sábado, 12 de novembro de 2011
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Reclamação (Liliana)
Comissão de Finalistas da Escola Secundária de Figueira de
Castelo Rodrigo
Avenida Heróis de Castelo Rodrigo,
6440-062 Figueira de Castelo Rodrigo
Agência de Viagens
Bemlonge
Rua da Imprensa,
6852-052 Lisboa
Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo,
9 de maio de 2008
Exmos. Senhores,
Vimos, por este meio, comunicar o nosso desagrado pela forma
como o grupo de finalistas foi tratado na viagem decorrida á duas semanas
atrás. Os problemas que se sucederam no início e no decorrer da viagem começaram
com a falta de transporte até Lisboa, o que nos obrigou a chamar um táxi e,
consequentemente, a gastar mais dinheiro do que era previsto. Como se isso não
fosse o suficiente, ao chegarmos a Lisboa fomos recebidos por um funcionário de
outra agência, o que nos levou a termos de comunicar com a agência escolhida e
também a perder o nosso tempo.
Ao chegarmos ao destino, aconteceu outro imprevisto, o
programa que havíamos escolhido (com aulas de ski; livre-trânsitos para festas
e DJ sets diários, bem como um diploma de curso de ski e o direito a massagens
de 5 minutos depois das aulas) não incluía nenhuma destas coisas, apenas o
programa básico. Enquanto uns foram colocados no modo de principiantes, houve
outros que foram colocados no modo de avançado embora tenhamos deixado bem
claro que o grupo todo era principiante.
Por fim, no final da viagem não nos foram entregues os
recibos que comprovam o nosso gasto. Pretendemos, então, com esta carta, pedir
uma indemnização justa, que consiste em metade do valor gasto e pedimos também
que nos entreguem os recibos.
Sem mais nenhum assunto apresentamos os nossos cumprimentos,
Manuel Antunes
(Representante do grupo
de finalistas)
Anexo: Folha do orçamento gasto na viagem.
Reclamação (Solange)
Comissão de Finalistas da Escola
EB2/3
de Figueira de Castelo Rodrigo
Avenida 25 de abril, 44
6440-125 Figueira de Castelo
Rodrigo
Agência Paraíso da Juventude
Rua das Flores, 224
7660-215 Coimbra
Figueira
de Castelo Rodrigo, 6 de julho de 2011
Assunto:
Deficiência na marcação da viagem de fim de curso a Andorra
Exmos.Senhores,
Vimos, por este meio,
comunicar a V.Exas. que, na sequência da viagem de fim de curso a Andorra, nos
deparámos com vários problemas, inclusive ainda em Portugal.
Primeiramente, fomos
confrontados com a falta de transporte para nos levar ao lugar de partida do
autocarro que nos levou a Lisboa, obrigando-nos a recorrer a um táxi. Após este
primeiro contratempo, chegados a Lisboa, em lugar de sermos recebidos por um
coordenador da agência conforme o combinado no contrato, esperava-nos um
funcionário de uma outra agência. Quando íamos usufruir dos extras da viagem
que contemplava massagens de cinco minutos depois das aulas de ski,
livre-trânsitos para festas e DJ sets diários, bem como um diploma do curso de
ski, pelo que só tivemos acesso apenas ao programa básico (mais barato), que
não incluía nenhum dos extras referidos. Ao participarmos nas aulas de ski,
fomos inseridos em níveis diferentes, alguns mesmo no nível avançado, embora
tivéssemos informado antecipadamente a organizadora que éramos todos
principiantes. Como se isto tudo não chegasse, ainda não nos foram fornecidos
os recibos do pagamento da viagem.
Deste modo, cabendo a V.Exas.
assumir a responsabilidade, do incumprimento do contrato assinado e pago,
vimos, por este meio, exigir que nos indemnizem pelos prejuízos e incómodos que
sofremos. Caso não recebamos nenhuma comunicação da vossa parte nesse sentido,
num prazo máximo de quinze dias, recorreremos à via judicial para a defesa dos
nossos direitos.
Sem outro assunto de momento,
apresentamos os nossos melhores cumprimentos e subscrevemo-nos
Assinatura
FinalistasFCR
Reclamação (Sofia Gabriel)
Comissão de Finalistas da Escola
Agência de Viagens
Secundária
Vasco da Gama
Rua Francisco Távora n.º 325
Damaia 6348-215
Agência de Viagens
“Sempre em Festa”
Lisboa, Rua da Esperança
Damaia, 6 de maio de 2011
Assunto: Irregularidades enfrentadas na viagem de finalistas
a Cabo Verde
Exmos. Senhores,
Vimos por este meio, informar V. Exas. das
irregularidades enfrentadas ao longo da viagem realizada no dia quinze de abril
de dois mil e onze, iniciada às oito horas da manhã, na qual enfrentamos o
seguinte: a falta de transporte; a ausência do coordenador da agência
contratada; o insucesso do programa de viagem escolhido; a falta de
profissionalismo relativamente às aulas de ski e ainda os problemas com o
pagamento.
