Português

domingo, 1 de julho de 2018

ForCa, Portugal!


     O VOCATIVO surge SEMPRE destacado na frase através de VÍRGULA.

     FORCA? O analfabetismo já chega ao ponto de dinamitar a CEDILHA?

sexta-feira, 29 de junho de 2018

A avaliação de professores

     Circula por aí a tese de que os professores portugueses não são avaliados e que esse é um dos grandes problemas da Educação portuguesa.
     Como é evidente, o mundo em que os teóricos operam é radicalmente diverso da dita realidade. Talvez devessem dedicar algum do seu tempinho a ler umas coisas... (A TRADUÇÃO É NOSSA, DAÍ QUE...)



Conclusões:
  • No geral, no entanto, a iniciativa não alcançou os seus objetivos para o desempenho ou graduação dos alunos, nomeadamente para os do LIM;
  • Com pequenas exceções, em 2014-2015, o desempenho dos alunos, o acesso a um ensino efetivo e as taxas de abandono não foram dramaticamente melhores do que foram para sites semelhantes que não participaram na iniciativa Parcerias Intensivas;
  • Há várias razões possíveis para que a iniciativa não tenha produzido a dramática melhoria desejada nos resultados em todos os anos: implementação incompleta das políticas e práticas-chave; a influência de fatores externos, tais como mudanças políticas a nível estadual durante a iniciativa de Parcerias Intensivas; tempo insuficiente para que os efeitos apareçam; uma teoria de ação falhada; ou uma combinação de todos estes fatores.



     O novo sistema de avaliação de professores patrocinado pela Fundação Gates e as bolsas de Obama Race to the Top incluíam as avaliações dos professores baseadas nos resultados dos testes dos alunos e a observação intensiva dos professores  através do recurso a uma rubrica estrita para os métodos de ensino. O resultado final iria, supostamente, identificar os professores altamente eficazes, bem como os ineficazes. Então, os professores poderiam ser despedidos ou recompensados financeiramente pelo seu mérito a partir do seu ranking no sistema de avaliação. Alguns reformadores tinham teorizado que esse sistema melhoraria drasticamente o desempenho académico dos estudantes. Havia até uma teoria segundo a qual se poderia melhorar o desempenho dos alunos com baixo desempenho se fossem expostos a professores altamente eficazes durante apenas três anos consecutivos. Acreditava-se que os fatores socioeconómicos que afetam o desempenho dos alunos poderiam ser ignorados pela simples fixação dos professores. Provou-se que essas teorias estão erradas. Os professores enquanto bode expiatório para os problemas sociais simplesmente não funciona, mas empurra os bons para fora da profissão e desencoraja os jovens brilhantes a entrar na profissão. Resultado: uma séria escassez de professores.

sábado, 23 de junho de 2018

Foxconn pretende substituir trabalhadores por robôs


     A notícia pode ser encontra aqui [pplware].

Granizo

Correção do Exame Nacional de Português - 9.º Ano - 2018 - 1.ª Fase

     Para consultar a correção da prova de exame, clicar em [correção].

Exame Nacional de Português - 9.º Ano - 2018 - 1.ª Fase

     O enunciado da prova pode ser consultado aqui: [enunciado].

Frase ativa e passiva I - Correção (G 56)

1.1.
a) Um grande golo foi marcado pelo Fabiano.
b) Uma extraordinária defesa foi efetuada pelo Zé.
c) O caderno diário será emprestado pela Marisa às colegas.
d) Os trabalhos de casa são sempre realizados pela Lili.
e) Um presente de aniversário é oferecido à Susana pela Cláudia todos os anos.
f) Uma mentira foi dita pelo André à mãe.
g) O pastel de nata foi comido pela Cátia durante a aula.
h) Várias intervenções são feitas pela Joana na aula de Português.
i) O médico foi consultado ontem pela minha esposa.
j) A Maria quase era esquecida por mim neste exercício.

2.1.
a) A ambulância atropelou a tartaruga do meu vizinho.
b) O Marco Paulo dedicava uma canção à Anita.
c) O Malaquias surripiara o estojo do professor.
d) A ação do homem destruirá a Terra.
e) O Ernesto canta os parabéns à namorada.
f) Os bandidos assaltaram a carrinha dos gelados.
g) O gato do Antunes come o gelado.
h) A empregada passará a roupa.


     . Ficha [aqui]

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Correção do Exame Nacional de Português de 9.º ano - 2018 - 1.ª Fase

Grupo I


1. 2 - 4 - 1 - 3

2.1. B

2.2. C

2.3. A

Grupo II

Texto A

1. C - E

2.1. B

2.2. A

3. descritivo

Texto B

4.
Zeus - D
Hera - B
Atena - C

5. Zeus quer estabelecer a paz e concórdia entre gregos e troianos, acabando com a guerra, enquanto Hera argumenta com o seu esforço e denodo tendentes à formação e organização de um grande exército grego.
Por outro lado, Hera argumenta com a sua origem e condição divinas, grau de parentesco com Júpiter, pai dos deuses, que lhe obedecem (irmã e esposa) e estatuto (filha mais velha de Cronos).

6.1. C

6.2. D

7. Hera propõe cedências mútuas, no sentido de Júpiter ordenar a Atena que se dirija ao campo de batalha e reavive a guerra entre gregos e troianos, fazendo com que estes sejam os primeiros a ferir os gregos.
A proposta de Hera contraria a vontade de Zeus, que pretendia instaurar a paz entre os dois povos, acabando com a guerra e, assim, poupando a cidade de Troia.

8. Características comuns:
     . o carácter extraordinário
     . o brilho / a luz
     . a velocidade / a rapidez de deslocação;
     . o aparecimento súbito e inesperado.

Texto C

9.
- Personagem: Marte.
- Argumento: é fraqueza de Júpiter mudar de opinião / alterar a decisão já tomada (de auxiliar os Portugueses a chegar à Índia).
- Relação de semelhança: envio de um mensageiro / interferência divina na ação humana / rapidez da ação dos emissários dos deuses.


Grupo III

1. A - C - E

2.
a) entretenho-me
b) interviemos
c) haja
d) trazia

3. C - E - D

4. B

5. A

6. D

Grupo IV

. Ponto de vista: é importante estudar o passado da Humanidade.

. Argumentos:
- Permite conhecer o passado e compreender o presente: quem somos e como chegámos aqui (é como conhecer os nossos antepassados - avós e pais) - o passado é uma monte para a compreensão do presente e para a construção do futuro;
- Possibilita evitar cometer os mesmos erros do passado (ex.: guerras);
- Permite conhecer a ação dos homens que transformaram a vida e a história da Humanidade - possíveis inspiradores da ação dos homens contemporâneos - inspiração e modelo (navegadores, grandes reis e imperadores, inventores, cientistas, pensadores, etc.).

. Conclusão: ...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...