Português

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Questionário - Cap. I

-----Responda às seguintes perguntas sobre o capítulo I do Sermão de Santo António aos Peixes:

1. Indique o conceito predicável em que se funda o Sermão e explicite a sua função no discurso.

1.1. Estabeleça a correspondência entre os elementos linguísticos que constituem o conceito predicável e aquilo para que, metaforicamente, estes remetem.

1.2. Explicite o sentido da metáfora «Vós sois o sal da terra».

1.3. Por que razão os pregadores são o sal da terra?

2. O sal está a cumprir a sua função? Justifique a sua resposta.
*****************************************************
3. Refira os dois elementos responsáveis pela corrupção da terra.
-
3.1. Explicite a responsabilidade de uns e de outros.
-
4. Mostre que as razões da corrupção são apresentadas através de silogismos, analogias e simetrias.
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5. No segundo parágrafo, são apresentadas propostas para solucionar o problema. Explicite-as.
-
6. Atente no terceiro parágrafo. Não encontrando resposta/solução no Evangelho para a perghunta «E à terra que se não deixa salgar, que se lhe há-de fazer?», Vieira vai procurá-la a um episódio da vida de Santo António.
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6.1. Resuma esse episódio e indique os traços caracterizadores do seu protagonista.
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6.2. Qual é, então, a solução para a «terra que se não deixa salgar»?
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6.3. Explique, de forma aprofundada, a identificação entre o Padre Vieira e Santo António.
-
7. Justifique a invocação que o orador faz, n a parte final deste capítulo, à Virgem Maria.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Aula 7

. Leitura de um editorial.

. Análise do editorial de «Miragem em miragem»:
.
-----1. O editorial pode dividir-se em três partes. Assim, do início do texto até "Agora era a America's Cup" deparamos com a tese; entre "Era muito bom que a Taça América tivesse vindo para Lisboa..." e "E a realização da America's Cup em Lisboa vinha ao encontro disso." desenvolve-se a antítese, isto é, a aparente aceitação dos argumentos contrários; por fim, de "Mas, para lá deste benefício, a Taça América arrisca-se a ser mais uma enorme ilusão." até ao final do editorial existe a síntese.
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-----2. A tese do editorial sugere que, em Portugal, não há capacidade empreendedora local e, para compensar essa falha, ciclicamente, o país acredita que conjunturas exteriores o podem salvar da crise.
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-----3. Os argumentos que sustentam a tese são os seguintes: o país funcionou, desde sempre, esperando soluções exteriores; durante séculos, essa solução era o império; quando este findou, virou-se para as remessas dos emigrantes; depois, sucessivamente, para os fundos europeus, a Expo 98 e o Euro 2004; agora, era a Taça América a grande redentora.
.
-----4. A contra-argumentação estriba-se em três ideias: a Taça América poderia ser mais um adiamento da resolução dos problemas nacionais; a riqueza de um país tem de resultar do seu esforço; por último, Portugal tem de criar riqueza e deixar de esperar pela solução proveniente do exterior (solução).

. O editorial.

. Ficha de trabalho sobre os actos de fala.

sábado, 3 de outubro de 2009

Aula 6

. Leitura de uma crónica jornalística.

. Resolução de uma ficha de trabalho/análise da crónica.

. Correcção da actividade.

. A interacção discursiva (revisão).

. Resolução de uma ficha de aplicação dos conteúdos leccionados.

. Trabalho de casa: leitura do cap. I do Sermão de Santo António aos Peixes.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Aula 5

. Correcção da segunda parte da ficha de análise da crónica através de «power point». . Revisão dos conteúdos referentes à interacção discursiva.

sábado, 26 de setembro de 2009

Aula 4

. Correcção da ficha de trabalho da aula anterior. . Leitura de uma crónica jornalística. . Resolução de um questionário de escolha múltipla. . Breve alusão ao Sermão de Santo António aos Peixes.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Aula 3

. Visionamento e análise de um «cartoon»: .
-----1. A palavra "viragem" assume, no «cartoon», dois sentidos, sendo que o repórter a usa num sentido figurado, enquanto o surfista a interpreta na sua acepção denotativa.
-----No título do «cartoon», o adjectivo "pós-modrno" faz parte do aposto "o repórter pós-moderno", função sintáctica que se separa do nome a que se refere por meio de um sinal de pontuação: vírgula, parêntesis ou travessão.
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-----2. A inadequação - do vestuário, da pose (atente-se na rigidez da atitude, no pormenor dos dedos espetados da mão que escreve...), do entrevistado escolhido e do lugar, nomeadamente para a pergunta colocada... - é o traço mais saliente deste repórter, que demonstra uma clara inconsciência da sua função, desde logo pela insensibilidade à realidade que o cerca, de que lhe compete, como repórter, dar testemunho.
.
-----3. O adjectivo composto "pós-moderno" - que, em termos denotativos, designa uma corrente estética, cultural - é aqui usado com valor satírico. Acaba por servir para etiquetar, ridicularizando-o, um estilo que sobrevaloriza aspectos secundários, tratando o essencial com superficialidade, com futilidade. No desenho, faz-se a caricatura de reportagens demasiado preocupadas com a forma da peça jornalística, mas em que se aborda qualquer assunto com idêntica ligeireza.
. Denotação / conotação; monossemia / polissemia.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Aula 1

