domingo, 24 de julho de 2011
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Exame Nacional 2011 - 2.ª fase - Proposta de Correcção
Grupo I
Texto A
1. Três aspectos que se referem ao mito sebastianista:
- o desaparecimento de D. Sebastião na «última nau»;
- os presságios negativos associados ao desaparecimento do rei, símbolo do fim / desfazer do Império dos Descobrimentos;
- a crença no regresso do rei;
- o aportar a uma ilha misteriosa e desconhecida;
- a morte física de D. Sebastião vs a persistência do sonho que encarna e que se projecta no futuro;
- a indefinição relativamente ao destino do rei (vv. 7-8).
2. Reacção do desapercimento de D. Sebastião:
» Sujeito poético:
. a crença no regresso do rei;
. o entusiasmo, a expectativa suscitadas por essa crença;
» Povo:
. a descrença, o desânimo, o abatimento, a falta de energia sucitados pelo
desaparecimento do rei.
3. Relação entre o conteúdo da última estrofe e a pergunta dos versos 8 e 9:
» Nos vv. 8 e 9, o sujeito poético questiona (-se) o regresso do rei;
» Na última estrofe, ele responde afirmativamente a essa pergunta:
. crê firmemente no regresso de D. Sebastião, que simboliza, em simultâneo,
o fim da névoa, do desânimo em que a pátria mergulhou, e o ressurgimento
do Império;
. desconhece, porém, o momento desse regresso, que se lhe apresenta como
indefinido, incerto e misterioso.
4. Características:
» Do discurso épico:
. a presença do mito sebastianista - a mitificação de D. Sebastião;
. a alusão ao Império português;
. o uso da terceira pessoa;
. a exaltação do rei, a crença no seu regresso por parte do sujeito poético.
» Do discurso lírico:
. a alusão aos sentimentos / às emoções do povo após o desaparecimento do
rei D. Sebastião (os "choros de ânsia e de pressago / Mistério.");
. o recurso à primeira pessoa, traduzindo o estado de espírito, a crença do
sujeito poético e conferindo, assim, maior carga subjectiva ao discurso
poético.
Texto B
. Introdução:
- Os navegadores portugueses são apresentados, n'Os Lusíadas, como heróis que, pelas suas façanhas / obras, merecem o prémio supremo: a glória e a imortalidade.
- Esse heroísmo é demonstrado nas seguintes circunstâncias:
símbolo da passagem do cabo das Tormentas);
» nas vitórias obtidas contra os inimigos que os atacaram, traíram e lhes armaram ci-
ladas (mouros...);
» o enfrentamento e superação das forças da Natureza (Tempestade);
» o confronto com as vozes que se opunham à empresa dos Descobrimentos (o
Velho do restelo);
» a prática da virtude, do heroísmo;
» a coragem, a fé, a determinação, o patriotismo demonstrados.
. Conclusão:
- Os portugueses são dignos de serem recebidos na Ilha dos Amores, que simboliza o prémio que lhes é devido pelos feitos praticados - a glória, a imortalidade e a divinização.
Grupo II
Versão 1 Versão 2
1.1. D 1.1. C
1.2. A 1.2. C
1.3. C 1.3. A
1.4. C 1.4. B
1.5. D 1.5. A
1.6. A 1.6. C
1.7. B 1.7. D
2.1. Complemento directo
2.2. Valor restritivo
2.3. Acto ilocutório directivo
Grupo III
. Introdução:
- O sonho enquanto motor da vida humana / do progresso;
- A variação do «sonho» de pessoa para pessoa;
- Sonho = ambições pessoais, desejos, esperanças...
. Desenvolvimento:
- Argumento 1:
» O sonho é a base de novas descobertas, de feitos grandiosos.
» O sonho é a base de novas descobertas, de feitos grandiosos.
- Exemplos:
a) Os Descobrimentos portugueses;
b) A chegada do Homem à Lua.
- Argumento 2: O sonho e o futuro de cada ser humano:
- Exemplos:
a) O sonho de constituir família;
b) O sonho de uma carreira profissional;
c) ...
b) O sonho de uma carreira profissional;
c) ...
