Português

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Adele: "When We Were Young"


2015

Na aula (XXVI): a relevância do Frei Luís de Sousa na atualidade

     A pergunta colocada tinha que ver com a relevância de os alunos de hoje continuarem a ler a peça de Almeida Garrett.
     Dentre a indiferença geral e uma ou duas respostas 'banais', eis que sai esta pérola:

     «Ler o Frei Luís de Sousa é importante para nos ensinar a não trair o nosso companheiro.»

     Uma vénia à Lúcia P., uma das poucas que, efetivamente, leu a obra integralmente.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Calendário de provas do ensino básico


     As notas das provas de aferição que serão feitas nos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade não vão fazer parte da avaliação final, pelo que apenas as provas de exame do 9.º ano contarão para a nota final dos alunos.
     Os resultados destas provas são devolvidos às escolas, para análise, e transmitidos aos encarregados de educação e aos discentes através de uma Ficha Individual do Aluno.
Fonte: Económico

"Absolute Beginners", David Bowie


(1947 - 2016)

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Número de professores caiu três vezes mais do que o número de alunos


     Quem está na escola já o sabe há muito tempo, mas o Tribunal de Contas veio torná-lo claro: entre os anos letivos 2010/11 e 2014/15, houve uma redução de professores de 23%, passando de 145 188 para 111 493, o que equivale a menos 33 695.
     No mesmo período de tempo, o número de alunos decresceu cerca de 8%, num total de 108 932.
     Por sua vez, entre 2009/10 e 2014/15, o número de escolas desceu de 8 351 para 5 838.

domingo, 6 de dezembro de 2015

domingo, 29 de novembro de 2015

Pronúncia correta de «acordos»

     Qual é a pronúncia correta do plural de acordo?

          Hipótese a: acórdos?

          Hipótese b: acôrdos?

     Este excerto do programa Cuidado com a Língua, da RTP, dá a resposta e explica porquê:

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A palavra «azulejo» - catacrese


     Originalmente, azulejo designava os ladrilhos de cor azul.

     Porém, com o tempo, a palavra perdeu a ideia de «azul» que lhe estava associada e passou a designar ladrilhos de qualquer cor: azulejos brancos, verdes, amarelos, etc.

     Neste sentido, a palavra «azulejo» constitui um fenómeno de catacrese: determinadas palavras, como é o caso do termo em questão, perdem o seu sentido original.
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