A modalidade / valor modal indica a atitude do locutor em
relação ao que (se) diz e em relação aos participantes do discurso.
A modalidade pode ser
expressa de formas diversas: através da entoação, da variação do modo verbal,
de advérbios, de verbos modais (auxiliares como “dever”, “poder”, etc., ou
principais com valor modal, como “crer”, “pensar”, “obrigar”, etc.), adjetivos
de valor apreciativo, construções frásicas modalizadoras, etc.
1. Indique o
valor modal dos enunciados apresentados. Observe o exemplo.
Enunciado
|
Valor
modal
|
1.
Carolina, abre o livro na página 84.
|
obrigação
|
2. Os
resultados dos vossos testes foram satisfatórios.
|
|
3. Depois
da aula, podeis ir beber um copo ao “Leitão Bar”.
|
|
4. Não
gostei do último episódio da novela das onze.
|
|
5. Segundo
Ricardo Reis, o destino comanda a vida humana.
|
|
6. Isa,
não podes falar tão alto.
|
|
7. Talvez
eu pudesse fazer testes mais difíceis.
|
|
8. É
provável que o Benfica seja campeão.
|
|
9. A Laura
deve ter estudado imenso para Mandarim.
|
|
10.
Gonçalo, tens de me oferecer um leitão para te dar positiva.
|
|
11. Adoro
a série The Walking Dead.
|
|
12. Não
sei se a filosofia de Reis é a mais interessante.
|
|
13. Não
abram as janelas!
|
|
14. Que
frio desagradável!
|
|
15. É
provável que o baile de finalistas seja a um sábado.
|
2. Associe a
cada enunciado dado o valor modal correspondente.
Coluna A
|
|||
1. Alice,
faz já esse exercício.
|
|||
2. Lamento
que esteja frio aqui.
|
Coluna B
|
||
3. É
provável que o tempo piore na próxima semana.
|
1. Valor
modal epistémico
|
||
4. Graças
a Deus, amanhã é sábado!
|
2. Valor
modal deôntico
|
||
5. Creio
que a professora Paula voltará um dia destes.
|
3. Valor
modal apreciativo
|
||
6. Peço
que se portem lindamente nesta aula.
|
|||
7. Os
marcianos podem aterrar a qualquer momento.
|
|||
8. Comprem-me
uma peruca.
|
3. Considere
o seguinte enunciado: Vais anular a matrícula a Português?
3.1.
Reescreva-o, imprimindo-lhe os valores modais propostos.
a) Valor
epistémico – certeza: _____________________________________________
b) Valor
epistémico – dúvida: ______________________________________________
c) Valor
deôntico – permissão: _____________________________________________
d) Valor
deôntico – obrigação: _____________________________________________
e) Valor
apreciativo – contentamento: _______________________________________
4.
Recorrendo às sábias explicações do professor de Português, indique a
veracidade (V) ou a falsidade (F) das afirmações apresentadas.
(A) O valor
modal transmite a objetividade de quem fala ou escreve. _____
(B) A
modalidade manifesta-se em três domínios. _____
(C) Os
domínios designam-se deôntico, epistémico e apreciativo. _____
(D) O
domínio epistémico transmite ideias de obrigação ou proibição. _____
(E) O
domínio deôntico transmite valores de certeza, probabilidade ou crença. _____
(F) O
domínio apreciativo está associado à expressão de juízos de valor, de opiniões.
_____
4.1. Corrija
as afirmações falsas.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. A
modalidade pode ser expressa através de diversos elementos linguísticos.
Leia as frases apresentadas em cada secção e
atente nas palavras / expressões sublinhadas. Considere a modalidade que se
verifica em cada grupo e, de seguida, nos quadros apresentados, assinale com
uma cruz (X) as opções corretas e transcreva as palavras e expressões
sublinhadas para as quadrículas adequadas, de forma a identificar alguns dos
recursos linguísticos que caracterizam cada valor modal/modalidade.
