Português: Resumo do capítulo XI de Admirável Mundo Novo

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Resumo do capítulo XI de Admirável Mundo Novo


            O diretor, caído em desgraça, renuncia, e Bernard consegue manter o seu emprego. John, conhecido como "o selvagem", torna-se um hit instantâneo da sociedade. Linda toma soma continuamente e cai num estado de intoxicação que oscila entre o meio acordada e meio a dormir. Bernard experimenta uma popularidade sem precedentes como guardião nomeado de John e gaba-se da sua próspera vida sexual para Helmholtz, mas este responde apenas com um silêncio sombrio que o ofende. Bernard decide então parar de falar com ele. Descaradamente, desfila o seu comportamento pouco ortodoxo, pensando que a sua popularidade como descobridor e guardião do Selvagem o protegerá. Escreve a Mond para lhe dizer que John acha a "infantilidade civilizada" muito fácil e acrescenta que concorda com o veredito do Selvagem. Mond, ao ler a carta herética, pensa que talvez tenha de ensinar uma lição a Bernard.
            A visão de dezenas de gémeos idênticos numa fábrica enoja John. Com uma ironia amarga, ele repete a frase de Shakespeare: "Ó corajoso mundo novo que tem tantas pessoas nele". Recusa-se a aceitar soma e visita a mãe com frequência. Visita também Eton, onde as crianças Alfa se riem de um filme de "selvagens" espancando-se com chicotes numa Reserva.
            Lenina gosta de John, mas não sabe se ele gosta dela. Leva-o a uma sessão de cinema sensorial, para ver um filme intitulado Três Semanas num Helicóptero, que conta a história de um homem negro que sequestra uma mulher loira Beta-Mais para seu próprio prazer. John odeia o filme, mas isso revigora a sua paixão por Lenina. A sua vergonha por causa do desejo físico que sente pela rapariga domina-o. Para perplexidade desta, ele recusa fazer sexo com ela. Tranca-se no quarto e lê o Otelo de Shakespeare, enquanto Lenina volta para o seu e toma soma.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...