Português

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Modalidade e valor modal I (G 60)

A modalidade / valor modal indica a atitude do locutor em relação ao que (se) diz e em relação aos participantes do discurso.
                A modalidade pode ser expressa de formas diversas: através da entoação, da variação do modo verbal, de advérbios, de verbos modais (auxiliares como “dever”, “poder”, etc., ou principais com valor modal, como “crer”, “pensar”, “obrigar”, etc.), adjetivos de valor apreciativo, construções frásicas modalizadoras, etc.

1. Indique o valor modal dos enunciados apresentados. Observe o exemplo.

Enunciado
Valor modal
1. Carolina, abre o livro na página 84.
obrigação
2. Os resultados dos vossos testes foram satisfatórios.

3. Depois da aula, podeis ir beber um copo ao “Leitão Bar”.

4. Não gostei do último episódio da novela das onze.

5. Segundo Ricardo Reis, o destino comanda a vida humana.

6. Isa, não podes falar tão alto.

7. Talvez eu pudesse fazer testes mais difíceis.

8. É provável que o Benfica seja campeão.

9. A Laura deve ter estudado imenso para Mandarim.

10. Gonçalo, tens de me oferecer um leitão para te dar positiva.

11. Adoro a série The Walking Dead.

12. Não sei se a filosofia de Reis é a mais interessante.

13. Não abram as janelas!

14. Que frio desagradável!

15. É provável que o baile de finalistas seja a um sábado.


2. Associe a cada enunciado dado o valor modal correspondente.

Coluna A


1. Alice, faz já esse exercício.



2. Lamento que esteja frio aqui.


Coluna B
3. É provável que o tempo piore na próxima semana.


1. Valor modal epistémico
4. Graças a Deus, amanhã é sábado!


2. Valor modal deôntico
5. Creio que a professora Paula voltará um dia destes.


3. Valor modal apreciativo
6. Peço que se portem lindamente nesta aula.



7. Os marcianos podem aterrar a qualquer momento.



8. Comprem-me uma peruca.




3. Considere o seguinte enunciado: Vais anular a matrícula a Português?

3.1. Reescreva-o, imprimindo-lhe os valores modais propostos.
a) Valor epistémico – certeza: _____________________________________________
b) Valor epistémico – dúvida: ______________________________________________
c) Valor deôntico – permissão: _____________________________________________
d) Valor deôntico – obrigação: _____________________________________________
e) Valor apreciativo – contentamento: _______________________________________

4. Recorrendo às sábias explicações do professor de Português, indique a veracidade (V) ou a falsidade (F) das afirmações apresentadas.
(A) O valor modal transmite a objetividade de quem fala ou escreve. _____
(B) A modalidade manifesta-se em três domínios. _____
(C) Os domínios designam-se deôntico, epistémico e apreciativo. _____
(D) O domínio epistémico transmite ideias de obrigação ou proibição. _____
(E) O domínio deôntico transmite valores de certeza, probabilidade ou crença. _____
(F) O domínio apreciativo está associado à expressão de juízos de valor, de opiniões. _____

4.1. Corrija as afirmações falsas.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. A modalidade pode ser expressa através de diversos elementos linguísticos.
Leia as frases apresentadas em cada secção e atente nas palavras / expressões sublinhadas. Considere a modalidade que se verifica em cada grupo e, de seguida, nos quadros apresentados, assinale com uma cruz (X) as opções corretas e transcreva as palavras e expressões sublinhadas para as quadrículas adequadas, de forma a identificar alguns dos recursos linguísticos que caracterizam cada valor modal/modalidade.

A
a) A Diana leu o romance. [identifique o modo verbal]
b) Talvez a Diana tenha lido o romance.
c) A Diana leu o romance?
d) É possível que a Diana tenha lido o romance.
e) Tenho a certeza de que a Diana leu o romance.
f) Duvido que a Diana tenha lido o romance.
g) Eu venceria a Volta à França se tivesse canetas. [identifique o modo verbal]
h) Creio em Deus, nos Anjos e nos Santos.
i) Acredito em tudo o que me dizem.
j) O Benfica, sem dúvida, será campeão nos próximos 50 anos.
k) Parece que não sei esta matéria.
l) Julgo que a Miquelina não sobreviveu ao acidente.
m) Seguramente, considero esta turma a melhor de todas as que já tive.
n) É suposto não dizer disparates durante esta aula.
o) Calculo que este exercício vos faça morrer de tédio.
p) Pode ser que segunda-feira neve e a escola feche.
q) É provável que o meu tio João esteja com gripe.
r) Imagino que já estejam cansados destas frases.
s) Forçosamente, esta aula tem de corre bem.
t) Acho que disse outro disparate.
u) Provavelmente, o Sporting ficará mais um ano a ver navios.
v) Penso que dificilmente chegarei aos 100 anos de vida.
x) É certo que todos irão para a universidade.

