Português

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Narrador de "O Tesouro"


 
1. Presença: não participante ® heterodiegético (narração na terceira pessoa).
 
 
2. Relações com a história:
- narrador observador;
- narrador interveniente (comentador): "Oh! D. Rui, o avisado, era veneno!".
Enquanto narrador interveniente, o seu papel é moralizador e punitivo.
 
 
3. Focalização / Ponto de Vista
 
    Num primeiro momento, a focalização é interna, ou seja, o narrador sabe tanto quanto as personagens. O leitor só sabe das suas intenções pelas revelações dessas mesmas personagens, o que é, aliás, uma das suas formas de caracterização.
 
    Num segundo momento (penúltimo parágrafo), encontramos uma focalização omnisciente, quer dizer, o narrador sabe tudo sobre as personagens e os acontecimentos: "Porque Guanes, apenas chegara a Retortilho, mesmo antes de comprar os alforges, correra cantando a uma viela, por detrás da catedral, a comprar ao velho droguista judeu o veneno que, misturado ao vinho, o tornaria a ele, a ele somente, dono de todo o tesouro.”

Tempo psicológico de "O Tesouro"

  
Inverno: tempo de dificuldades, de miséria e de fome.
 
Primavera: tempo de esperança duma vida nova, de regeneração, todavia frustrado pela ambição desmedida dos três irmãos.
 
Domingo: como dia santo, remete também para a possibilidade dum renascimento espiritual dos três irmãos.
 
Manhã ® tarde ® noite: a noite remete para a escuridão; por outro lado, este percurso remete para a vontade de cada um dos irmãos ficar com o tesouro, evidenciada pelo desejo de subida à serra com o cofre. A punição surge como obra da providência. A miséria física conduz à miséria espiritual.
 

Tempo do discurso de "O Tesouro"


    A ação estende-se do inverno à primavera e o seu núcleo central concentra-se num dia, desde a manhã até à noite. A condensação de um tempo da história tão longa (presumivelmente três ou quatro meses) numa narrativa curta (conto) implica a utilização sistemática de sumários ou resumos (processo através do qual o tempo do discurso é menor do que o tempo da história). Nos momentos mais significativos da ação (decisão de repartir o tesouro e partilhar as chaves, bem como a argumentação de Rui para excluir Guanes da partilha) o tempo do discurso tende para a isocronia (a duração do tempo da história é igual à do tempo do discurso), sem, no entanto, a atingir).
    No texto, existe outro processo de redução do tempo da história, que é a elipse, isto é, a eliminação, do discurso, de períodos mais ou menos longos da narrativa. A parte inicial da ação é localizada no inverno (“… passavam eles as tardes desse inverno…”) e logo a seguir o narrador remete-nos para a primavera (“Ora, na primavera, por uma silenciosa manhã de domingo…”).
    No que diz respeito à ordenação dos acontecimentos, predomina a cronologia. Só na parte final do texto surge uma analepse (recuo no tempo), quando o narrador abandona a postura de observador e adota a focalização omnisciente, para revelar o modo como Guanes tinha planeado o envenenamento dos irmãos, manifestando dessa forma o seu caráter traiçoeiro.
    Frequentemente, a analepse permite esconder do narratário pormenores importantes para a compreensão dos acontecimentos, mantendo assim um suspense favorável à tensão dramática.
 
                Em suma:
 
a) Anisocronias:
- resumo de acontecimentos:
. o 2.º parágrafo, em que é resumida a vida dos três irmãos durante todo o Inverno.
 
b) Isocronias: o diálogo entre Rui e Rostabal.
 
c) Anacronias:
- analepses:
. a recusa do empréstimo dos três ducados.
. o relato do que Guanes fizera em Retortilho (antepenúltimo parágrafo).
 

Tempo da história de "O Tesouro"


    A ação decorre entre o inverno e a primavera, mas concentra-se num domingo de primavera, estendendo-se de manhã até à noite.
    O inverno está conotado com a escuridão, a noite, o sono e a morte. É nessa estação do ano que nos são apresentadas as personagens, envoltas na decadência económica, no isolamento social e na degradação moral (“E a miséria tornara estes senhores mais bravios que lobos.”)
    Por sua vez, a primavera tem uma conotação positiva: associa-se à luz, à claridade, à cor, ao aparecimento do Sol. Esta estação significa o renascimento da natureza, sugere uma vida nova (a descoberta do cofre é uma oportunidade dada às personagens de abandonarem a sua miséria), que se poderia ter estendido ao renascimento espiritual dos três irmãos, representado simbolicamente pelo domingo, um dia santo.

    Assim, o período compreendido entre o Inverno e a Primavera é vivido pelos três irmãos de uma forma miserável: fome, frio, decadência, solidão. O início da primavera proporciona-lhes a oportunidade de uma nova vida, a que corresponde a descoberta do tesouro.
    A ação central inicia-se na manhã de um domingo e progride durante o dia. Nessa data, o seu percurso (de fome, privação…) inverte-se: "E assim refeitos (...) subiram para Medranhos, sob a segurança da noite sem Lua." – domingo manhã tarde noite.
    À medida que a noite se aproxima, a tragédia vai-se preparando. A essa aproximação corresponde a vontade de cada um dos irmãos de reter para si próprio uma maior quantidade do dinheiro, que se evidencia pelo desejo de subir à serra com o cofre. Quando tudo termina, com a morte sucessiva dos irmãos, a noite está a surgir (“Anoiteceu.”). A purificação surgirá como obra da providência: “Anoiteceu. Dois corvos, de entre o bando que grasnava além nos silvados, já tinham pousado sobre o corpo de Guanes.” A miséria física conduz à miséria espiritual.

