quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Editorial

1. Definição
.
-----
O editorial:
  • é um texto de dimensão variável;
  • geralmente situa-se nas primeiras páginas de um periódico;
  • exprime as ideias dos editores do jornal (daí chamar-se editorial) sobre um assunto actual em destaque, eventualmente polémico, com o objectivo de influenciar as atitudes e as opiniões dos leitores;
  • pode vir ou não assinado e ocupa um lugar destacado e fixo no jornal.
.
2. Estrutura
.
-----» Apresentação do problema, facto ou ideia que se pretende discutir.
.
-----» Exposição:
-----------> argumentos;
-----------> exemplos;
-----------> consequências.
.
-----» Conclusão:
-----------> resumo da opinião dos editores;
-----------> proposta de solução(ões);
-----------> exigência de actuação dos responsáveis pelo problema.
.
3. Estratégias
.
-----. Identificar os factos.
-----. Analisar os factos ou problemáticas de interesse da opinião pública.
-----. Contextualizar (comparar com situações similares).
-----. Retirar conclusões.
-----. Formular juízos.
.
4. Características do discurso
.
-----. «Técnica livre» de redacção.
-----. Estrutura livre.
-----. Linguagem concisa, directa, clara.
-----. Reflecte a subjectividade do autor.
-----. Discurso subjectivo.
-----. Geralmente, o editorial não é escrito na 1.ª pessoa, pois representa a opinião colectiva dos responsáveis pela publicação do jornal.

Sem comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...