releia as frases em 1.
2.1.1. Responda às seguintes perguntas, feitas à primeira frase.
1.ª) O que é que a professora fez?
2.ª) O que é que a professora fez os «bons-dias»?
3.ª) O que é que a professora fez ao Pedro?
2.1.1.1. Identifique as frases agramaticais resultantes do par pergunta-resposta.
2.2. Repita o exercício com as restantes frases.
2.2.1. Indique as frases agramaticais resultantes dos pares pergunta-resposta.
3. Responda, agora, às perguntas seguintes.
Nos pares pergunta-resposta com frases agramaticais:
3.1. Os constituintes que desempenham a função de complemento directo ocorrem na pergunta ou na resposta?
3.2. E os constituintes que desempenham a função de complemento indirecto?
3.3. De entre os restantes constituintes das frases, quais foram os que ocorreram na resposta à semelhança do complemento directo e do complemento indirecto.
3.4. Indique, dos restantes constituintes, os que não se comportaram como complementos?
4. Concentre a sua atenção nos constituintes que identificou nas respostas às perguntas 3.3. e 3.4.
4.1. Reescreva as frases b a d, omitindo os constituintes referidos em 3.3.
4.1.1. Classifique as frases como gramaticais, agramaticais ou de sentido incompleto.
4.2. Rescreva, agora, as mesmas frases retirando-lhes os constituintes referidos em 3.4.
4.2.1. Classifique as frases resultantes, à semelhança do que fez em 4.1.1.
5. Complete o quadro apresentado.
1.2. Identifique os constituintes que desempenham a função sintáctica de complemento directo aplicando os testes relevantes.
1.3. Identifique os constituintes que desempenham a função sintáctica de complemento indirecto aplicando os testes relevantes.
2. Diversos constituintes das frases dadas não podem ser classificados nem como sujeito, nem como complemento directo, nem como complemento indirecto. Este facto significa que desempenham outra(s) função(ões) sintáctica(s).
2.1. Releia as frases em 1.
2.1.1. Responda às seguintes perguntas, feitas à primeira frase.
1.ª) O que é que a professora fez?
2.ª) O que é que a professora fez os «bons-dias»?
3.ª) O que é que a professora fez ao Pedro?
2.1.1.1. Identifique as frases agramaticais resultantes do par pergunta-resposta.
2.2. Repita o exercício com as restantes frases.
2.2.1. Indique as frases agramaticais resultantes dos pares pergunta-resposta.
3. Responda, agora, às perguntas seguintes.
Nos pares pergunta-resposta com frases agramaticais:
3.1. Os constituintes que desempenham a função de complemento directo ocorrem na pergunta ou na resposta?
3.2. E os constituintes que desempenham a função de complemento indirecto?
3.3. De entre os restantes constituintes das frases, quais foram os que ocorreram na resposta à semelhança do complemento directo e do complemento indirecto.
3.4. Indique, dos restantes constituintes, os que não se comportaram como complementos?
4. Concentre a sua atenção nos constituintes que identificou nas respostas às perguntas 3.3. e 3.4.
4.1. Reescreva as frases b a d, omitindo os constituintes referidos em 3.3.
4.1.1. Classifique as frases como gramaticais, agramaticais ou de sentido incompleto.
4.2. Rescreva, agora, as mesmas frases retirando-lhes os constituintes referidos em 3.4.
4.2.1. Classifique as frases resultantes, à semelhança do que fez em 4.1.1.
5. Complete o quadro apresentado.