sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Processos fonológicos
1.
Identifique os processos fonológicos que ocorreram na evolução das palavras
apresentadas.
a.
largatixa > lagartixa
________________________________________________
b.
spelunca > espelunca ________________________________________________
c.
ante > antes
________________________________________________________
d. dolore >
dolor > door > dor ____________________________________________
e.
lanam > lana > lãa > lã
________________________________________________
f.
parteleira > prateleira
________________________________________________
g.
seniorem > seniore > senhor ___________________________________________
h.
octo > oito
__________________________________________________________
i.
vita > vida
___________________________________________________________
j.
fine > fim
____________________________________________________________
k.
matrem > matre > madre
______________________________________________
l.
pluvia > chuva
________________________________________________________
m.
persicu > pêssego
_____________________________________________________
n.
oculum > oclu > olho
___________________________________________________
o.
legere > leger > leer > ler
______________________________________________
p.
semper > sempre
______________________________________________________
q.
mordet > morde
_______________________________________________________
r.
leones > leoes > leões
__________________________________________________
s.
legalem > legale > leal
_________________________________________________
t.
auriculum > aurícula > oricla >
orelha ____________________________________
u.
monótono > monotonia
_________________________________________________
v.
legenda > leenda > lenda
_______________________________________________
x.
regem > rege > ree > rei
_______________________________________________
z.
reginam > regina > rainha
_____________________________________________
a’.
directum > directu > direito
___________________________________________
b’.
scalatam > scalata > escalada
__________________________________________
c’.
catenam > cadea > cadeia
______________________________________________
d’.
apotecam > bodega
___________________________________________________
e’.
maculam > mágoa
____________________________________________________
f’.
maritu > marido
_____________________________________________________
g’.
persona > pessoa
_____________________________________________________
h’.
nudu > nuu > nu
_____________________________________________________
* * * * * * * * * * * * * * *
Correção
a.
largatixa > lagartixa: metátese
b.
spelunca > espelunca: prótese
c.
ante > antes: paragoge
d.
dolore > dolor > door > dor:
apócope ‑ síncope ‑ crase
e.
lanam > lana > lãa > lã: apócope ‑ nasalização ‑ crase
f.
parteleira > prateleira: metátese
g.
seniorem > seniore > senhor: apócope ‑ palatalização
h.
octo > oito: vocalização
i.
vita > vida: sonorização
j.
fine > fim: apócope
k.
matrem > matre > madre: apócope ‑ sonorização
l.
pluvia > chuva: palatalização
m.
persicu > pêssego: assimilação ‑ sonorização
n.
oculum > oclu > olho: apócope ‑ síncope ‑ palatalização
o.
legere > leger > leer > ler:
apócope ‑ síncope ‑ crase
p.
semper > sempre: metátese
q.
mordet > morde: apócope
r.
leones > leoes > leões: síncope ‑ nasalização
s.
legalem > legale > leal: apócope ‑ síncope
t.
auriculum > aurícula > oricla >
orelha: apócope ‑ síncope ‑ palatalização
u.
monótono > monotonia: redução vocálica
v.
legenda > leenda > lenda: síncope ‑ crase
x.
regem > rege > ree > rei: apócope ‑ síncope ‑ ditongação
z.
reginam > regina > rainha: apócope ‑ síncope ‑ palatalização
a’.
directum > directu > direito: apócope ‑ vocalização
b’.
scalatam > scalata > escalada: apócope ‑ prótese ‑ sonorização
c’.
catenam > cadea > cadeia: apócope ‑ sonorização ‑ síncope ‑ ditongação
d’.
apotecam > bodega: apócope ‑ aférese ‑ sonorização
e’.
maculam > mágoa: apócope ‑ síncope ‑ sonorização
f’.
maritu > marido: sonorização
g’.
persona > pessoa: síncope do /n/ - assimilação regressiva do /r/
h’.
nudu > nuu > nu: síncope ‑ crase
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Trabalhar 'à borlix' enobrece o homem
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Alteração do programa de Português do Ensino Secundário
O Ministério da Educação e Ciência apresentou uma proposta de alteração do programa de Português do Ensino Secundário.
A proposta, em conjunto com a definição das metas curriculares para este mesmo grau de ensino, estará em consulta pública até ao dia 2 de dezembro e pode ser consultada aqui. »»»
Do exercício produzido, destaque para pérolas como esta: são propostas 8 cantigas trovadorescas para estudo em 7 aulas. Sempre a aviar, portanto...
