Português

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Premonição...

          De acordo com professores que corrigiram exames nacionais (quer do 9.º ano quer do ensino secundário), os resultados que vêm a caminho não são nada famosos.

          Exemplificativo disso é o facto de haver correctores com 70% de provas com classificação negativa. Quer isto dizer que, por exemplo, em 50 exames, 35 são inferiores a 10 valores (ensino secundário) ou ao nível 3 (9.º ano).

domingo, 3 de julho de 2011

"Sísifo", de Miguel Torga

          O ano lectivo terminou há muito, a primeira fase dos exames nacionais também.
          Como mensagem para um novo ciclo que se aproxima para milhares de alunos, que já vislumbram a universidade no horizonte, aqui fica o poema "Sísifo", da autoria de Adolfo Correia da Rocha, mais conhecido por Miguel Torga:

Recomeça…
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.


E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.

Miguel Torga, Diário XIII

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O verbo "poder"

          Pérola retirada do Record on-line:

          «Após Federer ter vencido os dois primeiros sets, poucos acreditariam que Tsonga podesse conquistar os três parciais seguintes, e avançar para as meias-finais.»

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um mês e meio louco



          Vai começar hoje a fase de correcção dos exames nacionais de Português, que só terminará a 8 de Agosto.

          Aceitam-se pistas acerca do que o GAVE engendrou para "responder" às questões do exame mal formuladas e que deram origem a interpretações diversas por parte dos alunos.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Exame nacional 2011 - 1.ª fase

terça-feira, 21 de junho de 2011

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Exame Nacional 2011 - 1.ª fase - Proposta de correcção

Grupo I

Texto A

1. Sensações do sujeito poético:
  • Sensação visual: "Moram ali pessoas que desconheço, que já vi mas não vi." (v. 3);
  • Sensação auditiva: "As vozes, que sobem do interior do doméstico..." (v.8).

2. Infância é sinónimo de:
  • inocência, felicidade e alegria ("As crianças, que brincam..." - v. 5);
  • beleza e fragilidade (os vasos de flores);
  • protecção ("... que brincam às sacadas altas..." - v. 5);
  • a (aparente) eternidade da alegria e felicidade simbolizadas pela infância, reveladora da inconsciência que as crianças têm da passagem do tempo.

3. Relação entre o sujeito poético e os outros:
  • é uma relação de oposição: o sujeito é infeliz e vive desajustado; os outros são felizes e vivem ajustados ao que os rodeia;
  • por outro lado, o sujeito é diferente dos outros, de quem vive afastado e que desconhece ("pessoas que desconheço, / que já vi mas não vi.").

4. Na última estrofe, o sujeito revela o seu vazio e a sua dor ("Um nada que dói..." - v. 26) e esse estado de espírito resulta da reflexões que fez nas estrofes anteriores.
          Assim, nelas ele questiona-se acerca do sentir dos «outros», concluindo que, no fundo, não há «outros», mas «nós», isto é, só é possível sentir individualmente. Por outro lado, é extremamente difícil ou impossível ter acesso ao sentir do(s) outro(s), dado que há um fechamento, uma falta de comunicação dos seres humanos entre si, que tem a ver com a individualidade de cada ser humano.


Texto B

. Introdução:
  • Reis, heterónimo de Pessoa, de formação clássica, cultor de um epicurismo triste;
  • Desenvolve o tema da da brevidade, fugacidade e transitoriedade da vida / do tempo.

. Desenvolvimento:
  • A passagem do tempo é inexorável, a vida é breve e a morte uma certeza (imagem do rio que passa, do mar, os símbolos clássicos - a barca, Caronte, o óbolo, etc.) # contraste com a Natureza, que se renova periodicamente;
  • A impossibilidade de o Homem lutar contra esses factos;
  • Implicações: sofrimento, dor, angústia...;
  • Objectivo: evitar o sofrimento;
  • Adopção de uma filosofia de vida / princípios de vida:
                    - aceitação dessas realidades;
                     - ideal do carpe diem: aproveitar o momento, porque a vida é breve;
                    - viver com moderação, auto-domínio, sem apego às coisas;
                    - comedimento das paixões, das ambições, evitando assim a dor da morte;
                    - busca do prazer relativo e da ataraxia;
                    - ...

. Conclusão:
  • Reis procura evitar o sofrimento e a dor motivadas pela efemeridade da vida / passagem do tempo;
  • Reis constrói uma filosofia de vida orientada nesse sentido.
          » Referência, por exemplo, a poemas como "Vem sentar-te comigo, Lídia...".



Grupo II

     Versão 1                                                                          Versão 2

1.1. D                                                                              1.1. B

1.2. B                                                                               1.2. A

1.3. C                                                                               1.3. B

1.4. D                                                                               1.4. C

1.5. C                                                                                1.5. B

1.6. A                                                                                1.6. D

1.7. A                                                                                1.7. B

2.1. O antecedente dos pronomes possessivos é o grupo nominal "As terras".

2.2. A expressão destacada desempenha a função de sujeito.

2.3. A oração referida é uma oração subordinada adverbial consecutiva.



Grupo III

. Introdução:
  • A importância genérica da literatura / da leitura para o ser humano;
  • Relacionamento com o texto introdutório.

. Desenvolvimento:

          - Argumento 1: a literatura desperta o sonho, a criatividade, a imaginação, dá asas ao
                                  Homem para este voar; é uma forma de evasão;

                    - Exemplos:
                              a) a identificação com uma situação, uma personagem...;
                              b) a construção de uma imagem mental das personagens, dos espaços,
                                   dos cenários, das acções...