- Argumento 3: O sonho é sinónimo de progresso, de modernidade, de uma vida
mais longa, com mais qualidade e conforto:
- Exemplo:
a) Os reflexos dos progressos tecnológicos na vida quotidiana (a facili-
tação da comunicação - que passa a instantânea e universal, em
contraste, por exemplo, com a época dos Descobrimentos; os avanços
da Medicina e os seus reflexos no prolongamento da vida humana em
tempo / duração e qualidade; ...)
- Argumento 4: O sonho constituti uma forma de superação dos limites humanos.
- Exemplo: a conquista de outros espaços além daquele em que o Homem
sempre se moveu (a conquista dos mares, o sonho de voar...).
. Conclusão:
- O sonho foi variando ao longo dos tempos e de ser humano para ser humano;
- O sonho é um traço distintivo do Homem;
- A necessidade de lutar e de esforço para que o sonho se concretize.
terça-feira, 19 de julho de 2011
Titanic
Como se pode verificar, a média nacional dos alunos internos é de 9, 6 valores. Na nossa escola, a média do 12.º A é de 10, 55, o que significa que se situa 8 décimas acima da média do país que deu ao mundo Camões.
Tais resultados, que à primeira vista configurariam uma boa notícia porque traduziriam resultados superiores à média nacional, acabam por ser um relativo fracasso, dada a qualidade dos alunos presentes a exame.
Fosse eu um dos alunos que fracassou no exame da 1.ª fase e estaria, daqui a pouco mais de seis horas, novamente sentado à mesa da sala para resolver a 2.ª fase por brio pessoal. Foi o que fiz há muitos anos quando obtive a miserável classificação de 11, 5 valores numa frequência à disciplina de Latim III, no 3.º ano do curso que me trouxe até aqui, no dia seguinte à derrota do Benfica na final da Liga dos Campeões frente ao A. C. Milan, e que baixou consideravelmente a nota obtida na primeira frequência. Candidatei-me à fase de exames de Junho / Julho por entender que sabia bem mais e que era capaz de muito melhor resultado, como tinha demonstrado (quase) sempre. Assim aconteceu: fiz o exame e o resultado voltou ao que era habitual.
Mas nem todos são feitos da mesma têmpera e amor-próprio. É pena!
segunda-feira, 18 de julho de 2011
"Mandela's free", Simple Minds (1998)
Nelson Mandela - 18/07/1918
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Critérios de classificação
O presente documento é constituído por um conjunto de instruções do GAVE relativo à correcção do exame nacional de Português (código 639). A ele tiveram acesso unicamente os professores correctores / classificadores, que receberam instruções no sentido de o manterem confidencial, algo absolutamente incompreensível, pois todos os alunos sujeitos à prova, seus encarregados de educação e demais professores da disciplina deveriam dele ter conhecimento.
Entretanto, diversos blogues começaram a publicá-lo...
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Reorganização curricular do ensino básico
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Sofia Faustino recria um poema de Torga
Que desgraça, meu Deus!
Tenho o livro de português aberto à minha frente,
Tenho a memória cheia de poemas,
Tenho as respostas que encontrei
Que todo o santo dia me rasguei
À procura não sei
De que palavra, síntese ou imagem!
Que desespero dentro de mim
Não sei analisar poemas!
E sempre o mesmo trágico desejo
De ver passado o teste de português!
Sempre a mesma vontade de gritar,
Embora de antemão a duvidar
Da exactidão das respostas que guardei!
Tenho o livro de português aberto à minha frente,
Tenho a memória cheia de poemas,
Tenho as respostas que encontrei
Que todo o santo dia me rasguei
À procura não sei
De que palavra, síntese ou imagem!
Que desespero dentro de mim
Não sei analisar poemas!
E sempre o mesmo trágico desejo
De ver passado o teste de português!
Sempre a mesma vontade de gritar,
Embora de antemão a duvidar
Da exactidão das respostas que guardei!