Em primeiro lugar, deparámo-nos com a falta de
transporte no local de encontro planeado, como tal, tivemos de recorrer a um
táxi para chegar ao local pretendido (Lisboa). Após a chegada a Lisboa,
esperava-nos um funcionário de uma outra empresa, quando o que estava planeado
era a presença de um agente da sua empresa. Tivemos também problemas com o
programa de viagem, uma vez que, escolhemos um que continua massagens de cinco
minutos após as aulas de ski; livre-trânsito para festas e Dj sets diários e
ainda um diploma de ski. Não obstante, apenas tivemos acesso ao programa básico,
que era muito mais barato do que aquele que fora pago por nós e que não incluía
nenhum dos extras anteriormente referidos, o que só agravou ainda mais a
situação. No entanto, relativamente às aulas de ski, não foi apenas na ausência
do diploma que tivemos problemas, visto que, embora tenha sido afirmado que
todo o grupo de finalistas era principiante, fomos colocados em níveis
diferentes, pondo assim a nossa vida em risco, pois não tínhamos qualquer tipo
de experiencia no desporto referido. Para finalizar, tivemos ainda problemas
com o pagamento da viagem, uma vez que não nos foram fornecidos os recibos de
pagamento da viagem.
Como tal, cabe a V. Exas. tratar dos danos e assumir a
devida responsabilidade, vimos então exigir o seguinte: o reembolso da verba
paga aos táxis que nos levaram a Lisboa; o reembolso do dinheiro pelo kit,
visto que apenas usufruímos de um muito mais barato e ainda os recibos do
pagamento da viagem.
Apresentamos os nossos melhores cumprimentos e esperamos
que nos responda rapidamente.
O representante dos finalistas
(Bruno Paiva)
Anexos: Valor pago aos
táxis – 20 euros por pessoa (35 finalistas)
Reclamação (Sónia Sequeira)
Comissão de Finalistas
Rua Heróis de Castelo Rodrigo, nº 21
6440-249 Figueira de Castelo Rodrigo
Agência de Viagens TAP
Rua São Bernardo, 160
6440-235 Lisboa
Figueira de Castelo Rodrigo, 7 de Novembro de 2008
Assunto: Problemas
com a organização da viagem de finalistas.
Exmo. Senhor Diretor da agência,
Vimos
por este meio, comunicar a Vossa Excelência que recorremos á sua agência de
viagens para a organização da nossa viagem de finalistas, no dia 20 de Setembro
das 15:00h ás 16:00h. Mas no dia da viagem, deparamo-nos com várias
irregularidades que surgiram ainda em Portugal.
Apesar de estar tudo tratado, tivemos
vários problemas. Fomos obrigados a recorrer
a um taxi, por falta de transporte. Ao chegarmos a Lisboa, fomos inesperadamente
recebidos por um funcionário de uma outra agência e não pelo coordenador da
agência contratada. O nosso programa tinha várias atividades, livre-trânsitos para festas e DJ sets
diários, massagens de 5 minutos depois
das aulas de ski, bem como um diploma do curso de ski mas, em vez disso, só
tuvemos direito ao programa básico, que não incluía nada do qe atrás referimos.
Fomos inseridos em níveis diferentes nas aulas de ski, no qual todos eramos
principiantes. E para acabarmos em mais um desastre, não nos foram fornecidos
os recibos do pagamento da viagem.
Em concreto, fomos obrigados a reclamar
os serviços da sua agência, pelas razões acima referidas, porque fomos
claramente enganados, o programa não correu como o previsto, e agradeciamos que
começasse a ter mais atenção aos programas estabelecidos pela sua
agência, para não ocorrerem mais erros. E pediamos que a agência nos indemniza-se
de uma certa forma, ou tentar remediar estes erros gravíssimos em
que nos colocou.
Apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Comissão de Finalistas do Agrupamento de Figueira de Castelo
Rodrigo
João Fernandes
Reclamação (Daniela Fidalgo)
Comissão
de Finalistas
do
Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
Av.
