segunda-feira, 14 de setembro de 2015
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
quarta-feira, 9 de setembro de 2015
Nuno Crato, a anedota
O que o Arlindo relata no seu blogue sobre a colocação de professores é inacreditável.
Confesso que, passados longos minutos após a leitura do «post», continuo a crer que se trata de uma «blague», de uma piada, de uma caricatura de uma qualquer reunião ministerial.
O «modus operandi» dos nossos governantes não pode ser este. Porém, refletindo bem nas políticas (?) com que somos confrontados e nas ideias que nos são apresentadas, o ceticismo passa a ser quase inexistente.
O «post» pode ser lido aqui. »»»
Eu ri imenso... Nada como regressar à escola muito bem disposto...
sexta-feira, 4 de setembro de 2015
"Manhãs de setembro", Vanusa
O mês de setembro sempre foi o mais belo do ano... Só poderia ser o meu mês.
quarta-feira, 12 de agosto de 2015
terça-feira, 11 de agosto de 2015
A cor vermelha provoca fome
"Um exemplo disso são as cadeias de «fast-food», que normalmente usam a cor vermelha, pois é uma cor que desperta no ser humano a fome.»
Já no caso dos touros...
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
A 'porção' de Panoramix
"já temos a ideia que tudo fica limpo e cheiroso como aquela porção mágica".
quarta-feira, 5 de agosto de 2015
Um grão de areia na guitarra
"A música, está para a guitarra como o deserto está para a areia."
Depois de muitas horas a tentar decifrar a profundidade de pensamento desta inusitada comparação, convoquei Camões, Pessoa e Eça, eles igualmente às voltas na tumba.
domingo, 2 de agosto de 2015
Uma jorgejesusada
"O que o narrador queria dizer, era que ambos os dois..."
sexta-feira, 31 de julho de 2015
Presenças muito presentes
"A presença do narrador está muito presente ao longo da obra..."
quinta-feira, 30 de julho de 2015
4 regras para impor disciplina segundo John Cleese
Para quem não sabe, John Cleese, provavelmente o mais conhecido dos Monty Python, também foi professor durante um curto período da sua vida.
Recentemente, publicou a sua autobiografia, na qual expõe as suas quatro regras para não se deixar arrasar por uma turma. Leia-mo-lo:
«Não, a primeira coisa que se faz é...» saber o nome dos alunos.
«A segunda coisa é: nunca ordenar a um rapaz "Para de falar", porque ele afirmará sempre que não estava a falar. Tem de se dizer: "Não fales." Então, quando ele negar que estava a falar, pode replicar-se: "Eu não disse que estavas, disse 'Não fales!'." Isto deixa-o encurralado.
A terceira é: quando se lança uma pergunta, deve-se sempre formulá-la integralmente antes de nomear o rapaz que lhe irá responder, porque se se começar pelo nome, todos os outros deixarão de imediato de prestar atenção (a não ser os marrões e os graxistas).
A quarta coisa é: se se intercetar uma lufada de insurreição iminente, recorra-se ao sarcasmo. (...) Porém, não se abuse: preserve-se para... aquela ocasião especial.» (John Cleese, Ora, como eu dizia..., pág. 104).
Lendo e aprendendo...
«Não, a primeira coisa que se faz é...» saber o nome dos alunos.
«A segunda coisa é: nunca ordenar a um rapaz "Para de falar", porque ele afirmará sempre que não estava a falar. Tem de se dizer: "Não fales." Então, quando ele negar que estava a falar, pode replicar-se: "Eu não disse que estavas, disse 'Não fales!'." Isto deixa-o encurralado.
A terceira é: quando se lança uma pergunta, deve-se sempre formulá-la integralmente antes de nomear o rapaz que lhe irá responder, porque se se começar pelo nome, todos os outros deixarão de imediato de prestar atenção (a não ser os marrões e os graxistas).
A quarta coisa é: se se intercetar uma lufada de insurreição iminente, recorra-se ao sarcasmo. (...) Porém, não se abuse: preserve-se para... aquela ocasião especial.» (John Cleese, Ora, como eu dizia..., pág. 104).
Lendo e aprendendo...
quarta-feira, 29 de julho de 2015
O deleite de Saramago
"Saramago deleita-se com a expressividade linguística das personagens daí lhes tecer tais considerações."
O que uma pessoa aprende a corrigir provas de exame nacional.
terça-feira, 21 de julho de 2015
Palácio da Pena, Sintra
O Palácio Nacional da Pena foi construído em 1839 e serviu de residência privada do rei D. Fernando II de Saxe Coburgo-Gotha, que adquiriu, remodelou e ampliou um antigo convento manuelino. Está erigido a cerca de 500 metros de altitude.
É o mais célebre exemplar da arquitetura romântica portuguesa, onde se misturam "motivos" românticos, manuelinos, góticos e mouriscos.
É o mais célebre exemplar da arquitetura romântica portuguesa, onde se misturam "motivos" românticos, manuelinos, góticos e mouriscos.
Tempo gasto na correção de exames nacionais
. Ano: 12.º
. Disciplina: Português
. Total de provas: 43
. Escolha múltipla e gramática: 1h 10m
. Pergunta 1: 1h 27m
. Pergunta 2: 1h 25m
. Pergunta 3: 1h 18m
. Pergunta 4: 1h 14m
. Pergunta 5: 1h 24m
. Composição: 4h
. Revisão e acertos: 57m
. Preenchimento da grelha: 1h 07m
. Passar a vermelho: 2h 13m
. Apagar: 49m
. Viagens: cerca de 2 horas (ida e vinda) x 2 = 4h
. Reunião: 1 hora
. Disciplina: Português
. Total de provas: 43
. Escolha múltipla e gramática: 1h 10m
. Pergunta 1: 1h 27m
. Pergunta 2: 1h 25m
. Pergunta 3: 1h 18m
. Pergunta 4: 1h 14m
. Pergunta 5: 1h 24m
. Composição: 4h
. Revisão e acertos: 57m
. Preenchimento da grelha: 1h 07m
. Passar a vermelho: 2h 13m
. Apagar: 49m
. Viagens: cerca de 2 horas (ida e vinda) x 2 = 4h
. Reunião: 1 hora
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