Português: Análise dos capítulos XI e XII de Admirável Mundo Novo

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Análise dos capítulos XI e XII de Admirável Mundo Novo


            Nesta parte da obra, John obtém uma introdução completa à sociedade do Estado Mundial, que, na maior parte, o repugna. Ele considera a cultura do Estado Mundial superficial, desumana e imoral.
            A relação entre John e Bernard dramatiza os principais temas de A Tempestade. Aquele, que originalmente acreditava que desempenharia o papel de Miranda, aprendendo a amar o novo mundo que lhe fora revelado, fica conhecido como "o Selvagem" e assume um papel semelhante ao de Caliban; Bernard, por ter exposto John à civilização e esperando ganhar a eterna gratidão dele por isso, interpreta o Prospero do Caliban de John.
            O destino de Linda demonstra o que Mustaph Mond quis dizer ao sugerir que verdade e felicidade são incompatíveis. Todos, menos John, se contentam em permitir ela abuse do soma, mesmo sabendo que isso a matará dentro de um mês ou dois. A explicação do médico a John demonstra a atitude insensível do Estado Mundial, para o qual os seres humanos são coisas que devem ser "usadas até que se desgastem". Assim como acontece com os produtos manufaturados, quando as pessoas envelhecem e se desgastam, elas tornam-se descartáveis. Linda passa férias sombrias permanentes, vivendo o pouco que lhe resta de vida numa névoa feliz de alucinações e fantasias.
            As razões pessoais de Bernard para permitir que Linda sucumbisse ao soma são ainda mais desagradáveis. Todos em Londres clamam por ver John, mas estão igualmente determinados a não ver Linda. Com esta fora do caminho, Bernard é livre para usar o Selvagem para os seus próprios propósitos. Através da exploração de John, ele demonstra que a sua insatisfação anterior com o Estado Mundial se ficou mais a dever ao desejo de gozar de mais privilégios do que a um verdadeiro desejo de viver como um "adulto" (foi assim que ele apresentou o assunto a Lenina no primeiro encontro). Quando se torna bem-sucedido e começa a aproveitar os benefícios de seu status Alfa, perde a amizade com Helmholtz, um inconformista com uma reputação cada vez mais ruim, pois este ameaça o novo sucesso de Bernard.
            O filme sensorial a que John e Lenina assistem envolve alguns velhos estereótipos racistas, mas é bastante complicado na sua ironia. Começa com uma cena em que um "negro gigantesco" copula com uma mulher loira. Essa cena por si só seria altamente chocante e tabu para o público branco, de classe média e do início do século XX de Huxley, mas de momento os espectadores consideram-no perfeitamente convencional. Eles até se surpreendem com os efeitos especiais realistas. O que a audiência referida no livro considera chocante é quando o negro, após um golpe na cabeça que apaga o seu condicionamento, sequestra a loira para uma cena sexual monogâmica de três semanas num helicóptero. É chocante para os espectadores por causa da monogamia. Finalmente, três machos alfa resgatam-na e a ordem é restaurada.
            Esta cena lembra o leitor de um recurso dos filmes ainda mais antigo que o romance de Huxley. Os espectadores de teatro adoram ver as personagens dos filmes transgredir as regras que os próprios espectadores devem respeitar. Esse gozo vicário recebe uma fina camada de respeitabilidade por meio de um final decoroso que restaura o status quo. Mas o facto é que o público gosta de fantasiar sobre a transgressão. Em parte, toda esta cena é uma piada de Huxley, mas também é possível que a monogamia não seja uma fantasia tão incomum no Estado Mundial como fomos levados a acreditar.
            A cena em que John lê Romeu e Julieta demonstra o poder do condicionamento. Embora Helmholtz seja bastante pouco ortodoxo, ele ainda é um produto do condicionamento do Estado Mundial. Aprecia o valor artístico da linguagem de Shakespeare, mas não aprecia o drama dos pais de Julieta tentando convencê-la a casar-se com Paris. Como John identifica o seu desejo por Lenina com o amor entre Romeu e Julieta, o riso de Helmholtz insulta os seus valores culturais e os seus próprios sentimentos mais íntimos. Porém, este último não pode evitar o riso, pois as situações e emoções expressas na peça significam algo muito diferente para ele do que significam para John.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...