Heróis de Castelo Rodrigo, número 40
6440 –
113, Figueira de Castelo Rodrigo
Agência
de Viagens L&D
Rua
D. Miguel Crespo, número 144
6200 – 100, Lisboa
Figueira
de Castelo Rodrigo, 6 de Outubro de 2011
Assunto:
Problemas surgidos no começo da viagem de finalistas.
Ex.mos
Senhores,
Venho
por este meio comunicar aos caríssimos senhores que, na sequência de uma viagem
de autocarro entre Lisboa a Andorra, o transporte que deveria estar no local
combinado entre a Comissão e a agência, não compareceu e tivemos de recorrer a
outro transporte, o táxi.
Já
em Lisboa, fomos ao local combinado com o funcionário da agência para nos
receber, mas encontramos um outro cavalheiro de outra agência. O programa que
estava no contrato que tínhamos aceitado, não era o mesmo que usufruímos, pois foi
– nos ‘’oferecido’’ um programa barato sem metade do que tínhamos escolhido.
Pedimos
também, aulas de ski para os finalistas, todos inexperientes, fomos colocados
em níveis muito superiores. Estávamos há espera de receber os recibos da viagem
mas não nos foram fornecidos para a comissão de finalistas.
Sem outro assunto de momento,
apresento os meus cumprimentos e agradecia resposta.
A
Comissão de Finalistas.
Daniela
Fidalgoquarta-feira, 9 de novembro de 2011
Uma mãe interessada
Aluno copiou em teste com ajuda da mãe através de SMS
Um aluno do 5.º ano do Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, em Chaves, foi surpreendido pela professora a copiar num teste, com a ajuda da mãe, que lhe enviava mensagens escritas de telemóvel com as respostas das perguntas.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Reclamação (Daniela Ezequiel)
Comissão de Finalistas do
Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
Rua Heróis de Castelo Rodrigo, nº306
6440-137 Figueira de Castelo Rodrigo
Agência de Viagens XTrip
Rua dos Limoeiros
6440-253 Lisboa
Figueira de
Castelo Rodrigo, 6 de Outubro de 2011
Assunto: Problemas com a organização da
viagem de finalistas.
Exmos.
Senhores,
Vimos, por
este meio, comunicar a Vossas Excelências que a nossa comissão recorreu à
agência XTrip para a organização da nossa viagem de finalistas, mas no dia
houve a ocorrência de falta de transporte no ponto de encontro e, em vez do
autocarro que a agência deveria providenciar, tivemos de recorrer a um táxi.
Em Lisboa,
no local onde deveríamos ser recebidos por um coordenador da agência XTrip mas
este não se encontrava no local, no seu lugar deparámo-nos com um outro
funcionário, mas este trabalhava para uma outra empresa. Um outro problema que
nos demos conta foi com o programa, o escolhido deveria ter massagens de 5
minutos após as aulas de ski, livre-trânsito para festas, etc. Mas ao
chegarmos, não tivemos acesso a nenhum dos extras referidos, apenas recebemos o
programa básico.
Outros dos
problemas forma nas aulas de ski, onde deveríamos ser todos inseridos no mesmo
nível mas isso não se sucedeu e por último, não foram fornecidos recibos do
pagamento da viagem.
Devido às
razões apresentadas anteriormente, esperemos que a agência XTrip se
responsabilize pelo sucedido, ao dar-nos uma indemnização no valor 380 euros,
este valor servirá para o cobrir as despesas que tivemos. Se a vossa agência
não se responsabilizar pelo ocorrido num prazo de duas semanas, recorreremos ao
meio jurídico.
Sem outro
assunto de momento, encerramos assim o nosso comunicado, desejando comprimentos
para Vossas Excelências.
(Directora da Comissão
de Finalistas)
Rebeca Amador
Reclamação (José Vicente)
Finalistas da Escola
Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo
Avenida Heróis de Castelo
Rodrigo
6440- 131 Figueira de
Castelo Rodrigo
Operadores de Viagens Nacionais e Internacionais
Avenida D. Afonso Roberto
3520 – 113 Lisboa
Figueira de Castelo Rodrigo,
2 de Maio de 2010
Assunto: Má gestão na
organização da viagem de finalistas.
Ex. mos senhores,
Vimos, por este meio, comunicar a vossas excelências que,
na sequência da viagem Figueira de Castelo Rodrigo – Andorra, que se iniciou no
dia sete ao dia catorze de abril de
2010, foram observadas várias irregularidade.
Inicialmente, a falta de um transporte até Lisboa
levou-nos a recorrer a um táxi, senão não chegávamos a horas.