Outra. a poesia dos heterónimos pessoanos será estudada em 8 aulas... No caso da Mensagem, propõe-se o estudo de 8 poemas em 6 aulas...
...
sábado, 2 de novembro de 2013
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Vírgula ,
A vírgula
usa-se para separar:
1. Elementos
coordenados numa enumeração que desempenham a mesma função sintática, quando
não são ligados por «e», «ou» ou «nem»:
a) Sujeito:
» A Maria, o João, o Ernesto e a Miquelina
foram à feira.
b) Complemento direto:
» O professor trouxe castanhas, um assador,
uma tenaz, uma caixa de fósforos e um fogareiro.
c) Predicativo do sujeito:
» O meu pai foi o meu herói, o meu guia, o meu farol, a minha referência.
2. Para separar, na mesma frase, mais de
dois elementos de uma enumeração, antes das conjunções «e», «ou» ou «nem» quando estas aparecem repetidas
numa enumeração:
» Nem tu, nem eu, nem a Maria, nem o João
iremos à visita de estudo.
» E sois feios, e porcos, e mal-educados, e
sujos…
Por vezes, a vírgula surge em frases
contendo apenas dois elementos coordenados pela conjunção «nem» quando se pretende realçar um dos elementos:
» Ninguém é feliz sozinho, nem mesmo na eternidade. (Miguel Torga, Bichos)
3. Para separar orações coordenadas
assindéticas (isto é, sem
conjunção expressa):
» Levantou-se, arrastou a perna pela sala,
debruçou-se sobre o parapeito, forçou os braços e saltou para o vazio.
4. Para separar orações coordenadas
sindéticas, exceto quando ligadas pelas conjunções «e» ou «ou»:
» O Antunes estudou imenso, mas o seu esforço
não foi premiado.
Estas
conjunções (adversativas, conclusivas e explicativas) e os advérbios e as
locuções adverbiais com valor conetivo:
i) São precedidos de vírgula no
início de uma oração:
» Brinque, porém não abuse.
» Estudou, portanto foi recompensado.
ii) São
seguidos de vírgula quando surgem no início da frase ou após um ponto e
vírgula:
» O João chegou; contudo, ninguém o foi
esperar ao aeroporto.
» Contudo, tu não estavas à minha espera.
iii) Colocam-se
entre vírgulas quando inseridos depois de um termo da frase a que pertencem:
» O João chegou, contudo, ninguém o foi
esperar ao aeroporto.
Note-se, porém,
que a conjunção «mas» pode não ser
antecedida de vírgula se o emissor não quiser quebrar a sequência da frase.
5. Para separar orações coordenadas
sindéticas, ligadas pela conjunção coordenativa copulativa «e»:
5.1. Quando os sujeitos destas orações são diferentes:
» Ouve-se um trovão ao longe, e um
cão desata a ladrar. (Mário Cláudio, Camilo Broca)
5.2. Quando as orações coordenadas por «e» se repetem:
» E quero que estudem, e trabalhem, e se
apliquem, e se esforcem…
5.3. Quando as orações coordenadas por «e» tem um valor de contraste, consequência,
surpresa:
» Adorei o teu texto, e por isso te elogio.
6. Para separar orações coordenadas pela
repetição das conjunções «ou» ou «nem»:
» O João não foi à viagem, ou porque não tinha
dinheiro, ou porque os pais não deixaram, ou porque adormeceu e não acordou a
tempo.
7. Para separar orações subordinadas
adverbiais, sobretudo quando colocadas antes
ou intercaladas na subordinante:
» O Manuel faltou à aula de Português, porque
não ouviu o despertador.
» Quando tu chegaste, eu já tinha adormecido.
» A Joana, mal chega a casa, faz os trabalhos
de casa.
» Silenciados os alunos, a aula começou.
8. Para separar uma oração intercalada:
» Estudaste, dizes tu, toda a noite.
» O cancro, disse o médico, entrou em
remissão.
9. Para separar a oração subordinada
adjetiva relativa explicativa:
» Teresa Guilherme, que se julga uma grande
apresentadora, soa a velha de soalheiro.
10. Para isolar o vocativo, quer ele
surja no início, no meio ou no final da frase:
» Maria, leva o livro à D. Lídia.
