Comunicado provém do latim communicare, palavra que significava tornar comum, levar ao conhecimento, participar. Daí que comunicado tivesse acabado por significar a informação que é transmitida para ser partilhada em comum.
2. Definição
Um comunicado é um documento através do qual se dá a conhecer uma informação, um acontecimento importante, um esclarecimento, um aviso ou desmentido, etc. Regra geral, o comunicado emana de uma instância superior, reveste-se de caráter oficial e destina-se ao conhecimento de um determinado público, sendo divulgado, frequentemente, através dos meios de comunicação social (comunicado de imprensa ou press release) e / ou da Internet. Como qualquer texto, deverá ser redigido tendo em conta o público recetor e os objetivos que pretende alcançar.
3. Estrutura
3. Estrutura
- Título (sucinto, atrativo e objetivo) e, eventualmente, subtítulo;
- Origem da informação (emissor);
- Lead (informação essencial, presente no(s) primeiro(s) parágrafo(s), que responde às questões que também encontramos na notícia: Quem? O quê? Onde? Quando?);
- Corpo do comunicado (não deverá ser demasiado extenso; por outro lado, a informação que divulga deve ser apresentada de forma decrescente);
- Fecho (data e entidade responsável pela produção do comunicado, contendo o nome, a morada, o e-mail, o contacto telefónico, o fax...).
4. Características da linguagem
- Linguagem clara e objetiva;
- Predominância da denotação;
- Uso da terceira pessoa do singular e do plural (verbos, pronomes, determinantes);
- Recurso a frases e a parágrafos curtos e de fácil compreensão;
- ...
Em suma, o comunicado:
- é utilizado no interior das instalações ou
- para transmitir informação para o exterior, para um público mais vasto, nomeadamente o grande público, através dos meios acima indicados ou da afixação em local público;
- é um texto informativo;
- deve transmitir os dados devidamente organizados e hierarquizados;
- aparece também designado como comunicação, nota informação ou informação.