Quando chegámos lá, estava um funcionário de uma outra
agência à nossa espera, em vez de estar um da própria agência. Quando afirmámos contrato, estava lá pronunciado, que nós, os
estudantes, iríamos ter massagens de cinco minutos depois das aulas de ski, bem
como livres trânsitos para festas, mas nada disto foi concretizado. Tivemos
apenas direito ao programa mais básico. Nas mesmas aulas de ski, alguns dos
nossos colegas que não sabiam a prática do desporto, foram inseridos no meio
dos alunos que já sabiam. Outro grande problema, foi não nos darem os recibos
do pagamento da viagem. Pedimos a marcação de uma reunião para acertarmos as
ditas contas, como o dinheiro dos táxis e o resto. Caso não obtenhamos respostas,
recorreremos obviamente à justiça.
Despedimos – nos com os máximos cumprimentos:
Finalistas 2009 – 2010
António Farias
Reclamação (Ana Almeida)
Comissão de Finalistas da Escola
Secundária de Almeida
Rua da Fé ,45 4640-211-Almeida
Rua da Fé ,45 4640-211-Almeida
APF(Agência Programas para Finalistas)
Rua
da Conceição,225
1600-214 Lisboa
Almeida,5 de Junho de 2012
Assunto: Não cumprimento do contacto
da viagem de finalistas
Ex.mos Senhores,
Vimos , por este meio , comunicar a V.Ex.as que , na sequência de uma
viagem de finalistas entre Lisboa e Andorra fomos nos apercebendo que as
cláusulas que tínhamos acordado no contrato não correspondiam ao que estava
acontecendo.
Apesar de nos ter agradado bastante o contrato que foi acordado , os
problemas começaram a surgir em Portugal, em Lisboa não se encontrava o
autocarro para nos levar até ao aeroporto como combinado e tivemos que chamar
um táxi par nos deslocarmos de Lisboa até o aeroporto e nada fazia prever que
se passou a seguir.
.
Ainda em
Lisboa , a pensarmos sermos recebidos pelo coordenador da agência com quem fizemos o
contrato , estava um funcionário de uma outra agência.
O programa de viagem que
escolhemos contemplava massagens de 5 minutos depois das aulas de ski,
livre-trânsito para festas s DJ sets diários, bem como um diploma do curso de
ski , mas tivemos apenas direito ao programa básico que não incluía os extras
acima referidos .
Nas aulas de ski a que tivemos direito, fomos inseridos em níveis
diferentes, apesar de termos informado
com antecedência que éramos todos principiantes.
E, por último , não nos foram fornecidos os recibos do pagamento da
viagem.
Contudo, cabendo a V.Ex.as
assumir a responsabilidades pela violação dos nossos direitos , vimos ,
por este meio, exigir que nos indemnizem pela violação do nosso acordo
estabelecido no contrato, no valor de 500 euros. Caso não recebamos nenhuma
comunicação da vossa parte nesse sentido, num prazo máximo de 10 dias ,
recorreremos à via judicial para a defesa dos nossos direitos.
Sem outro assunto de momento ,
apresentamos os nossos melhores cumprimentos e subscrevemo-nos,
O Representante dos finalistas
Ricardo
Gomes
Anexos: Cópia do recibo da viagem
que fizemos de táxi de Almeida
até Lisboa
sábado, 5 de novembro de 2011
Modalidade (G 2011 - 2 - C)
Correção
1.1.
a) Modalidade apreciativa.
b) Modalidade apreciativa.
c) Modalidade epistémica, valor de certeza.
d) Modalidade epistémica, valor de dúvida.
e) Modalidade apreciativa.
f) Modalidade apreciativa.
g) Modalidade epistémica, valor de possibilidade.
h) Modalidade epistémica, valor de probabilidade.
1.2.
a) A modalidade é construída através do recurso ao advérbio de frase «felizmente».
b) A modalidade é construída através das exclamações, da construção sintática iniciada com «que» e do adjetivo «trágico».
c) A modalidade baseia-se no uso do advérbio «seguramente» e de uma frase declarativa.
d) A dúvida é expressa através do advérbio «talvez», que implica o recurso ao modo conjuntivo.
e) A modalidade assenta o uso da expressão «É lamentável» e da exclamação.
f) Neste caso, o desejo é expresso através do verbo «ser», conjugado no condicional e do adjetivo «fantástico».
g) A modalidade assenta no recurso ao verbo «poder».
h) A ideia de probabilidade é traduzida pelo uso do verbo «dever», conjugado com o advérbio «já».