A
a) A Diana leu o romance. [identifique
o modo verbal]
b) Talvez
a Diana tenha lido o romance.
c) A Diana
leu o romance?
d) É
possível que a Diana tenha lido o romance.
e) Tenho
a certeza de que a Diana leu o romance.
f) Duvido
que a Diana tenha lido o romance.
g) Eu venceria
a Volta à França se tivesse canetas. [identifique o modo verbal]
h) Creio
em Deus, nos Anjos e nos Santos.
i) Acredito
em tudo o que me dizem.
j) O
Benfica, sem dúvida, será campeão nos próximos 50 anos.
k) Parece
que não sei esta matéria.
l) Julgo
que a Miquelina não sobreviveu ao acidente.
m) Seguramente,
considero esta turma a melhor de todas as que já tive.
n) É suposto
não dizer disparates durante esta aula.
o) Calculo
que este exercício vos faça morrer de tédio.
p) Pode
ser que segunda-feira neve e a escola feche.
q) É provável
que o meu tio João esteja com gripe.
r) Imagino
que já estejam cansados destas frases.
s) Forçosamente,
esta aula tem de corre bem.
t) Acho
que disse outro disparate.
u) Provavelmente,
o Sporting ficará mais um ano a ver navios.
v) Penso
que dificilmente chegarei aos 100 anos de vida.
x) É certo
que todos irão para a universidade.
Modalidade
|
apreciativa
|
|||
deôntica
|
||||
epistémica
|
||||
Recursos
linguísticos
|
||||
Entoação
|
Declarativa
|
|||
Persuasiva
|
||||
Exclamativa
|
||||
Interrogativa
|
||||
Verbos
|
modais
|
poder
|
||
principais
com
valor
modal
|
||||
Modos
verbais
|
.
.
|
|||
Advérbios/locuções
adverbiais
|
||||
Adjetivos
|
||||
Outras
expressões modais
|
||||
B
a) Felizmente,
o mundo não acabou em 2012.
b) Discordo
dessa ideia.
c) Lamento
que penses assim!
d) Oxalá
que voltes são e salvo de Júpiter!
e) Ainda
bem que a aula acabou! Ufa!
f) Quem
me dera que já fosse sábado!
g) Espero
que se casem e sejam muiiiiiiiiiiiiiiiiito felizes!
h) Deus
queira que neve no Natal!
i) Desejo
que a vida vos sorria sempre.
j) Congratulo-me
com as vossas notas a Matemática.
k) Parabéns
pelo vosso esforço!
Modalidade
|
apreciativa
|
|||
deôntica
|
||||
epistémica
|
||||
Recursos
linguísticos
|
||||
Entoação
|
Declarativa
|
|||
Persuasiva
|
||||
Exclamativa
|
||||
Interrogativa
|
||||
Verbos
|
principais
com
valor
modal
|
|||
Advérbios
|
||||
Outras
expressões modais
|
||||
C
a) Podes tentar de novo.
b) Proíbo-te de andares aos tiros na
sala!
c) A Marta tem de estar presente na
minha festa.
d) Deves estudar mais do que a
Miquelina.
e) Fonseca, nas férias tens autorização
para namorar até ao amanhecer.
f) Não é permitido o uso de telemóvel
nas aulas.
g) Mata o animal! [identifique o modo
verbal]
h) Não fumem tanto! [identifique o
modo verbal]
i) É desejável que tomem banho todos
os dias.
j) É proibido pisar a relva!
k) É obrigatório usar o cinto de
segurança.
l) Necessariamente,
têm de trazer sempre o material escolar.
m) Autorizo
o copianço descarado nos testes de Português.
n) Nestas
aulas, permito-vos tudo.
o) O
professor de pesca submarina obriga os alunos a cantar o hino nacional.
Modalidade
|
apreciativa
|
|||
deôntica
|
||||
epistémica
|
||||
Recursos
linguísticos
|
||||
Entoação
|
Declarativa
|
|||
Persuasiva
|
||||
Exclamativa
|
||||
Interrogativa
|
||||
Verbos
|
modais
|
|||
principais
com
valor
modal
|
||||
Modos
verbais
|
.
.
|
|||
Advérbios/locuções
adverbiais
|
||||
Outras
expressões modais
|
||||
6. Assinale
as alíneas corretas, de modo a identificar a modalidade dos enunciados
apresentados.
1. Os
resultados dos testes que fizemos foram bons.
(A)
epistémica.
(B)
deôntica.
(C)
apreciativa.
2. Sofia,
a tua mãe deixa-te ir ao concerto do Justino Bibas.
(A)
epistémica.
(B)
deôntica.
(C)apreciativa.
3. Muito
gosta a Rafaela de chocolate preto!
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.
4. Mariana
e Laura, é necessário fazer as pazes.
(A)
epistémica.
(B)
deôntica.
(C)apreciativa.
5. A
Sandra atropelou o papagaio da Diana com a trotinete.
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.
6. A Isa
e a Carolina ofereceram-me boleia para Marte.
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.
7. Quem
sabe se a gasolina não estará mais barata amanhã?
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.
8. Não
perturbem o meu espírito.
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.
9. Estes
exercícios foram deliciosos!
(A) epistémica.
(B) deôntica.
(C) apreciativa.
. Correção