» Alunas como tu, Maria, são raras.
» Leva o livro à D. Lídia, Maria.
11. Para separar o modificador do grupo
verbal ou da frase, quando surgem no início ou no meio da frase:
» Naquele sábado, cometi um erro terrível.
» Hoje, poucos valorizam a escola.
» Irei, no próximo domingo, homenagear o meu
pai.
12. Para separar o modificador apositivo do
nome:
» D. Afonso Henriques, primeiro rei de
Portugal, era um doce de pessoa.
13. Para separar o nome do lugar na datação
de um texto:
» S. Domingos do Norte, 26 de outubro de 2013.
14. Para assinalar a elisão (omissão) de uma palavra ou expressão:
» O meu pai era alto; o teu, baixo.
15. Para separar, ou isolar, os conetores
discursivos:
» O teu texto, em suma, é muito fraquinho.
Alguns dos conetores que se isolam
através de vírgula são os seguintes:
a. aditivos ou sumativos: igualmente, além disso, ainda por cima, do
mesmo modo…;
b. de
síntese: em suma, em resumo, em
síntese, em poucas palavras…;
c. contrastivos
ou contra-argumentativos: porém,
todavia, contudo, em todo o caso, de qualquer modo, não obstante, sem embargo…;
d. conclusivos
e explicativos: por isso, por fim,
logo, portanto, por consequência, isto é, ou seja…
16. Para separar uma interjeição:
» Oh, que grande emoção!
17. Para separar os advérbios «sim» e «não», quando ocorrem com elementos enfáticos, ou, quando se
encontram no início de uma frase e retomam a anterior:
» Comprei o livro, sim, que eu gosto de ler.
» Ah, sim, foi essa chave que perdi.
18. Para separar um constituinte anteposto
ou topicalizado:
» Ser ou não ser, eis a questão.
» Desse calibre, já não há mais homens.
* * * * * * * * * * *
* * * * * * * * *
Não se usa a vírgula nos seguintes casos:
a. Entre o sujeito e o verbo / predicado.
b. Entre o verbo e o complemento direto.
c. Entre o verbo e o complemento indireto.
d. Entre o verbo e o predicativo do sujeito.
e. Entre o complemento direto e o
predicativo do complemento direto.
Bibliografia:
- Dicionário
Terminológico;
- Gramática da Língua
Portuguesa;
- Gramática Prática de Português;
- Domínios.
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Ponto de interrogação ?
O ponto de
interrogação usa-se:
1. No final de uma frase interrogativa direta:
-» Que horas são?
2. Para exprimir dúvida, acompanhado de
reticências:
-» Como se escreve “pafúncio”?... Com “c” ou “s”?...
3. Para exprimir surpresa, acompanhado do
ponto de exclamação:
-» Que linguagem é essa, meu menino?
Quando estes
dois sinais de pontuação surgem combinados, usa-se primeiro o que assinala a
entoação predominante: se for interrogativa, faz-se uso do ponto de
interrogação antes do de exclamação; se for exclamativa, procede-se de modo
inverso.
4. Quando a interrogação coincide com o
final do enunciado, a frase seguinte inicia-se por maiúscula:
-» ‑ Que horas são?
‑ São 16 e 20…
5. No entanto, quando a interrogação surge
no interior do enunciado, o uso da maiúscula na frase seguinte não é
obrigatório:
-» Em primeiro lugar porque estão sempre
vermelhos quando tenho pressa e verdes quando não tenho nenhuma, sem falar do
amarelo que provoca em mim uma indecisão horrível: travo ou acelero? travo ou
acelero? travo ou acelero? acelero, depois travo… (António Lobo Antunes, Livro de Crónicas)
Ponto e vírgula ;
O ponto e vírgula marca uma pausa mais longa que a vírgula e
mais breve que o ponto final.
Este
sinal de pontuação usa-se para:
1. Separar elementos de uma enumeração:
‑ Decorridos alguns dias, D. Rita disse ao marido
que tinha medo de ser devorada das ratazanas; que aquela casa era um covil de
feras; que os tetos estavam a desabar; que as paredes não resistiriam ao
inverno…” (Camilo Castelo Branco, Amor
de Perdição)
2. Separar diversos itens de textos
enumerativos (leis, regulamentos, etc.) e / ou uma sequência de alíneas:
‑ 1. Classe do pronome:
1.1. Pronome pessoal;
1.2. Pronome possessivo;
1.3. Pronome demonstrativo;
1.4. Pronome interrogativo.
‑ O aluno tem os seguintes deveres:
a) Ser assíduo;
b) Ser pontual;
c) Transportar consigo o material pedagógico
indispensável;
d) Respeitar os demais elementos da
comunidade escolar;
e) Zelar pelo bom estado e conservação do
material escolar.