1.3.
a) O Benfica, infelizmente, não conseguiu derrotar o Beira-Mar.
b) Credo! Não deve ter havido desenlace mais trágico de uma peça de teatro.
c) É possível que o Rafael fale demais durante as aulas.
d) Provavelmente, o Glorioso voltará a ser campeão europeu.
e) Duvido que seja lamentável que a Sónia use telemóvel nas aulas de culinária.
f) Certamente, o Valente sabe tirar fotografias decentes à namorada.
g) O extraordinário cavaleiro António pode praticar hipismo aos fins de semana.
h) A Sofia já leu alguns capítulos de Os Maias, visto que se referiu a alguns aspetos da obra numa das últimas aulas.
2.1.
Tipos de modalidade e respetivos valores
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Exemplos textuais
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Apreciativa
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. “São piores os homens que os corvos.”
. “E a tísica? Fechada, e com o ferro aceso!”
. “E fina-se ao desprezo!”
. “Nada de equívocos!”
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Deôntica
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Valor de obrigação
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. “Ouvi também agora as vossas repreensões.”
. “E vós, Miranda, tornai para onde vos mandei; ide já e fazei como vos disse.”
. “tens de aceitar a lei (…) tens de morrer… tens de ficar de braços cruzados.”
. “Não se pode exigir que as novas gerações (…)”
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Valor de permissão
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. Entrai, irmão, entrai.”
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Epistémica
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Valor de certeza
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. “Esta é a senhora D. Madalena de Vilhena.”
. “Ignora que a asfixia a combustão de brasas.”
. “Traíste um amigo teu…”
. “Tu declaraste bem alto a tua amizade pelo Cohen.”
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Valor de possibilidade
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. “se as pode haver… como só imagino que as possa haver”
| |
Valor de probabilidade
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. “Deve estar lindo no campo!”
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3.1.
a) Constatação: «Vejo que somos nós que fazemos o nosso futuro.»
b) Certeza: «Estou certo de que somos nós que fazemos o nosso futuro.»
c) Suposição: «Suponho que seremos nós que faremos o nosso futuro.»
d) Apelo: «Sejamos nós a construir o nosso futuro.»
e) Obrigação: «Temos o dever de ser nós a construir o nosso futuro.»
f) Possibilidade: «Talvez sejamos nós a construir o nosso futuro.»
g) Dúvida: «Não sei se seremos nós que fazemos o nosso futuro.»
. Ficha [aqui].
Estrutura do discurso de Obama
Estrutura
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Assunto
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Exemplos
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INTRODUÇÃO
(l. 1 – l. 30)
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. Definição do
auditório.
. Apresentação do
tema: a responsabilidade de cada aluno pela sua educação.
|
. Pessoal
(biográfico) – o próprio Obama.
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DESENVOLVIMENTO
(l. 31 – l. 122)
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. Argumento 1: Todos são bons em alguma coisa e a
escola permite descobri-lo.
|
. A necessidade de
estudo e de trabalho escolar para a descoberta das capacidades pessoais e de
sucesso futuro.
|
. Argumento 2: A importância do estudo para a
realização pessoal e para o progresso do país.
|
. Progressos na
Medicina (a cura de doenças graves).
. Proteção do
ambiente.
. Combate à pobreza,
ao crime e à discriminação.
. Promoção da
justiça, da liberdade e da igualdade.
. Promoção do
emprego e desenvolvimento da economia.
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. Contra-argumento 1: A dificuldade de obter bons
resultados escolares.
|
. Pessoal (o
abandono do pai, as dificuldades económicas, etc.; o sucesso, apesar das
dificuldades).
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. Refutação do contra-argumento: Aproveitamento
das segundas oportunidades.
|
. Pessoal (o curso
de Direito; o caso da esposa).
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. Contra-argumento 2: Inexistência de
oportunidades.
|
. Ausência de
acompanhamento.
. Dificuldades
económicas.
. Maus amigos.
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. Refutação do contra-argumento: Inexistência de
desculpas para a falta de estudo.
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. Argumento 3: A necessidade de estabelecer
objetivos.
|
. Atividades escolares,
extracurriculares e de voluntariado.
|
|
. Contra-argumento 3: A crença no sucesso e na
riqueza fáceis veiculada pela televisão.
|
. Ausência de gosto
por algumas disciplinas…
. Possibilidade de
não atingir os objetivos à primeira tentativa.
|
|
. Refutação
do contra-argumento:
A necessidade de esforço e de persistência para alcançar o sucesso.
|
. J. K. Rowling.
. Michael Jordan.
|
|
. Exortação: Procura
de ajuda em caso de necessidade.
|
|
|
CONCLUSÃO
(l. 123 – final)
|
. Breve resumo dos
melhores argumentos.
. Apelo final.
|
|
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