. Indicações sobre o material necessário para a disciplina: manual, caderno diário, blogue... . Marcação das datas dos testes de avaliação. . Referência ao exame nacional de 12.º ano: estrutura habitual, tipologia de questões... . Resenha do programa. . Ficha de trabalho. . Correcção da ficha.

Sermão de Santo António aos Peixes

. Texto integral. . Questionário - Cap. I. .

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Programa

. Sequência 1

-----. Leitura:
----------* Textos informativos diversos;
----------* Textos dos domínios transaccional e educativo (comunicado e reclamação).

-----. Compreensão oral: Documentários de índole científica.

-----. Expressão oral:
----------* Reclamação;
----------* Comunicado.

-----. Expressão escrita: reclamação / protesto.

-----. Funcionamento da língua:
----------* Texto (continuidade, progressão, coesão, coerência);
----------* Tipologia textual (protótipos textuais);
----------* Estruturas lexicais;
----------* Neologia.



. Sequência 2

-----. Leitura:
----------* Discurso político;
----------* Sermão de Santo António aos Peixes.

-----. Compreensão oral:
----------* Documentários;
----------* Extractos do Sermão em CD;
----------* Filme.

-----. Expressão oral: Exposição.

-----. Expressão escrita:
----------* Textos expositivo-argumentativos;
----------* Textos de apreciação crítica.

-----. Funcionamento da língua:
----------* Processos fonológicos;
----------* Interacção disursiva (força ilocutória);
----------* Texto (continuidade; progressão; coesão; coerência);
----------* Protótipos textuais;
----------* Processos interpreativos inferenciais (figuras);
----------* Tempo e aspecto;
----------* Modalidade.



. Sequência 3

-----. Leitura: Frei Luís de Sousa.

-----. Compreensão oral:
----------* Filme;
----------* Documentários.

-----. Expressão oral: Dramatização.

-----. Expressão escrita:
----------* Textos rgumentativos;
----------* Textos expositivo-argumentativos;
----------* Resumo.

. Funcionamento da lingua:
----------* Texto (continuidade; progressão; coesão; coerência);
----------* Tipologia textual (protótipos textuais);
----------* Tempo e aspecto; modalidade;
----------* Ordem de palavras; função sintáctica;
----------* Figuras de sintaxe.



. Sequência 4

-----. Leitura:
----------* Caricaturas;
----------* Desenhos humorísticos;
----------* Romance de Eça de Queirós.

-----. Compreensão oral:
----------* Documentários;
----------* Excertos de filmes ou séries;
----------* Programas humorísticos.

-----. Expressão oral: Debate.

-----. Expressão escrita: Síntese.

-----. Funcionamento da língua:
----------* Texto (continuidade; progressão; coesão; coerência);
----------* Tipologia textual (protótipos textuais);
----------* Processos interpretativos inferenciais;
----------* Tempo e aspecto; modalidade.



. Sequência 5

-----. Leitura:
----------* Textos dos «media»:
---------------> Editorial;
---------------> Artigos de apreciação critica;
---------------> Imagens e textos publicitários
----------* Cesário Verde.

-----. Compreensão oral: Produções áudio e audiovisuais diversas.

-----. Expressão oral: Textos publicitários.

-----. Expressão escrita:
----------* Artigos de apreciação critica;
----------* Textos publicitários.

-----. Funcionamento da língua:
----------* Texto(continuidade; progressão; coesão; coerência);
----------* Tipologia textual (protótipos textuais);
----------* Paratextos;
----------* Expressões nominais.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

A minha palavra favorita

-----Nunca tinha pensado em qual seria a minha palavra favorita; já pensei qual é a minha comida preferida, a minha cor preferida, a minha música preferida..., mas nunca na minha palavra preferida.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Correcção do Teste - 05/06/2009

Grupo I

1.
-----. Lena
-----Fisicamente, Lena estava vestida de luto (calçava uns sapatos pretos e vestia meias, bibe e um grande laço igualmente pretos), tinha os cabelos claros e a pele branca ("... o colo muito branco que formava com o rosto uma mancha alva no meio do luto."). Psicologicamente, era viva ("... os seus movimentos eram leves e cheios de vivacidade."), airosa e bonita ("Parece uma andorinha..."; "É bem bonita..."). Por outro lado, procurava chamar a atenção de Luciano, podendo depreender-se que gostava dele, daí que corresse em círculos largos e se exprimisse de forma exagerada sobre o carreiro de formigas.

