Português: Individualidade

sábado, 7 de setembro de 2019

Individualidade

1
"Prefiro ser eu mesmo", disse ele. “Eu mesmo e desagradável. Ninguém mais, por mais alegre que seja.”

Bernard diz isto a Lenina depois dee ela o pressionar a comer um sundae de soma para que ele se possa divertir mais. Bernard recusa-se a participar em muitas atividades coletivas e não quer perder a sua própria identidade com substâncias que alteram o humor ou a personalidade. Ele enfatiza que, para si, é melhor ser ele mesmo, ainda que esteja de mau humor, do que perder a sua individualidade para experimentar prazer induzido quimicamente. Berrnard sugere que as atividades em grupo, especialmente sob a influência de soma, são uma forma de hipnose ou controle social que suprime a diferença humana. Os princípios fordistas sustentam a supressão do indivíduo em prol da estabilidade coletiva, mas a personagem acredita em sua própria liberdade e ação.

2
"Quanto maiores os talentos de um homem, maior o seu poder de se desviar. É melhor que alguém sofra do que muitos sejam corrompidos. Considere o assunto desapaixonadamente, Sr. Foster, e verá que nenhuma ofensa é tão hedionda quanto a heterodoxia do comportamento.”

O diretor está a dizer a Henry por que Bernard merece ser punido por expressar interesses e opiniões diferentes daqueles que o rodeiam. Como Bernard é um Alfa, é inteligente e, portanto, tem o "poder de desviar" os membros dos grupos sociais mais baixos ao seu redor. Para uma sociedade que valoriza a estabilidade e a igualdade, a inteligência e a vontade de Bernard de expressar diferença e individualidade são extremamente ameaçadoras e devem ser controladas por meio de punições públicas.

3
“Ele despertou mais uma vez para a realidade externa, olhou em volta, sabia o que via – sabia, com uma sensação de horror e repugnância, pelo delírio recorrente dos seus dias e noites, o pesadelo da imensa indistinguível mesmice. Gémeos, gémeos ...

O narrador descreve a reação de John ao ver um grupo de deltas saindo do hospital depois do trabalho para receber sua dose de soma. Ele está horrorizado por todos eles terem os mesmos rostos, vozes e maneirismos. Como vem da Reserva, onde as pessoas nascem e envelhecem naturalmente, é capaz de mostrar ao leitor como é estranho e horrível entrar num mundo de clones, de gémeos. Esses momentos ajudam a revelar a natureza distópica do romance, apesar da crença de muitas personagens na sua sociedade ideal.

4
"Toda gente pertence a toda a gente."

Esta é uma fala das gravações de condicionamento social que diferentes personagens repetem ao longo do texto. Isso significa que nenhuma relação, especialmente nenhuma relação sexual, é mais importante que qualquer outra, e toda a pessoa tem o direito de fazer sexo com outra pessoa. Esse princípio cria um corpo coletivo e uma pessoa que são mais importantes do que a pessoa individual.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...