Português

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Compreensão do oral: como preparar o Grupo I do exame do 9.º ano

                 Ouvir e compreender um texto é muito diferente de o ler, desde logo porque exige do ouvinte maior atenção e concentração para poder fixar os aspetos mais importantes, seja através da memória, seja por meio da tomada de notas.

                Na prova de exame do 9.º ano, a compreensão de um texto oral é o primeiro exercício que é proposto aos alunos.

 
                O que deve o aluno fazer?
 
1.º) Ler atentamente as questões do enunciado respeitantes, neste caso, ao Grupo I, o da compreensão do oral. Deste modo, quando ouvir o texto, o aluno saberá já a informação que deve procurar.

2.º) Escutar atentamente o texto (o documento será reproduzido duas vezes).

3.º) Durante a primeira audição, o aluno deverá:

i) ouvir atentamente;

ii) captar a informação essencial, isto é, aquela que é pedida nas perguntas;

iii) tomar notas.

4.º) Responder às perguntas, normalmente de escolha múltipla, por exemplo, a lápis, na folha de respostas.

5.º) Durante a segunda audição, verificar as respostas dadas e completar o que esteja em falta.

6.º) Após a segunda audição:

i) refletir sobre o ouvido;

ii) verificar as respostas uma última vez.

 

terça-feira, 4 de abril de 2023

Decreto-Lei n.º 22/2023


Sumário: Estabelece, para o ano letivo de 2022-2023, medidas excecionais e temporárias
                relativamente à avaliação, aprovação de disciplinas, conclusão dos cursos 
                científico-humanísticos do ensino secundário e acesso ao ensino superior.

quinta-feira, 23 de março de 2023

A sugestão biográfica em Amor de Perdição







Análise do Capítulo IV de Amor de Perdição


  Contextualização
 
            Antes de analisarmos o capítulo IV, convém ter presente o que sucedeu antes, nomeadamente no segundo e no terceiro.
            Assim, no capítulo II, encontramos Simão a estudar em Coimbra, adepto dos ideais da Revolução Francesa, conservando o seu caráter conflituoso. Entretanto, regressa a Viseu, onde conhece Teresa e se apaixona por ela, o que faz com que mude o seu comportamento: abandona a vida de estroinice e as “companhias da ralé”. No entanto, esse amor correspondido é contrariado por Tadeu de Albuquerque por ódios familiares. Simão regressa a Coimbra e corresponde-se com Teresa. Numa das cartas, fica a saber que o pai da amada a quer casar com o primo Baltasar Coutinho. Estamos já no terceiro capítulo e os amores dos dois jovens são violentamente contrariados. Contudo, Teresa opõe-se à vontade do pai e recusa o casamento com Baltasar. A consequência desse ato de rebeldia é o seu envio para um convento, mas a jovem promete “julgar-se morta para todos os homens, menos para seu pai”.

 
Estrutura interna do capítulo
 
            Podemos dividir este capítulo em quatro momentos.
 
1.º momento (dois parágrafos iniciais): reflexão do narrador sobre a mulher e caracterização de Teresa.
 
2.º momento (“Ao romper da alva dum domingo de junho”): diálogo entre Teresa e o pai.
 
3.º momento (“O académico, chegado ao período das ameaças…”): efeitos, em Simão, da carta em que Teresa conta as tentativas do pai para a casar com Baltasar.
 
4.º momento (“No dia seguinte…”): Simão instala-se em casa de João da Cruz e prepara-se para se encontrar com Teresa.
 
