Português: Princípios da cortesia e da cooperação

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Princípios da cortesia e da cooperação

    O debate e o diálogo argumentativo baseiam-se no confronto de ideias, pelo que é fundamental que os intervenientes sejam capazes de ouvir as ideias e opiniões do(s) outro(s) participante(s), nomeadamente aquelas de que discordam e respeitá-lo(s). Por outro lado, é igualmente importante que o indivíduo seja capaz de refutar essas opiniões contrárias, argumentando deforma racional / válida e consistente.

a) Princípio de cooperação
 
    Para que a interação discursiva entre os falantes se desenvolva de acordo com o objetivo pretendido e seja eficaz, é fundamental que eles cooperem entre si.
    Para que tal suceda, é necessário que a interação obedeça às linhas seguintes:

▪ o discurso deve conter apenas a informação necessária;

▪ o discurso não deve conter o que o falante crê ser falso nem o que não pode ser provado;

▪ o discurso deve ser pertinente e relevante;

▪ o discurso deve ser claro, ordenado e pertinente.
 

b) Princípio de cortesia

    O princípio de cortesia compreende as estratégias discursivas adotadas para promover a harmonia entre os intervenientes numa situação de comunicação:

• não interromper o interlocutor;

• aguardar a sua vez para falar;

• manter a atenção quando o interlocutor fala;

• não proferir insultos, ameaças, insinuações ou acusações infundadas;

• recorrer ao eufemismo e à perífrase sempre que necessário;

• usar formas de tratamento adequadas à situação / ao contexto e à relação (de familiaridade ou formalidade / distanciamento) entre os interlocutores.

 

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