          - Argumento 2: a literatura é sinónimo de conhecimento, cultura, consciência, espírito
                                    crítico, liberdade...

                    - Exemplos:
                              a) a leitura protege o ser humano da ignorância, estupidez, tirania... - con-
                                   frontar a sociedade portuguesa anterior ao Salazarismo e a actual, mais
                                   escolarizada, mais «lente»;
                              b) os alunos que lêem regularmente, por norma exprimem-se melhor, pen-
                                   sam de forma estruturada e crítica, em comparação com aqueles que
                                   não lêem, que apresentam maiores dificuldades em se expressarem.

          - Argumento 3: a literatura possibilita o estreitamento das relações familiares, a partilha
                                    e a afectividade; nela estão retratados os sentimentos humanos e as
                                    formas de relação do Homem com o que vê, sente...

                    - Exemplos:
                              a) a leitura em família (os pais que lêem para os filhos em idade pré-esco-
                                   lar; os pais e filhos que lêem em conjunto / partilham a leitura...);
                              b) os clubes de leitura...

          - Argumento 4: a literatura é a transfiguração da realidade, possibilitando assim a fuga
                                    à rotina e à monotonia do quotidiano;

                    - Exemplo: a fruição da leitura; a literatura / leitura enquanto prazer, ocupação de
                                       tempos livres - função semelhante à desempenhada por outras formas
                                       de arte (a música, o cinema, o teatro...).

É HOJE!


Pelo final da tarde, aqui será colocada uma proposta de correcção do exame.

sábado, 18 de junho de 2011

Em memória...

          "A morte voltou para a cama, abraçou-se ao homem e, sem compreender o que lhe estava a suceder, ela que nunca dormia, sentiu que o sono lhe fazia descair suavemente as pálpebras. No dia seguinte ninguém morreu."

                                  José Saramago, As Intermitências da Morte

Gramática nos exames

  • Coesão: todos os exames, várias questões;
  • Funções sintácticas: 4 exames;
  • Relações entre palavras: vários exames;
  • Orações: vários exames;
  • Pontuação (nomeadamente o uso expressivo da pontuação): vários exames;
  • Conectores: vários exames;
  • Modos / tempos verbais: 2 exames;
  • Actos ilocutórios, aspecto verbal, valor do adjectivo, deícticos, pronomes: 1 exame.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sinais dos tempos

Futuros magistrados apanhados a copiar tiveram todos dez
          Indícios de que 137 auditores que estão no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) a formarem-se para serem magistrados copiaram num teste levou à anulação do exame. Face à impossibilidade de encontrar uma data para repetir o teste a direcção da instituição decidiu atribuir nota dez a todos os futuros magistrados.

CV (exemplo 2)



CV (exemplo 1)


(C) Ana R. Teixeira

Respostas «modelares» (VII)

          Há um par de meses, foi apresentado (mais) um trabalho aos alunos, correspodente, regra geral, ao grupo B do exame nacional, aquele em que é solicitado ao examinando que escreva um texto (entre 80 e 120 ou 130 palavras) sobre um conteúdo de leitura. Esse trabalho partia do seguinte enunciado:
          Tal como Álvaro de Campos, também em Alberto Caeiro as sensações são um elemento relevante.
          Fazendo um apelo à sua experiência de leitura, exponha, num texto de sessenta a cento e vinte palavras, a sua opinião sobre a importância das sensações na poesia de Caeiro.
          Das várias respostas elaboradas, a que a seguir se apresenta foi, de longe, a melhor. Um único senão: excedeu, violentamente, o limite de palavras estipulado.

          Alberto Caeiro, o "Mestre", assume-se como o poeta das sensações. Ele próprio diz "Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...". Esta filosofia está expressa, essencialmente, no conjunto de poemas intitulado "O Guardador de Rebanhos", onde se apresenta como um simples "pastor dos seus pensamentos que são todos sensações".
          E, nesta busca de sensações, opõe-se radicalmente a Fernando Pessoa ortónimo. Caeiro compõe os seus poemas apenas a partir das sensações, negando mesmo a utilidade do pensamento, enquanto que em Pessoa se passa precisamente o contrário, havendo uma intelectualização do sentir: "O poeta é um fingidor" ("Autopsicografia").
          Para Caeiro, "pensar é estar doente dos olhos", a sensação é a única realidade, logo há que substituir o pensamento pela sensação. Ver é conhecer e compreender o mundo, por isso pensa vendo e ouvindo. Os seus poemas são, por isso, a descrição da realidade tal como a entende através dos sentidos, em especial da visão e da audição.
          É, pois, um sensacionista a quem só interessa o que capta pelas sensações. Para Caeiro, o que importa é ver de forma objectiva e natural a realidade, com a qual contacta a todo o momento: "Para além da realidade imediata não há nada".
          As sensações são, portanto, o suporte desta poesia livre, inovadora, próxima da prosa e do falar quotidiano e fazem de Caeiro um verdadeiro "Mestre" e o "Poeta da Natureza". É o mestre porque, ao contrário dos demais heterónimos e do ortónimo, consegue submeter o pensar ao sentir, o que lhe permite viver sem dor, envelhecer sem angústia e morrer sem desespero. Ele não procura encontrar um sentido para a vida e para as coisas que o rodeiam; sente sem pensar, o que faz dele um ser uno, não fragmentado, e da sua poesia algo simples e claro que transmite calma e serenidade.
                                                                                                           PC
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