Português: Caracterização de John

sábado, 31 de agosto de 2019

Caracterização de John

            Filho do diretor e Linda, John é a única personagem importante que cresceu fora do Estado Mundial. Consumado outsider, ele passou a vida alienado da sua aldeia na Reserva Selvagem do Novo México, e vê-se igualmente incapaz de se encaixar na sociedade do Estado Mundial. Toda a sua visão de mundo é baseada no conhecimento das peças de Shakespeare, que ele cita com grande facilidade.
            Embora Bernard Marx seja a personagem principal de Admirável Mundo Novo até à sua visita com Lenina à Reserva, depois disso desaparece e John torna-se o protagonista central. Ele entra pela primeira vez na história quando manifesta interesse em participar no ritual religioso indiano do qual Bernard e Lenina se afastam. O desejo de John marca-o primeiro como um estranho entre os índios, já que não tem permissão para participar no seu ritual. Também demonstra a enorme divisão cultural que existe entre ele e a sociedade do Estado Mundial, já que Bernard e Lenina veem o ritual tribal como nojento. John torna-se a personagem central do romance porque, rejeitado pela cultura indiana "selvagem" e pela cultura "civilizada" do Estado Mundial, é o principal outsider.
            Como outsider, John encontra os seus valores num autor de mais de 900 anos, William Shakespeare. O amplo conhecimento de John sobre as obras do dramaturgo é-lhe útil de várias maneiras importantes: permite verbalizar as suas próprias emoções e reações complexas, fornece uma estrutura a partir da qual pode criticar os valores do Estado Mundial e uma linguagem que lhe permite conservar a sua posição contra a formidável habilidade retórica de Mustapha Mond durante o confronto. (Por outro lado, a insistência de John em ver o mundo através dos olhos de Shakespeare às vezes cega-o para a realidade de outras personagens, principalmente Lenina, que, na sua mente, é alternadamente uma heroína e uma prostituta, sendo que nenhum dos rótulos é apropriado para ela.) Shakespeare incorpora todos os valores humanos e humanitários que foram abandonados no Estado Mundial. A rejeição de John da superficial felicidade do Estado Mundial, a sua incapacidade para conciliar o seu amor e desejo por Lenina e até o seu eventual suicídio refletem temas de Shakespeare. Ele próprio é uma personagem shakespeariana num mundo onde é proibida qualquer poesia que não venda um produto.
            O otimismo ingénuo de John sobre o Estado Mundial, expresso nas palavras de A Tempestade que constituem o título do romance, é esmagado quando ele entra em contacto direto com o Estado. A frase “admirável mundo novo” assume um tom cada vez mais amargo, irónico e pessimista, à medida que se torna mais conhecedor desse mesmo Estado. A participação de John na orgia final e o seu suicídio no final do romance podem ser vistos como resultado de uma insanidade criada pelo conflito fundamental entre os seus valores e a realidade do mundo em seu redor.

            John é, afinal, o último ser humano (além dos nativos da Reserva) num mundo de seres projetados. Por outro lado, até que ponto representa o complexo de Édipo de Freud?

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...