Português

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Verbo auxiliar do tempo

                Os verbos auxiliares do tempo são ir e haver de, seguidos do infinitivo do verbo principal.

                As construções onde estes verbos se encontram possuem um valor de futuro:

- Eu hei de visitar o Estádio da Luz. (haver de + infinitivo do verbo visitar)

- O Porto ainda vai perder mais pontos. (ir + infinitivo do verbo perder)


Verbo auxiliar da passiva

                O verbo auxiliar da passiva é ser, seguido do particípio passado do verbo principal:

- O Eusébio foi agraciado pelo Presidente da República.
v. aux.   v. principal

- O passe do Jonas será vendido para um clube chinês.

- O meu tio já tinha sido sepultado quando eu cheguei ao cemitério.


Verbo auxiliar dos tempos compostos

                Os verbos auxiliares dos tempos compostos são ter e haver, seguidos do particípio passado do verbo principal:

- O João tem estudado todos os dias.
  v. aux.  v. principal no particípio passado

- A Maria tem andado muito ocupada.
v. aux.   v. principal

- Passos Coelho havia dito que não ia andar por aí.
    v. aux. v. principal

. Sempre que, num tempo composto, existe um pronome pessoal átono, este liga-se ao verbo auxiliar:
       - O professor tinha-o expulsado da sala de aula.


Verbo auxiliar

. O verbo auxiliar é um verbo que forma um complexo verbal com um verbo principal (no particípio passado, gerúndio ou infinitivo) ou copulativo, precedendo-o (isto é, o verbo principal ocorre na frase após o auxiliar).

. A função do verbo auxiliar é a de transmitir informação gramatical, nomeadamente de pessoa, número, tempo, modo, voz e aspeto.

. O verbo auxiliar não expressa significado lexical. Por exemplo, os verbos auxiliares ”ter” e “ir” enquanto tal não significar “possuir” e “deslocar-se”.

. O complexo verbal poder ser constituído por mais do que um verbo auxiliar:
- O Benfica poderia ter vencido o Marítimo.

. No complexo verbal, é o verbo principal que seleciona o sujeito e os complementos, e não o verbo auxiliar.

. Alguns verbos auxiliares podem também ocorrer como verbos principais:
- O Pedro tem andado distraído. (tem = verbo auxiliar)
- O Pedro tem uns ténis novos. (tem = verbo principal)



quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Verbo copulativo

                O verbo copulativo estabelece uma ligação entre o sujeito e o predicativo do sujeito (PS), isto é, uma ligação entre o sujeito e uma sua qualidade, característica, estado ou uma localização no tempo ou no espaço.

                São exemplos de verbos copulativos ser, estar, ficar, continuar, parecer, permanecer, andar, tornar-se, revelar-se, etc.

Exs.:
- O Eusébio está morto.
 sujeito              PS
- O professor está cansado.
 sujeito                   PS


Verbo principal transitivo-predicativo

                O verbo principal transitivo-predicativo seleciona:

- um sujeito, um complemento direto e um predicativo do complemento direto.
- O Benfica elegeu Eusébio o melhor de sempre.
sujeito                    CD             PCD
- Considero Eusébio o melhor futebolista de todos os tempos.
  CD                            PCD

                São exemplos de verbos transitivo-predicativos achar, chamar, considerar, declarar, designar, eleger, julgar, nomear, selecionar para, supor, ter por, ter-se por, tomar por, tratar por, etc.


"Canto a Coimbra"


Grupo "Insígnia"

Serenata Monumental da Queima das Fitas 2017

Verbo principal transitivo direto e indireto

                O verbo principal transitivo direto e indireto seleciona:

- um sujeito, um complemento direto e um complemento indireto:
- O Eusébio marcou muitos golos ao Sporting.
sujeito                        CD                CI
OU
- um sujeito, um complemento direto e um complemento oblíquo:
- O Eusébio colocou a bola na garagem.
sujeito                     CD        CObl

Verbo principal transitivo indireto

                O verbo principal transitivo indireto seleciona:

- um sujeito e um complemento indireto:
- O Eusébio telefonou à namorada.
sujeito                         CI
OU
- um sujeito e um complemento oblíquo:
- O Eusébio chegou de Londres.
sujeito                      CObl


Verbo principal transitivo direto

                O verbo principal transitivo direto:

- seleciona um sujeito e um complemento direto.

Exs.:
- O Eusébio marcou muitos golos.
sujeito                       CD
- Ontem, [eu] vi um belo filme.
[sujeito]         CD
- Os finalistas dançaram a valsa à meia-noite exata.
  sujeito                        CD

                Há verbos que podem, de acordo com a frase, ser incluídos em subclasses diferentes:
- Os finalistas dançaram a valsa à meia-noite exata. (verbo transitivo direto)
- O Roberto dançou. (verbo intransitivo)


Verbo principal intransitivo

          O verbo principal intransitivo é o verbo que:
- tem sentido completo;
- seleciona sujeito;
- não seleciona complementos.

Exs.:
- O Eusébio morreu.
- O gato miou.
- Tom Petty adormeceu.


Verbo principal


                O verbo principal é aquele que:
» constitui o núcleo do predicado;
» seleciona um sujeito;
» seleciona complementos;
» seleciona a função sintática desempenhada por esses complementos.

                Exs.:
- O meu tio desposou a minha tia Dina.
(O verbo desposar seleciona um sujeito – O meu tio – e um complemento direto – a minha tia Dina.)
- O João telefonou à mãe.
(O verbo telefonar seleciona um sujeito – O João – e um complemento indireto: à mãe.)
- O João ofereceu um ramo de flores à sua mãe.
(O verbo oferecer seleciona um sujeito – O João –, um complemento direto – um ramo de flores – e um complemento indireto – à sua mãe.)
- A Miquelina gosta de bolo de chocolate.
(O verbo gostar seleciona um sujeito – A Miquelina – e um complemento oblíquo – de bolo de chocolate.)


                O verbo principal, em função do tipo de complemento(s) que seleciona, distribui-se por cinco tipos: intransitivo e transitivo: direto, indireto, direto e indireto e predicativo.

Subclasses do verbo

                 Os verbos portugueses distribuem-se por três subclasses: principais, copulativos e auxiliares.

O verbo "tar"



     Quem está no ensino já quase não estranha que os alunos façam uso do «verbo» "tar" em vez de "estar" no registo escrito.

     No entanto, dar de caras com semelhante patetice num jornal como o "Público" e pela pena de alguém tão experiente como Teresa de Sousa é caso para ficar 'banzado'. E daí talvez não.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Processos fonológicos II (G 45)

                Identifica os processos fonológicos que ocorreram na evolução das seguintes palavras.

Exemplos

Processos fonológicos

1. Pede > pee > pé
2. Feria > feira
3. Multu > muito
4. Locusta > lagosta
5. Ante > antes
6. Hodie > hoje
7. Regnu > reino
8. Sic > si > sim
9. Apicula > apicla > abelha
10. Corona > corõa > coroa
11. Soles > soes > sóis
12. Populu > pobo > povo
13. Apoteca > bodega
14. Inter > entre
15. Ego > eu
16. Amicu > amigo
17. Eno > no
18. Consiliu > conselho
19. Salit > sae > sai
20. Pensu > peso
21. Per + lo > pelo > pelo
22. Clamare > chamar
23. Fenestra > feestra > fresta
24. Stare > estar
25. Dolore > door > dor


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          . Correção.
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