3. Separar orações que já se encontram
subdivididas por vírgula dentro do mesmo período:
‑ À direita do palco, Quim Barreiros conversa
com Ágata; ao centro, Rui Veloso sorri para a foto de António Variações; ao
fundo, Lena d’Água cumprimenta Tony Carreira e os filhos…
4. Separar frases ligadas por advérbios
conetivos ou locuções adverbiais conetivas dentro do mesmo período:
‑ Sentei-me à secretária; primeiramente abri o
computador; de seguida, vi o correio; finalmente completei o relatório.
(Zacarias Nascimento, Domínios).
‑ Paulo Fonseca era teimoso, negava a
cuspidela de Josué; todavia, acabou por render-se perante as imagens televisivas…
Dois pontos :
Os dois
pontos
assinalam uma suspensão na entoação de uma frase inacabada
Este
sinal de pontuação usa-se para:
1. Introduzir
a fala de uma personagem / o discurso direto:
» E o pequeno, mais dormente, lá ia murmurando:
‑ Três. Mundo. Diabo e Carne. (Eça de Queirós, Os Maias)
2. Introduzir
uma enumeração:
‑ A minha sogra foi à feira e comprou uma
tonelada de produtos: arroz, açúcar, batatas, feijões, cebolas, melancias,
castanhas…
3. Introduzir uma citação:
‑ Fernando Pessoa escreveu o seguinte verso: “O
poeta é um fingidor.”.
4. Introduzir uma explicação:
‑ Eu não estava a perceber, mas o professor
explicou-me: o verso significa que o poeta é um criador, um transformador da realidade
através da palavra.
5. Introduzir uma explicação apresentada
por termos, abreviados ou não:
‑ Nota:
‑ Exemplo:
‑ Ex.:
6. Introduzir o conteúdo da mensagem, a
seguir ao vocativo com que o emissor
do texto (carta, por exemplo) se dirige ao seu destinatário:
‑ Caro professor:
Peço-lhe, antecipadamente, desculpa pelo atraso da resposta…
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Ponto (final) .
O ponto
usa-se para:
1.º) Assinalar o final de
uma frase declarativa:
‑ Amei loucamente a Cláudia, mas esse amor
chegou ao fim numa tarde de sábado.
2.º) Assinalar o final de uma frase imperativa:
‑ Dá-me esse livro.
3.º) Assinalar uma abreviatura:
‑ Ex.ª
‑ Exa.
‑ Sr.
‑ Sr.ª
‑ Dr.
‑ Dr.ª
Neste
caso, o ponto pode vir seguido de outro sinal de pontuação, se a frase / o
texto assim o exigir:
‑ Sr., posso servir o jantar? (neste caso,
o ponto da abreviatura vem seguido de vírgula que delimita o vocativo).
4.º) Identificar os capítulos e subcapítulos de um texto, à direita
de um número árabe:
‑ 1.
1.1.
5.º) Assinalar o final de um parágrafo, quando se finaliza uma
ideia e se passa para outra.
Pontuação
1. Definição
A pontuação
é o conjunto de sinais gráficos que servem para organizar as frases e os
textos, de modo a facilitar a sua leitura e compreensão.
2. Funções
A
pontuação possui três funções:
a. Função prosódica: os sinais de pontuação marcam a
entoação, o ritmo e as pausas.
b. Função sintática: os sinais
de pontuação permitem organizar e delimitar a(s) frase(s) e separar palavras ou
constituintes.
c. Função semântica: os sinais
de pontuação fornecem informação relativa ao tipo, à modalidade de frase:
‑ O nosso amor acabou!!! (expressão de uma emoção)
‑ O nosso amor acabou? (dúvida / possibilidade / admiração)
‑ O nosso amor acabou. (certeza)
Bibliografia:
- Dicionário
Terminológico;
- Domínios,
Zacarias Nascimento et alii
sábado, 26 de outubro de 2013
domingo, 20 de outubro de 2013
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