. Definição
O artigo de
divulgação científica é um texto de natureza essencialmente expositiva e
informativa, em que se divulgam factos relevantes de uma determinada área do
conhecimento ao grande público, em muitos casos resultado de investigações mais
ou menos recentes.
Não se deve
confundir o artigo de divulgação científica com o artigo científico. Este
divulga, em primeira mão, o resultado do trabalho científico de um cientista,
de um investigador, enquanto o primeiro divulga conhecimentos já aceites pela
comunidade científica.
Por outro
lado, o artigo de divulgação científica é escrito por um investigador ou por um
jornalistas e é publicado na imprensa generalista, em revistas de divulgação do
conhecimento ou, desde a sua explosão, na Internet.
. Objetivo: expor e difundir os resultados de uma investigação ou
desenvolvimento de uma determinada teoria ou ideia.
. Estrutura
1. Título: identificação objetiva do tema do artigo (pode ser acompanhado
por antetítulo e subtítulo).
2. Resumo (opcional): apresentação breve do assunto do artigo.
3. Texto:
. Introdução: exposição sucinta do tema que irá ser desenvolvido
(enquadramento e relevância do tema).
. Corpo do texto: desenvolvimento do
tema, com informação seletiva, hierarquização das ideias e explicitação das
fontes (pesquisas realizadas – metodologias, análise de dados e discussão dos
resultados).
. Conclusão: retoma sintética que reforça as principais ideias
desenvolvidas – síntese dos tópicos relevantes.
. Marcas de género /
Características
.
Mobilização de informação significativa e seletiva (divulgação alargada de
factos científicos relevantes e suscitadores de interesse – exposição dos dados
e conclusões relevantes), pois é dirigido ao público geral e não especializado.
.
Caráter expositivo.
.
Hierarquização das ideias (com título, subtítulo, secções…) para organizar
devidamente o texto e para facilitar a retenção dos factos mais relevantes pelo
leitor.
.
Encadeamento lógico dos tópicos tratados, da informação.
.
Rigor, objetividade, exatidão e clareza no conteúdo e na linguagem:
- registo de língua
corrente e técnico-científico;
- predomínio da
denotação;
- uso da terceira pessoa.
.
Explicitação das fontes, possibilitando ao leitor a confirmação da informação
ou o aprofundamento dos seus conhecimentos.
.
Relevância de aspetos paratextuais.
.
Texto de dimensões reduzidas, dado destinar-se ao público geral.
.
Linguagem apelativa, no sentido de cativar o leitor e fazer sobressair aspetos
curiosos, intrigantes e inovadores do conhecimento divulgado.
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