segunda-feira, 24 de junho de 2013
Susana, uma professora valente em greve de fome
sábado, 22 de junho de 2013
Modificador
1. Atente
nas frases apresentadas.
a)
O Ricardo apresentou o seu projeto.
b)
Eu vivo em Sesimbra.
c)
O Filipe deu uma estalada à Sara.
d)
Os alunos foram a Lisboa.
e)
A campainha tocou.
1.1.
Preencha o quadro com os elementos solicitados
Frases
|
1.º grupo nominal
|
Grupo verbal
|
a)
|
||
b)
|
||
c)
|
||
d)
|
||
e)
|
1.2. Complete as afirmações seguintes, assinalando
a alínea correta.
1.2.1. O grupo nominal assinalado em 1.1.
desempenha a função sintática de
a)
sujeito.
b)
vocativo.
c)
predicado.
d)
modificador.
1.2.2. O grupo verbal assinalado em 1.1.
desempenha a função sintática de
a)
sujeito.
b)
predicado.
c)
modificador.
d)
complemento direto.
1.3. Observe atentamente o predicado de cada uma
das frases e preencha o quadro com os elementos indicados, retirados das frases
dadas.
Predicado
|
||||
frases
|
forma verbal
|
complemento direto
|
compl. indireto
|
compl. oblíquo
|
a)
|
||||
b)
|
||||
c)
|
||||
d)
|
||||
e)
|
2. Conclusão
a) A função sintática de predicado diz respeito ao
__________. Este pode ser constituído por uma __________ ou por uma forma
verbal e outros __________ frásicos.
b) Os grupos frásicos que podem fazer parte do
________ e que são selecionados pela forma verbal desempenham a função
sintática de __________, nomeadamente __________, __________ e __________.
3. Leia, agora, este novo conjunto de frases e
destaque o predicado de cada uma delas.
a)
A Maria e o Manuel chegaram ao mesmo
tempo.
b)
A Cláudia saiu com o namorado.
c)
O João comprou uma televisão.
d)
O meu filho cresceu depressa.
e)
O José bateu ao Alexandre.
3.1. Rescreva todas as frases, retirando-lhes os
constituintes que surgem após a forma verbal.
3.2. Assinale as alíneas cujas frases mantiveram o
sentido.
4. Conclusão
4.1. Complete as frases abaixo com os elementos da
grelha.
a) Determinadas frases são compostas por
constituintes ________, visto que são selecionados pela __________ e não podem
ser retirados à frase.
b) Outras frases são compostas por constituintes
__________, dado que não são selecionados pela forma verbal e, quando são
retirados, __________ o sentido da frase.
obrigatórios
|
não
obrigatórios
|
verbo
|
forma
verbal
|
alteram
|
não
alteram
|
5. Concentre, novamente, a sua atenção nas frases
resultantes do exercício 3.1. que mantiveram o sentido.
5.1. Selecione a opção que completa, de forma
correta, cada uma das afirmações.
5.1.1.
Os constituintes retirados às frases
a)
são selecionados pela forma verbal.
b)
não são selecionados pela forma verbal.
5.1.2. Os constituintes que podem ser retirados de
uma frase sem que esta perca o seu sentido
a)
fornecem informações essenciais.
b)
não fornecem informações essenciais.
5.1.3. Esses constituintes desempenham a função
sintática de
a)
predicado.
b)
complemento.
c)
modificador.
d)
sujeito.
5.1.4.
Classifique o grupo frásico desses constituintes.
6. Conclusão
Risque o que não interessa, de modo
a obter informações verdadeiras.
a) Os constituintes que podem / não
podem ser retirados a uma frase em que esta perca o seu sentido desempenham
a função sintática de complemento / modificador.
b) O modificador pode / não pode ser
representado por diversos grupos frásicos.
Correção
1.1.
Frases
|
1.º grupo nominal
|
Grupo verbal
|
a)
|
O Ricardo
|
apresentou o seu projeto
|
b)
|
Eu
|
vivo em Sesimbra
|
c)
|
O Filipe
|
deu uma estalada à Sara
|
d)
|
Os alunos
|
foram a Lisboa
|
e)
|
A campainha
|
tocou
|
1.2.1. a)
1.2.2. b)
1.3.