 
Reflexão do narrador sobre a mulher
 
            O capítulo abre com uma reflexão do narrador sobre a mulher, tal como ela se apresenta no romance. A partir dessa reflexão, parte-se para a caracterização de Teresa.
            A primeira frase estabelece uma ponte entre os capítulos III e IV: “O coração de Teresa estava mentindo.” De facto, no final do terceiro capítulo a jovem tinha assegurado ao pai que não continuaria a amar Simão e que se julgaria morta para todos os homens, menos para seu pai. No entanto, esta frase demonstra que Teresa estava a mentir, pelo que não cumprirá a sua promessa, que fizera apenas por necessidade e astúcia, pois ninguém pode comandar o coração: “Vão lá pedir sinceridade ao coração!” Recuando novamente ao capítulo anterior, depois de declarar a Baltasar que não o amava e que, por isso, não casaria com ele, Teresa é ameaçada pelo pai de ir para um convento. Perante a ameaça, a fidalga faz a promessa, para evitar que aquela se cumpra, mostrando-se perspicaz e não hesitando em mentir.
 
 
Caracterização de Teresa
 
            O retrato de Teresa é feito de forma muito elogiosa, configurando o perfil da heroína romântica.
            O narrador inicia o capítulo, aludindo a uma mentira de Teresa (“[…] coração de Teresa estava mentindo.”), que se refere ao facto de a jovem ter prometido ao pai que não amaria nenhum outro homem a partir desse momento. Não se trata, porém, de uma mancha de caráter de Teresa, antes de um recurso necessário para conseguir prosseguir o seu amor com Simão.
            A jovem é apresentada como uma “mulher varonil”, com força de caráter, orgulhosa (“orgulho fortalecido pelo amor”) e com “despego das vulgares apreensões”. Além disso, é uma figura distintíssima, excecional, isto é, diferente do habitual: “[…] a mulher do romance quase nunca é trivial”; “era distintíssima”.
            Por outro lado, Teresa demonstra possuir uma grande capacidade de argumentação, determinação, inteligência, força e até frieza na forma como assume a sua posição e recusa ceder à vontade do pai.
            De estatuto nobre, jovem, pura e frágil, o seu caráter pouco convencional, pautado pela capacidade de autodomínio, astúcia e perspicácia na defesa do amor, configuram-na como uma heroína romântica. No entanto, nessa qualidade de heroína romântica, está condenada e cairá em desgraça: “A mim me basta, para crer em sua distinção, a celebridade que ela veio a ganhar à conta da desgraça.”
            Deste modo, Teresa continua a corresponder-se com Simão, omitindo-lhe as ameaças de Baltasar para não despertar nele a sua fúria. Apaziguado o pai, a vida parece tranquila a Teresa, já que Tadeu não voltara a falar no convento nem no casamento com Baltasar, que regressara a casa: “Parecia bonançoso o céu de Teresa. Seu pai não falava em claustro nem em casamento. Baltasar Coutinho voltara ao seu solar de Castro Daire”.
 
 
Diálogo entre Teresa e o pai

            A presença do diálogo transforma a narrativa numa cena dramática, como se se tratasse de uma representação teatral, em tempo real e não concentrado. Por outro lado, o diálogo faz com que a tensão do relato aumente. Além disso, o narrador fornece ao leitor breves indicações, semelhantes às didascálias do texto dramático, como sejam a entoação de voz das personagens, os gestos, o aspeto físico, etc. Assim sendo, podemos considerar que o diálogo preenche, no Amor de Perdição, duas funções: 1.ª) confirmar as características das personagens; 2.ª) apresentar a transgressão como um dos fios condutores da ação – contra os costumes da época, Teresa, a filha, recusa a vontade do pai, Tadeu de Albuquerque.
            Este diálogo interrompe o ritmo rápido da narração e evidencia a oposição entre pai e filha, a partir do que conversam sobre o casamento.
 