"A Canalha", Jorge de Sena
Como esta gente odeia, como espuma
por entre os dentes podres a sua baba
de tudo sujo nem sequer prazer!
Como se querem reles e mesquinhos,
piolhosos, fétidos e promíscuos
na sarna vergonhosa e pustulenta!
Como se rabialçam de importantes,
fingindo-se de vítimas, vestais,
piedosas prostitutas delicadas!
Como se querem torpes e venais
palhaços pagos da miséria rasca
de seus cafés, popós e brilhantinas!
Há que esmagar a DDT, penicilina
e pau pelos costados tal canalha
de coxos, vesgos, e ladrões e pulhas,
tratá-los como lixo de oito séculos
de um povo que merece melhor gente
para salvá-lo de si mesmo e de outrem.
Jorge de Sena, 07/12/1971
por entre os dentes podres a sua baba
de tudo sujo nem sequer prazer!
Como se querem reles e mesquinhos,
piolhosos, fétidos e promíscuos
na sarna vergonhosa e pustulenta!
Como se rabialçam de importantes,
fingindo-se de vítimas, vestais,
piedosas prostitutas delicadas!
Como se querem torpes e venais
palhaços pagos da miséria rasca
de seus cafés, popós e brilhantinas!
Há que esmagar a DDT, penicilina
e pau pelos costados tal canalha
de coxos, vesgos, e ladrões e pulhas,
tratá-los como lixo de oito séculos
de um povo que merece melhor gente
para salvá-lo de si mesmo e de outrem.
Jorge de Sena, 07/12/1971
domingo, 10 de julho de 2011
Eça, um homem actual
Há 140 anos, isto é, em 1871, Eça de Queirós afirmou o seguinte:
«Estamos perdidos há muito tempo...
O país perdeu a inteligência e a consciência moral.
Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada.
Os caracteres corrompidos.
A prática da vida tem por única direcção a conveniência.
Não há princípio que não seja desmentido.
Não há instituição que não seja escarnecida.
Ninguém se respeita.
Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.
Ninguém crê na honestidade dos homens públicos.
Alguns agiotas felizes exploram.
A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.
O povo está na miséria.
Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.
O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.
A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.
Diz-se por toda a parte: "o país está perdido!"
Algum opositor do actual governo?... Não!»
«Estamos perdidos há muito tempo...
O país perdeu a inteligência e a consciência moral.
Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada.
Os caracteres corrompidos.
A prática da vida tem por única direcção a conveniência.
Não há princípio que não seja desmentido.
Não há instituição que não seja escarnecida.
Ninguém se respeita.
Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.
Ninguém crê na honestidade dos homens públicos.
Alguns agiotas felizes exploram.
A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.
O povo está na miséria.
Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.
O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.
A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.
Diz-se por toda a parte: "o país está perdido!"
Algum opositor do actual governo?... Não!»
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Fim das marcas "Blogger" e "Picasa"
A Google vai mudar as marcas de vários dos seus serviços mais populares, como o Blogger e o Picasa, para facilitar a respetiva integração no Google+. O YouTube mantém-se inalterado.
Saber mais >>aqui.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Premonição...
De acordo com professores que corrigiram exames nacionais (quer do 9.º ano quer do ensino secundário), os resultados que vêm a caminho não são nada famosos.
Exemplificativo disso é o facto de haver correctores com 70% de provas com classificação negativa. Quer isto dizer que, por exemplo, em 50 exames, 35 são inferiores a 10 valores (ensino secundário) ou ao nível 3 (9.º ano).
domingo, 3 de julho de 2011
"Sísifo", de Miguel Torga
O ano lectivo terminou há muito, a primeira fase dos exames nacionais também.
Como mensagem para um novo ciclo que se aproxima para milhares de alunos, que já vislumbram a universidade no horizonte, aqui fica o poema "Sísifo", da autoria de Adolfo Correia da Rocha, mais conhecido por Miguel Torga:
Recomeça…
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.Se puderes,
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.
Miguel Torga, Diário XIII
quarta-feira, 29 de junho de 2011
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