Predicado
|
||||
frases
|
forma verbal
|
complemento direto
|
compl. indireto
|
compl. oblíquo
|
a)
|
apresentou
|
o seu projeto
|
_____
|
_____
|
b)
|
vivo
|
_____
|
_____
|
em Sesimbra
|
c)
|
deu
|
uma estalada
|
à Sara
|
_____
|
d)
|
foram
|
_____
|
_____
|
a Lisboa
|
e)
|
tocou
|
_____
|
_____
|
_____
|
2.
a) A função sintática de predicado diz respeito ao
grupo verbal. Este pode ser
constituído por uma forma verbal ou
por uma forma verbal e outros grupos
frásicos.
b) Os grupos frásicos que podem fazer parte do predicado e que são selecionados pela
forma verbal desempenham a função sintática de complementos, nomeadamente direto,
indireto e oblíquo.
3.
a)
chegaram ao mesmo tempo
b)
saiu com o namorado
c)
comprou uma televisão
d)
cresceu depressa
d)
bateu ao Alexandre
3.1.
a)
A Maria e o Manuel chegaram.
b)
A Cláudia saiu.
c)
O João comprou.
d)
O meu filho cresceu.
e)
O José bateu.
3.2. Alíneas a),
b) e d).
4.
a) Determinadas frases são compostas por
constituintes obrigatórios, visto
que são selecionados pela forma verbal
e não podem ser retirados à frase.
b) Outras frases são compostas por constituintes não obrigatórios, dado que não são selecionados
pela forma verbal e, quando são retirados, não
alteram o sentido da frase.
5.1.1. b)
5.1.2. b)
5.1.3. c)
5.1.4.
. frase a)
: grupo preposicional
. frase
b): grupo preposicional
. frase
d): grupo adverbial
6.
a)
Os constituintes que podem ser
retirados a uma frase em que esta perca o seu sentido desempenham a função
sintática de modificador.
b)
O modificador pode ser representado
por diversos grupos frásicos.
sexta-feira, 21 de junho de 2013
quinta-feira, 20 de junho de 2013
Mais um caso de agressão...
Professora leva murro de aluno
Rapaz invadiu sala duas vezes. Na última trancou a turma à chave e bateu na docente
- Hoje, 01h00
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Por:André Pereira
À segunda invasão da sala de aula, um aluno de 15 anos trancou os colegas e a professora à chave. "Agora nós", disse o rapaz à professora, antes de a atingir com um murro. A docente ficou inconsciente. O aluno está suspenso desde a agressão, quinta-feira passada, e pode ser transferido da EBI Sophia Mello Breyner, em Carnaxide, Oeiras.
A professora foi socorrida pelos Bombeiros de Carnaxide, que a transportaram para o Hospital de São Francisco Xavier. No próprio dia regressou a casa e, desde o início da semana, está a dar aulas. "A professora deu ordem de saída da sala e ele recusou. Fui buscá-lo e levei-o para o gabinete de apoio ao aluno. Ele regressou à sala e fui lá tirá-lo outra vez. Num momento de confusão, após o toque para o intervalo, ele aproveitou a confusão e invadiu a sala", conta ao CM a diretora do agrupamento, Teresa Silva, que já apresentou queixa às autoridades policiais e à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a quem compete decidir qual a medida punitiva a aplicar ao aluno.
Apesar de proposta a expulsão, o estatuto do aluno impede que se concretize por ser menor. Na EBI Sophia Mello Breyner, garantiu a diretora Teresa Silva, foi o único caso de agressões a professores verificado ao longo do ano letivo.
Portanto, pá, a diretora garantiu, asseverou, assegurou que este FOI O ÚNICO CASO DE AGRESSÃO A PROFESSORES neste ano letivo!!!
Idiota!
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Predicativo do sujeito
1. Observe as frases abaixo apresentadas.
a) A Maria
gritou alto.
b) O Antunes
dedicou uma música à namorada.
c) O fogo
cantou.
d) Os bebés
portaram-se bem.
1.1. Sublinhe o predicado.
1.2. Destaque a forma verbal de cada frase.
1.3. Identifique os grupos frásicos presentes no
predicado das frases b) e d) e indique a respetiva função sintática.