 
Caracterização de Tadeu de Albuquerque
 
            Tadeu inicia o dia relembrando à filha as suas “condescendência e brandura” e procura convencê-la de forma carinhosa (“cariciosamente”) a casar com Baltasar (“ – Vais hoje dar a mão de esposa a teu primo Baltasar, minha filha.”).
            Esta fala inicial de Tadeu de Albuquerque mostra que a sociedade da época se regia pela violência e pela submissão total da mulher ao pai e/ou ao marido: “É preciso que te deixes cegamente levar pela mão de teu pai. Logo que deres este passo difícil, conhecerás que a tua felicidade é daquelas que precisam ser impostas pela violência. Mas repara, minha querida filha, que a violência de um pai é sempre amor.” Tadeu rege-se, de facto, pelas normas da época, mesmo que isso implique a infelicidade da sua filha. Atente-se na forma como ele procura justificar a sua intenção de casar a filha com Baltasar sem o consentimento dela: “[…] conhecerás que a tua felicidade é daquelas que precisam ser impostas pela violência.”. A antítese “felicidade” / “violência” sugere que Tadeu queria, de forma prepotente e autoritária, assegurar a felicidade de Teresa, que não seria ainda lúcida para escolher o caminho certo para a sua vida. Assim sendo, a imposição do pai constituiria um gesto de amor. Condescendente, afirma que outro, no seu lugar, teria castigado a desobediência da filha com maus tratos, com a clausura num convento e até com a retirada do seu património, enquanto ele lhe deu tempo para que aclarasse o juízo.
            Tudo isto significa que o pai da fidalga representa os valores e os princípios de uma sociedade patriarcal, em que os pais exerciam a sua autoridade sobre as filhas com frieza e insensibilidade.
            Teresa recusa, porém, a intenção do pai, pois considera o que ele lhe pede um sacrifício e odeia o primo. Perante esta resposta, Tadeu, irado, amaldiçoa a filha e ameaça-a com o convento: “– Hás de casar! Quero que cases! Quero!... Quando não, amaldiçoada serás para sempre, Teresa! Morrerás num convento!” Ele mostra-se, assim, autoritário, intolerante, prepotente, procurando impor a sua vontade de forma agressiva: “– Hás de casar! Quero que cases! Quero!...”. Por fim, determinado, afirma que já não a vê como sua filha: “Se és uma alma vil, não me pertences, não és minha filha…”.
            Por outro lado, Tadeu norteia-se na vida pelo orgulho e pelos valores da honra familiar (“– Nenhum infame há de aqui pôr um pé nas alcatifas de meus avós.”; “[…] não és minha filha, não podes herdar apelidos honrosos, que foram pela primeira vez insultados pelo pai desse miserável que tu amas!”). Este passo da novela tem ainda outra intencionalidade crítica: a denúncia das imposições sociais que inviabilizam a liberdade de amar e, consequentemente, a realização da pessoa humana.
            Em suma, Tadeu de Albuquerque simboliza a sociedade repressiva e a tirania.
 
 
Caracterização de Teresa
 
            Este diálogo confirma as características que Teresa já revelara em momentos e capítulos anteriores.
            Teresa é uma figura excecional, que não corresponde ao padrão do seu tempo enquanto mulher e filha. Pelo contrário, ela transgride os códigos familiares e sociais da época:
a) é determinada e resoluta, firme e convicta das suas resoluções: pretende traçar o seu destino e decidir com quem casar (por isso, opõe-se ao pai e recusa desposar Baltasar; quando o pai lhe ordena friamente que entre no quarto, ela “ergueu-se sem lágrimas, e entrou serenamente no seu quarto.”) – “É escusada a violência, porque eu não caso!...”;
b) é astuta e segura de si;
c) tem caráter e não quer ser dominada por uma figura masculina (por isso, opõe-se ao pai e à sua resolução, mesmo comprometendo o seu futuro);
d) é transgressora dos códigos familiares e sociais da época: recusa um casamento imposto pela vontade do pai, como era habitual na época, pondo em causa a autoridade paterna e comprometendo o seu futuro (o seu destino seria a clausura no convento);
e) é perspicaz (“Teresa adivinha que a lealdade tropeça a cada passo na estrada real da vida, e que os melhores fins se atingem por atalhos onde não cabem a franqueza e a sinceridade”; “Teresa maravilhou-se da quietação inesperada de seu pai e desconfiou da incoerência.”);
f) opõe-se ao pai (“ – Meu pai… – continuou ela, chorando, com as mãos erguidas – mate-me; mas não me force a casar com meu primo!”);
g) é orgulhosa, sendo o seu orgulho fortalecido pelo amor, o que lhe permite resistir à violência do pai, desafiando a sua autoridade e não cedendo à imposição do casamento com Baltasar;
h) luta pelo seu amor e exprime os seus sentimentos com intensidade.
 
