O
debate e o diálogo argumentativo baseiam-se no confronto de ideias, pelo que é
fundamental que os intervenientes sejam capazes de ouvir as ideias e opiniões
do(s) outro(s) participante(s), nomeadamente aquelas de que discordam e respeitá-lo(s).
Por outro lado, é igualmente importante que o indivíduo seja capaz de refutar
essas opiniões contrárias, argumentando deforma racional / válida e
consistente.
a) Princípio de cooperação
Para
que a interação discursiva entre os falantes se desenvolva de acordo com o
objetivo pretendido e seja eficaz, é fundamental que eles cooperem entre si.
Para
que tal suceda, é necessário que a interação obedeça às linhas seguintes:
▪ o
discurso deve conter apenas a informação necessária;
▪ o discurso não deve conter o que o falante crê ser falso nem o que não pode ser provado;
▪ o discurso deve ser pertinente e relevante;
▪ o
discurso deve ser claro, ordenado e pertinente.
b) Princípio de cortesia
O princípio
de cortesia compreende as estratégias discursivas adotadas para promover a
harmonia entre os intervenientes numa situação de comunicação:
• não
interromper o interlocutor;
• aguardar
a sua vez para falar;
• manter a
atenção quando o interlocutor fala;
• não
proferir insultos, ameaças, insinuações ou acusações infundadas;
• recorrer
ao eufemismo e à perífrase sempre que necessário;
• usar
formas de tratamento adequadas à situação / ao contexto e à relação (de
familiaridade ou formalidade / distanciamento) entre os interlocutores.
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