terça-feira, 5 de dezembro de 2017

PIRLS 2016

     Foram publicados os resultados do PIRLS 2016, o teste internacional que se realiza de 5 em 5 anos e avalia a literacia em leitura dos alunos do 4.º ano de escolaridade.


     Do estudo podem retirar-se algumas conclusões imediatas:

  • Portugal desceu 11 lugares no ranking de 50 países participantes, caindo do 19.º para o 30.º lugar;
  • A pontuação obtida (528) é superior ao valor médio de referência da escala PIRLS (500), porém constitui uma diminuição de 13 pontos em relação a 2011 (541);
  • A tendência de o desempenho das raparigas ser significativamente superior ao dos rapazes praticamente anulou-se;
  • Portugal ocupa o 10.º lugar no ranking relativo ao grau de satisfação dos pais com as escolas;
  • Portugal ocupa o 5.º lugar na sensação de «pertença» dos alunos em relação à sua escola;
  • Portugal ocupa o 41.º lugar na lista que avalia se os alunos têm uma biblioteca na sala ou não (os alunos portugueses que dispõem dela apresentam mais 10 pontos no seu desempenho - 533 - relativamente aos que não a possuem).
     No que diz respeito aos resultados comparativos dentro do próprio país, por NUTS, observe-se quais são as regiões do país que alcançaram piores resultados:



     O quadro de amostragem, o desenho dos testes e os procedimentos de aplicação dos estudos estão descritos no documento Metodologia.

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