 
Relação entre Tadeu e Teresa
 
            Tadeu de Albuquerque ama Teresa, o que pode ser deduzido a partir do facto de não a ter castigado de forma mais severa quando ela se recusou a casar com Baltasar: “Outro teria subjugado a tua desobediência com maus tratos, com os rigores do convento, e talvez com o desfalque do teu grande património. Eu não.”
            No entanto, o seu autoritarismo é superior ao amor que nutre pela filha, o que o leva, num primeiro momento, a procurar obriga-la a casar, à força, com Baltasar. De facto, a sua mentalidade conservadora leva-o a considerar que Teresa não tem discernimento suficiente para saber o que é melhor para si, pelo que deve, enquanto pai, conduzi-la à verdadeira felicidade: “ – Vais hoje dar a mão de esposa a teu primo Baltasar, minha filha. […] Logo que deres este passo difícil, conhecerás que a tua felicidade é daquelas que precisam ser impostas pela violência.
            Quando Teresa recusa a imposição do pai, Tadeu de Albuquerque reage de forma tirânica e violenta: “Se és uma alma vil, não me pertences, não és minha filha, não podes herdar apelidos honrosos, que foram pela primeira vez insultados pelo pai desse miserável que tu amas! Maldita sejas! Entra nesse quarto, e espera que dali te arranquem para outro, onde não verás num raio de sol.”
            No que diz respeito a Teresa, esta recusa-se definitivamente a obedecer e a submeter-se à vontade do pai relativamente ao casamento com Baltasar: “Meu pai […] mate-me; mas não me force a casar com meu primo! É escusada a violência, porque eu não caso!”. Não obstante esta postura, Teresa ama e respeita o pai, como se pode comprovar pelo facto de continuar a obedecer-lhe, em tudo o mais: “Teresa ergueu-se sem lágrimas, e entrou serenamente no seu quarto.”
 
 
Função do diálogo
 
O diálogo entre Teresa e Tadeu reforça a caracterização das personagens, já esboçada anteriormente, enfatizando a prepotência e o autoritarismo do pai e a determinação e firmeza da filha.
 
O diálogo determina a evolução dos acontecimentos, com a recusa de Teresa em obedecer ao pai e sujeitar-se aos códigos da época, o que acarretará o afastamento entre a fidalga e Simão e a sua perdição.
 
            Em suma, à semelhança do que sucede com Simão, Teresa afirma-se como uma figura de exceção pelo seu caráter e pelo percurso que trilha.

 
Caracterização de Baltasar
 
            Baltasar é um homem sem princípios e com “absoluta carência de brios”, características que são ilustradas pela forma como aceita e persiste no casamento com Teresa (que ele acredita que poderá seduzir), preparado sem o seu conhecimento e consentimento. Esses traços são também evidenciados pelo facto de aconselhar Tadeu a usar a filha para atrair Simão a Viseu para o surpreender.
            Esta figura constitui o anti-herói da novela. É arrogante, cínico e vaidoso, com “absoluta carência de brios”, causando repugnância e terror em Teresa, ao contrário de Simão, que representa o amor-paixão puro e generoso e a segurança.
 