1.4. Identifique o grupo frásico presente no
predicado da frase c).
1.5. Retire os grupos frásicos presentes no
predicado das frases b) e d) e conclua:
a)
As frases possuem sentido.
b)
As frases não possuem sentido.
1.6. Se retirar o grupo frásico presente no
predicado da frase a), obtém uma frase com sentido?
a)
Sim.
b)
Não.
1.7. Conclua:
O predicado (riscar o que não interessa)
a) pode / não pode ser constituído por diferentes
grupos frásicos;
b) pode / não pode ser composto por apenas um
verbo;
c) pode / não pode selecionar, entre outros,
complemento(s) e / ou ter modificador(es).
2. Atente, agora, nos enunciados apresentados.
a)
Os grevistas permaneceram tranquilos.
b)
A Maria parece cansada.
c)
A Joana está aqui.
d)
Os grevistas ficaram na escola.
2.1. Sublinhe o predicado de cada uma das frases.
2.2. Destaque a forma verbal.
2.3. Retire os grupos frásicos que surgem após as
formas verbais e conclua:
a)
As frases têm sentido.
b)
As frases não têm sentido.
2.4. Identifique o infinitivo impessoal das formas
verbais presentes nas frases.
2.5. Assinale a opção correta de cada item.
2.5.1. Os verbos assinalados em 2.4. pertencem à
subclasse dos
a)
verbos principais.
b)
verbos auxiliares.
c)
verbos copulativos.
2.5.2. Esses verbos selecionam a função sintática
seguinte:
a)
complemento direto.
b)
modificador.
c)
complemento oblíquo.
d)
predicativo do sujeito.
2.5.3. Assinale, em cada frase, os grupos frásicos
que desempenham essa função sintática.
a)
__________
b)
__________
c)
__________
d)
__________
2.6. Atente no grupo frásico que desempenha a
função sintática de predicativo do sujeito da frase a).
2.6.1. Esse grupo frásico concorda em género e
número com o sujeito?
a)
Sim.
b)
Não.
2.6.2. O referido grupo frásico possibilita a
atribuição de caraterísticas e / ou qualidades ao sujeito?
a)
Sim.
b)
Não.
2.7. Atente no grupo frásico que desempenha a
função de predicativo do sujeito na frase d).
2.7.1. Esse grupo frásico concorda em género e
número com o sujeito?
a)
Sim.
b)
Não.
2.7.2. Esse grupo frásico permite localizar o
sujeito?
a)
Sim.
b)
Não.
3. Conclusão
3.1. Risque o que não interessa, de modo a obter
afirmações verdadeiras.
O predicativo do sujeito:
a) é uma função sintática que faz / não
faz parte do grupo verbal (GV);
b) é / não é sempre selecionado por
verbos copulativos / principais / auxiliares;
c) pode / não pode ser constituído
por diferentes grupos frásicos;
d) concorda em género e número com o sujeito
quando é formado por um GN – Gadj / GN – Gprep;
e) atribui / não atribui
caraterísticas / qualidades ao sujeito ou localiza-o.
4. Preencha o quadro apresentado, transcrevendo os
elementos das frases que desempenham as funções sintáticas indicadas.
a) José
Saramago permanece morto.
b) O ladrão
assaltou o quiosque.
c) Tu
pareces um homenzinho.
d) A Maria
apaixonou-se pelo Manuel.
e) Aquela
nuvem está carregada.
f) A Joana
foi à biblioteca.
g) Telefonaste
à tua prima?
h) Ela é
lindíssima!
i) Ele fez
uma leitura correta da situação.
j) O gato
comeu o rato.
k) O governo
continua a sua ofensiva.
l) Fiquei
triste com a notícia.
m) A
Miquelina continua zangada com o namorado.
n) Isto é um
exercício difícil.
o) A moção
não te esse cuidado.
p) O
professor fez uma pergunta ao Jorge.
q) A minha
prima está sempre pronta para namorar.
r) Aquele
animal é um macaco selvagem.
s) Confio
plenamente em ti.
t) Após o toque
da campainha, os alunos permaneceram sentados.