Modalidade
apreciativa

deôntica

epistémica

Recursos linguísticos
Entoação
Declarativa

Persuasiva

Exclamativa

Interrogativa

Verbos
modais
poder
principais com
valor modal



Modos verbais
.
.
Advérbios/locuções adverbiais


Adjetivos

Outras expressões modais


B
a) Felizmente, o mundo não acabou em 2012.
b) Discordo dessa ideia.
c) Lamento que penses assim!
d) Oxalá que voltes são e salvo de Júpiter!
e) Ainda bem que a aula acabou! Ufa!
f) Quem me dera que já fosse sábado!
g) Espero que se casem e sejam muiiiiiiiiiiiiiiiiito felizes!
h) Deus queira que neve no Natal!
i) Desejo que a vida vos sorria sempre.
j) Congratulo-me com as vossas notas a Matemática.
k) Parabéns pelo vosso esforço!

Modalidade
apreciativa

deôntica

epistémica

Recursos linguísticos
Entoação
Declarativa

Persuasiva

Exclamativa

Interrogativa

Verbos
principais com
valor modal


Advérbios

Outras expressões modais


C
a) Podes tentar de novo.
b) Proíbo-te de andares aos tiros na sala!
c) A Marta tem de estar presente na minha festa.
d) Deves estudar mais do que a Miquelina.
e) Fonseca, nas férias tens autorização para namorar até ao amanhecer.
f) Não é permitido o uso de telemóvel nas aulas.
g) Mata o animal! [identifique o modo verbal]
h) Não fumem tanto! [identifique o modo verbal]
i) É desejável que tomem banho todos os dias.
j) É proibido pisar a relva!
k) É obrigatório usar o cinto de segurança.
l) Necessariamente, têm de trazer sempre o material escolar.
m) Autorizo o copianço descarado nos testes de Português.
n) Nestas aulas, permito-vos tudo.
o) O professor de pesca submarina obriga os alunos a cantar o hino nacional.

Modalidade
apreciativa

deôntica

epistémica

Recursos linguísticos
Entoação
Declarativa

Persuasiva

Exclamativa

Interrogativa

Verbos
modais

principais com
valor modal


Modos verbais
.
.
Advérbios/locuções adverbiais


Outras expressões modais


6. Assinale as alíneas corretas, de modo a identificar a modalidade dos enunciados apresentados.

1. Os resultados dos testes que fizemos foram bons.
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.

2. Sofia, a tua mãe deixa-te ir ao concerto do Justino Bibas.
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C)apreciativa.

3. Muito gosta a Rafaela de chocolate preto!
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.



4. Mariana e Laura, é necessário fazer as pazes.
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C)apreciativa.

5. A Sandra atropelou o papagaio da Diana com a trotinete.
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.

6. A Isa e a Carolina ofereceram-me boleia para Marte.
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.

7. Quem sabe se a gasolina não estará mais barata amanhã?
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.

8. Não perturbem o meu espírito.
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.

9. Estes exercícios foram deliciosos!
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.


. Correção

Dêixis / Deíticos II - Correção (G 59)


1.1. Substitua as expressões sublinhadas por determinantes e pronomes demonstrativos adequados.
a. aquelas galochas
b. estas
c. aquelas
d. essas
e. essas botas

2. Leia o texto, tendo em conta o contexto que o rodeia.

2.1.
«me» (l. 3): identifica o Ernesto
«Tu» (l. 5): identifica a Miquelina
«Eu» (l. 8): identifica o Ernesto.
«Eu» (l. 9): identifica a Miquelina.

2.2.
Linha 2: «lá» refere-se a «casa do Eusébio».
Linha 7: «lá» refere-se à «casa» da Miquelina.

2.3.
«Aí» refere-se a «no escritório».

2.4.
«Ontem» (l. 1): refere o dia anterior ao da conversa, ou seja, 3 de setembro.
«Amanhã» (l. 4): refere o dia posterior ao da conversa, ou seja, 5 de setembro.
«Hoje» (l. 5): refere o dia em que a conversa tem lugar – 4 de setembro.
«Agora» (l. 6): refere o momento em que ocorre a conversa entre o Ernesto e a Miquelina.

2.5. Dêixis temporal.

3.1. D

3.2. B

3.3. B

3.4. C

3.5. D



. Ficha

Ricardo Araújo Pereira destrói acordo ortográfico

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...