 
Caracterização de Simão
 
            Após o diálogo com o pai, Teresa escreve a Simão para lhe dar conta do sucedido, por isso, no final do capítulo, assistimos à reação do filho de Domingos Botelho ao relato da sua amada.
            Simão tinha sofrido uma mudança enorme por amor a Teresa, refreando a sua rebeldia, porém, agora, assume novamente o seu “génio sanguinário”. Assim, começa por reagir de forma impulsiva, com fúria/cólera e perturbação à leitura da carta, inclusivamente em termos físicos: “[t]remia sezões, e as artérias frontais arfavam-lhe entumecidas”. Bastante perturbado, movido pelo orgulho, pela “índole arrogante do ódio”, que se sobrepõem ao amor, pensa em ir a Castro Daire assassinar Baltasar para defender a sua honra. Obstinado e ferido pela afronta ao seu amor por Teresa e receando que o primo da sua amada o tivesse difamado e que ela o visse de forma diferente, num primeiro momento, deixa-se, pois, dominar pela irracionalidade e pela intensidade dos sentimentos. É a faceta do herói romântico de Simão que vem à tona. Note-se, por outro lado, que esta ideia de assassinar Baltasar é um prenúncio do que sucederá mais tarde.
            Num segundo momento, depois da tripla leitura da carta, e enquanto espera por transporte, as lembranças de Teresa e da felicidade amorosa com ela, bem como da sua resolução de levar uma vida honrada, levam-no a tomar consciência das consequências trágicas desse seu ato de vingança. Se o concretizasse, tornar-se-ia um assassino, o que o afastaria da amada e acarretaria o ódio do pai: “Fugirei como um assassino, e meu pai será o meu primeiro inimigo, e ela mesma há de horrorizar-se da minha vingança…”. Simão vive, neste passo, um conflito entre a defesa da sua honra e o amor por Teresa, como o exemplifica o seguinte excerto textual: “ – Quem pode ser feliz com a desonra de uma ameaça impune?!... Mas eu perco-a! Nunca mais hei de vê-la…”.
            Deste modo, após três vezes a missiva, reflete melhor, conclui que o seu orgulho e a sua honra não foram manchados, o bom senso e a serenidade sobrepõem-se à sua impulsividade e decide ir a Viseu encontrar-se com Teresa no dia seguinte. Para concretizar o seu propósito, conta com a ajuda do arrieiro, que lhe indica a casa de um primo ferrador para se acolher durante a estadia em Viseu.
            No final do capítulo, sobressai a sua faceta de jovem apaixonado, puro, tímido, ansioso. Depois de ter marcado um encontro com Teresa (através de cartas trocadas através de uma mendiga) em casa da fidalga na noite do aniversário desta, o filho de Domingos Botelho deseja apenas um breve encontro com a amada, apesar do nervosismo e dos receios que sentia: “Apertar-lhe a mão, sentir-lhe o hálito, abraçá-la talvez, cometer a ousadia de um beijo…”.
            No que diz respeito à linguagem, neste passo do capítulo, encontramos diversas frases exclamativas, interrogativas, bem como outras suspensas por reticências. Estes recursos traduzem o estado de perturbação, de inquietação, de confusão mental e emocional de Simão, que, após a leitura repetida da carta, se sente, por momentos, perdido e imagina que perdeu Teresa, o seu amor, recordando o passado de felicidade e antecipando o desenlace trágico.
 
 
Funções das cartas

            As cartas trocadas entre Teresa e Simão, transportadas por uma mendiga, constituem o meio de comunicação entre ambos. Além disso, permitem a ambos expressarem o que sentem, alimentando assim o seu amor, e concertarem os passos a dar para proteger esse mesmo amor.
 
 
Actantes da novela
 
            A relação amorosa de Simão e Teresa conta com adjuvantes e oponentes. Neste capítulo, os adjuvantes são o arrieiro, o seu primo ferrador (João da Cruz) e a mendiga, que permitem a proximidade e a comunicação entre os dois apaixonados. Por outro lado, os oponentes são Tadeu de Albuquerque e Baltasar Coutinho, que procuram afastar Simão e Teresa e liquidar o seu amor.
 