u) O meu
vizinho é um grande bandido.
|
Funções sintáticas
|
|||
Frases
|
c. direto
|
c. indireto
|
c. oblíquo
|
predicativo do sujeito
|
a)
|
|
|
|
|
b)
|
|
|
|
|
c)
|
|
|
|
|
d)
|
|
|
|
|
e)
|
|
|
|
|
f)
|
|
|
|
|
g)
|
|
|
|
|
h)
|
|
|
|
|
i)
|
|
|
|
|
j)
|
|
|
|
|
k)
|
|
|
|
|
l)
|
|
|
|
|
m)
|
|
|
|
|
n)
|
|
|
|
|
o)
|
|
|
|
|
p)
|
|
|
|
|
q)
|
|
|
|
|
r)
|
|
|
|
|
s)
|
|
|
|
|
t)
|
|
|
|
|
u)
|
|
|
|
|
* * * * * * * * * *
Correção
1.1.
a)
“gritou alto”
b)
“dedicou uma música à namorada”
c)
“cantou”
d)
“portaram-se bem”
1.2.
a)
“gritou”
b)
“dedicou”
c)
“cantou”
d)
“portaram”
1.3.
b) “à namorada” ‑ GN + GPrep ‑ complemento direto
+ complemento indireto
c) “bem” – Gadv ‑ complemento oblíquo
1.4. O predicado da frase não possui qualquer
grupo frásico.
1.5.
b)
“O Antunes dedicou.”
d)
“Os bebés portaram-se.”
1.6. Sim.
1.7. O predicado
a) pode ser constituído por diferentes grupos
frásicos;
b) pode ser composto por apenas um verbo;
c) pode selecionar, entre outros, complemento(s) e
/ ou ter modificador(es).
2.1.
a)
“permaneceram tranquilos”
b)
“parece cansada”
c)
“está aqui”
d)
“ficaram na escola”
2.2.
a)
“permaneceram”
b)
“parece”
c)
“está”
d)
“ficaram”
2.3.
a)
Os grevistas permaneceram.
b)
A Maria parece.
c)
A Joana está.
d)
Os grevistas ficaram.
b)
As frases não têm sentido.
2.4.
a)
“permanecer”
b)
“parecer”
c)
“estar”
d)
“ficar”
2.5.1. c) Verbos copulativos.
2.5.2. d) predicativo do sujeito.
2.5.3.
a)
“tranquilos”
b)
“cansada”
c)
“aqui”
d)
“na escola”
2.6.1. a) Sim.
2.6.2. a) Sim.
2.7.1. b) Não.
2.7.2. a) Sim.
3.1.
O predicativo do sujeito:
a) é uma função sintática que faz parte do grupo
verbal (GV);
b) é sempre selecionado por verbos copulativos;
c) pode ser constituído por diferentes grupos
frásicos;
d) concorda em género e número com o sujeito
quando é formado por um Gn-GAdj;
e) atribui características / qualidades ao sujeito
ou localiza-o.
4.
|
Funções sintáticas
|
|||
Frases
|
c. direto
|
c. indireto
|
c. oblíquo
|
predicativo do sujeito
|
a)
|
|
|
|
morto
|
b)
|
o quiosque
|
|
|
|
c)
|
|
|
|
um homenzinho
|
d)
|
|
|
pelo Manuel
|
|
e)
|
|
|
|
carregada
|
f)
|
|
|
à biblioteca
|
|
g)
|
|
à tua prima
|
|
|
h)
|
|
|
|
lindíssima
|
i)
|
uma leitura correta
|
|
|
|
j)
|
o rato
|
|
|
|
k)
|
|
|
|
a sua ofensiva
|
l)
|
|
|
|
triste
|
m)
|
|
|
|
zangada
|
n)
|
|
|
|
exercício difícil
|
o)
|
esse cuidado
|
|
|
|
p)
|
uma pergunta
|
ao Jorge
|
|
|
q)
|
|
|
|
sempre pronta
|
r)
|
|
|
|
macaco selvagem
|
s)
|
|
|
em ti
|
|
t)
|
|
|
|
sentados
|
u)
|
|
|
|
um grande bandido
|
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