-----. Luciano
-----Luciano é orgulhoso, impulsivo e um pouco arrebatado. De facto, gosta de Lena, mas, como não aprecia a família dela, usa esse facto como pretexto para dizer que também não gosta da jovem, agindo como se ela lhe fosse indiferente. No fundo, não tem coragem para assumir os sentimentos que nutre por Lena.

-----. Júlio
-----Júlio gosta também de Lena, como ele próprio confessa e como é visível através de várias atitudes. No entanto, como está convencido de que Lena gosta de Luciano, não lhe declara o seu amor. Quando dialoga com o amigo, é manifesta uma certa tristeza, pois gostari ade estar no seu lugar, isto é, ser objecto do amor da jovem.

2. Júlio e Luciano são amigos, brincam juntos e estão ambos apaixonados por Lena, que, por sua vez, está enamorado de Luciano, que tudo faz para a evitar.

3. No texto, são visíveis dois momentos de diálogo, ambos entre os dois amigos, Luciano e Júlio.
-----No primeiro momento, ficamos a compreender as relações estabelecidas entre as três personagens: embora o negue, Luciano gosta de Lena, mas não da sua família; Júlio gosta igualmente de Lena, mas reconhece que não é correspondido; Lena gosta de Luciano.
-----O segundo momento de diálogo torna visível o carácter / a personalidade de Luciano. De facto, "... com um ar superior...", toma uma série de atitudes relativamente a Lena que contrariam a paixão que sente por ela.
-----Em suma, o diálogo caracteriza indirectamente as personagens e contextualiza o narratário, isto é, o leitor.

4. A comparação utilizada por Júlio ("Parece uma andorinha...") resulta do contraste entre o negro do vestuário e a pele branca, bem como da forma viva, com movimentos leves e ágeis, como corria com os braços abertos, o que a aproximava do aspecto físico e dos movimentos de uma andorinha.
-----Por outro lado, a comparação revela o carinho, o amor e a admiração que o rapaz sente por Lena.

5. Lena corre em círculos cada vez mais largos, pretendendo, com esta atitude, aproximar-se de Luciano. Por outro lado, a forma como se refere ao carreiro de formigas ("... exclamou ela, numa exagerada surpresa...") demonstra o seu desejo de chamar a atenção do rapaz, que persistia na sua atitude de fingir que a ignorava.


Grupo II
1. O verbo «dizer» pode ser substituído, na primeira ocorrência, por «declarou» ou «comentou» e, na segunda, por «reagiu», «protestou» ou «exclamou».

2. Júlio disse a Luciano que não o percebia. Acrescentou que ela [Lena] andava sempre à volta dele e que ele corria com ela e que, naquele momento, [ela] tinha passado sem o olhar e ele tinha ficado danado.
-----Luciano cortou dizendo que tal não tinha acontecido / não era verdade.
3.1.1. Os exemplos de anáfora são os seguintes: «ela», «seus», «[abriu-]lhe».

3.1.2. Há diversos exemplos de elipse: «[Lena] vinha de sapatos pretos, [Lena vinha de] meias pretas...»; «... um grande laço preto.»; «[Lena / ela] passou...», etc.

4.1.1. Dois sinónimos de «espaço» são os nomes «sítio» e «lugar».

4.1.2. O hiperónimo de «Lisboa» é «cidade».

4.1.3. Os deícticos que remetem para o espaço em que o escritor se situa são «lá», «ali», «nela», «daqui»...

sexta-feira, 5 de junho de 2009

«Amizade»

----------A palavra de que eu gosto mais é a palavra «amizade», pois é com os meus amigos que me sinto feliz. A amizade é muito importante, é algo essencial na nossa vida... Um bom amigo é alguém que está sempre connosco, nos bons e maus momentos.
----------Antigamente, costumava dizer que «esta» ou «aquela» pessoa era a minha melhor amiga, mas neste momento sou da opinião que não há melhores amigos, são todos amigos, cada um à sua maneira. Há uma ou outra pessoa com quem desabafamos, a quem contamos coisas íntimas, com quem sorrimos e choramos, mas no fundo todos são bons amigos.
----------Afinal, é com os nosso amigos que somos felizes.
C. M.
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