 
Crítica – a novela como crónica da mudança social
 
1. Assuntos abordados:

• Tadeu quer obrigar Teresa a casar com Baltasar.

• Teresa recusa esse casamento por conveniência.

• Face à recusa da filha, Tadeu decide enclausurá-la num convento.

• Teresa não cede e reage contra a repressão de que é vítima.

 
2. Valores vigentes criticados (mas em mudança)

Crítica à sociedade repressiva – forte pressão das instituições familiar e religiosa:

intransigência na defesa do nome familiar, visível no ódio existente entre as famílias de Teresa e Simão (resultante de uma sentença de Domingos Botelho desfavorável a Tadeu);

autoritarismo de Tadeu;

casamentos por conveniência (o desejado por Tadeu entre a filha e Baltasar);

a sobreposição / imposição do poder paterno à vontade da filha: Tadeu quer obrigar Teresa a contrair matrimónio com Baltasar;

a falta de expressão feminina (Teresa e os seus sentimentos não são tidos nem achados na questão do casamento com Baltasar e é proibida de se relacionar com Simão);

o convento como forma de aprisionamento.

 
3. Mudanças sociais:

• a recusa do casamento por conveniência (Teresa);

• a rebeldia da mulher no seio familiar (Teresa);

• o amor como motor de transformação social (Simão e Teresa).

 
 
O amor-paixão
 
            O amor-paixão é um dos temas centrais de Amo de Perdição. À semelhança do que sucede noutros passos da obra, ele manifesta-se de diversas formas:

a) Simão é o herói romântico: novamente, mostra-se impulsivo e incauto, nomeadamente quando decide deslocar-se a Viseu, tendo consciência deque a sua vida pode correr perigo.

b) Teresa é a heroína romântica: à semelhança do que sucede com o seu amado, a jovem fidalga deixa-se levar pelos sentimentos, aceitando a aventura de Simão, reagindo de forma irrefletida à sua ida a Viseu – a intensidade do amor-paixão e o desejo de ver Simão são tais que a jovem tudo esquece.

c) A precipitação dos amantes: a marcação do encontro entre ambos é irrefletida e não ponderada, ou seja, Simão não pondera as consequências desse encontro e Teresa quer encontrar-se com o seu amado, sabendo os perigos que corria.

d) Os devaneios amorosos: os devaneios amorosos do par, nomeadamente de Simão, refletem a ingenuidade e a imaturidade com que os adolescentes percecionam o seu futuro e a sua relação amorosa.
 

terça-feira, 21 de março de 2023

Órgão consultivo do Ministério da Educação dá razão aos sindicatos na luta contra... o Ministério da Educação


Conselho de Escolas chumba pontos quentes do diploma do Governo
    O diploma que vem regulamentar a contratação de professores não mereceu a concordância dos sindicatos mas foi aprovado em Conselho de Ministros na última quinta-feira. Prevê a criação de Conselhos de Quadros de Zona Pedagógica e o completamento de horários dos professores em mais do que um agrupamento de escolas e escolas não agrupadas. São duas das “linhas vermelhas” que levaram os sindicatos a dizer não ao acordo. Agora, o órgão que representa os diretores junto da tutela, o Conselho de Escolas (CE), opõe-se às mudanças propostas pelo Ministério.

    O CE dá parecer negativo à criação dos Conselhos de QZP (novo nome dado pelo Ministério aos contestados conselhos locais de diretores, mas mantendo as mesmas funções de gestão das colocações dos docentes), “apesar de admitir que esta medida pode contribuir para mitigar a falta de professores”. O CE “reitera o teor da Recomendação n.º 1/2023, de ‘eliminação da proposta de criação de quaisquer conselhos locais para a gestão de professores, cuja implementação se afigura demasiado complexa, não permitindo vislumbrar benefícios significativos’, em virtude de condicionar a autonomia e singularidade” de cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada.


    A notícia pode ser encontrada aqui: CNN.

"Andante, Andante", Abba


1980
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