Tempo histórico de "O Tesouro"

    A referência ao “reino das Astúrias” permite localizar a ação na Idade Média, por volta do século IX (“Eram então, em todo o reino das Astúrias, os fidalgos mais famintos e mais remedados.”), visto que os Árabes invadiram a Península Ibérica no século VIII (a ocupação teve início em 711 d.C. e prolongou-se por vários anos, sem nunca ter sido concluída). Por outro lado, no século X encontramos já constituído o reino de Leão, que sucedeu ao das Astúrias.

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Espaço psicológico de "O Tesouro"

    Paço de Medranhos ® espaço de necessidade, de privações, de miséria, de fome.

    Mata de Roquelanes ® espaço de esperança, mas simultaneamente de ambição desmedida, de desconfiança, de traição, de crueldade, do Mal e da justiça reparadora. Todos estes elementos decorrem da descoberta do tesouro.

    Por outro lado, este espaço exterior, pela sua vastidão, é também um local de provação e dificuldades, e ainda de descoberta e aventuras.

Espaço social de "O Tesouro"

    Os três irmãos pertencem à nobreza ("os fidalgos mais famintos..."), que entrou em gradual degradação e decadência até atingir a miséria quase total, como é evidenciado pelo facto de a casa que habitam estar quase em ruínas (não tem telhado, por exemplo), de passarem fome, de dormirem junto com as éguas para se aquecerem, etc.

Composição das personagens de "O Tesouro"

     Rui, Guanes e Rostabal são personagens planas.

Papel ou relevo das personagens de "O Tesouro"

     Rui, Guanes e Rostabal são os protagonistas do conto.

Funções das personagens de "O Tesouro"

 

Destinador

 

Objeto

 

Destinatário

Ambição
Pobreza
Destino

 

Tesouro

 

Rui
Guanes
Rostabal

 

 

 

 

 

Adjuvante

 

Sujeito

 

Oponente

Assassínio

 

Rui
Guanes
Rostabal

 

Rui
Guanes
Rostabal
Ambição dos outros irmãos
 

Processos de caracterização das personagens de "O Tesouro"

    No conto, predomina o processo de caracterização direta, dado que a maior parte das informações relativas às personagens nos são fornecidas pelo narrador. No entanto, os traços de traição e premeditação de Rui e Guanes são deduzidos pelo leitor a partir do seu comportamento, o que significa que, neste caso, estamos parenta caracterização indireta.

    As personagens começam por ser apresentadas coletivamente (“Os três irmãos de Medranhos…”), mas, à medida que a ação progride, a sua caracterização vai-se individualizando, como que sublinhando o predomínio do egoísmo individual sobre a aparente fraternidade.

Notas sobre as personagens de "O Tesouro"


 
    1) O conto narra a evolução das personagens para uma decadência moral completa, que levará à sua própria destruição.

    2) É curiosa a apresentação dos nomes: o último nome, Rostabal, é o do irmão mais velho.

    3) Ao nível dos sons que predominam nos nomes dos três irmãos, são de assinalar:
- som agudo /ui/, no nome de Rui, que remete para a sua finura de espírito;
- a vogal aberta /a/, na segunda sílaba do nome de Guanes, que denota o equilíbrio entre a razão e o instinto;
- a vogal aberta  /a/  na palavra Rostabal, na última sílaba, que se associa ao predomínio do instinto sobre a razão.
 
    4) As personagens são, frequentemente, tomadas de uma forma coletiva (por exemplo, quando o narrador define o perfil social das personagens ou quando os descreve fisicamente pela primeira vez).

    5) O homem aparece como um produto do meio. E a sua corrupção moral opõe-se à pureza que reveste a natureza: "Depois de encontrarem o ouro, os três irmãos estalaram a rir, num riso de tão larga rajada, que as folhas tenras dos olmos em roda tremiam."

    6) A cantiga de Guanes é também um elemento caracterizador: ele canta a sua canção favorita, saboreando antecipadamente o momento de se sentir o único dono do tesouro.

O novo programa de diversidade

Bill Abbott

Caracterização de Rostabal


 
. caracterização física:
® muito alto;
® cabelos longos;
® barba comprida;
® olhos raiados de sangue;
® o mais forte e o mais destro;
 
. caracterização social:
® fidalgo arruinado;
® faminto;
® pobre;
® miserável;
 
. caracterização psicológica:
® bravio;
® ingénuo;
® dominado pelo instinto, que prevalece sobre a razão  -  instintivo e animalesco (só pensa no dinheiro, quando o conduzem a isso);
® desconfiado dos irmãos;
® cruel;
® ambicioso;
® amoral: para ele, os valores Bem e Mal não existem.
 

Caracterização de Guanes


 
. caracterização física:
® o mais leve / magro;
® pele negra;
® pescoço de grou;
® enrugado;
® doente: escarra sangue;
 
. caracterização social:
® fidalgo arruinado;
® faminto;
® pobre;
® miserável;

. caracterização psicológica:
® bravio;
® desconfiado;
® calculista;
® leva uma vida de dissipação (ex.: joga aos dados, bebe);
® sôfrego;
® ambicioso;
® forreta;
® traiçoeiro.
 
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