Português

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Postal de Natal (XIV)


Arcaísmos e neologismos I - Correção (G 49)

1. Complete o verbete de arcaísmo com as palavras indicadas.

                Arcaísmo é a palavra ou expressão que entrou em desuso numa língua. O arcaísmo pode ter um efeito estilístico quando ocorre para recuperar a virtualidade de um termo antigo. Tal acontece na literatura, quando um escritor insiste em não deixar morrer um termo antigo que lhe é caro por algum motivo. Por exemplo, o romance histórico convencional tem necessidade de recuperar a linguagem da época através de arcaísmos que asseguram a cor local.

2. Dentre a seguinte lista de palavras, assinale aquelas que atualmente são arcaísmos.
. vetustez                               . velida                                . relicário                             . luscar
. ca                                          . pingarelho                       . coita                                   . gamo
. semel                                   . mopa                                 . canastro                           . louçana
. madre                                  . carqueja                           . fiúza                                   . liteiro
. refrigério                             . belígero                            . xerém                                . samicas

2.1. Associe os arcaísmos aos significados apresentados abaixo.
. dor, desgosto: coita                                                 . geração, descendência: semel
. bela: velida                                                                . jogar, divertir-se: luscar
. porque: ca                                                                 . talvez: samicas
. confiança, fé: fiúza                                                   . formosa: louçana

3. Coloque em português atual as frases apresentadas.
a) Nem ei i barqueiro nem remador.
Não tenho barqueiro nem remador.
b) Que soidade de mha senhor ei.
Que saudade tenho da minha senhora.
c) que ma leixe, se lhi prouguer, ver.
Que ma deixe ver, se lhe aprouver.
d) Dona fea, nunca vos eu loei.
Dona feia, nunca vos louvei.

4. Em cada uma das alíneas seguintes, indique se a palavra é um arcaísmo ou um neologismo.
a) clicar: neologismo                                                       b) ren: arcaísmo
c) vossemecê: arcaísmo                                                  c) piratear: neologismo

5. Estabeleça a correspondência correta entre a coluna A e a coluna B.

COLUNA A


COLUNA B
1. Sigla
e

a) Tic-tac (ruído produzido por um relógio)
2. Acrónimo
g

b) Credifone (crédito telefónico)
3. Amálgama
b

c) Face (Facebook)
4. Truncação
c

d) Show (espetáculo)
5. Empréstimo
d

e) SLB (Sport Lisboa e Benfica)
6. Extensão semântica
f

f) Salvar (guardar documentos informáticos)
7. Onomatopeia
Aa

g) DECO (Defesa do Consumidor)
NOTA: no caso de Facebook, constitui, simultaneamente, um processo de truncação e empréstimo.

6. Seleciona a alínea que completa cada frase de forma correta.

6.1. A palavra “setor” é
(A) um empréstimo.                                           (B) uma truncação.
(C) uma amálgama.                                             (D) um acrónimo.

6.2. Na frase, “A Lena atropelou o papagaio da Fonseca.”, a palavra sublinhada é
(A) um empréstimo.                                           (B) uma amálgama.
(C) uma truncação.                                             (D) um acrónimo.

6.3. “UNICEF” e “TVI” são
(A) duas siglas.                                                    (B) dois acrónimos.
(C) um acrónimo e uma sigla.                          (D) uma sigla e um acrónimo.

6.4. Na frase “O portal da escola deu a alma ao Criador.”, a palavra sublinhada é formada por
(A) extensão semântica.                                     (B) conversão.
(C) empréstimo.                                                   (D) amálgama.

6.5. Na frase “O dossiê da Diana tem mais buracos que um queijo suíço.”, o termo sublinhado é
(A) uma amálgama.                                            (B) uma truncação.
(C) uma onomatopeia.                                       (D) um empréstimo.

6.6. Na frase “Hoje a Mariana tem consulta de gastro.”, o vocábulo sublinhado
(A) é uma amálgama de “gastroenterologia”.          (B) é uma truncação de “gastroenterologia”.
(C) é um acrónimo de “gastroenterologia”.              (D) é um empréstimo.

7. Indique a truncação dos vocábulos apresentados:
a) fotocópia: cópia                                                           b) metropolitano: metro
c) quilograma: quilo                                                        d) telenovela: novela
e) José:                                                                           e) hipermercado: hiper

8. Os exemplos apresentados constituem exemplos de amálgama. Identifique as palavras que estão na origem de cada um.
a) cibernauta: cibernética + astronauta       b) portunhol: português + espanhol
c) motel: motor + hotel                                   c) telemóvel: telefone + móvel


. Ficha.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Postal de Natal (XIII)


Prevenção da corrupção: prioridade às escolas



O Conselho de Prevenção da Corrupção vai lançar em 2018 um projeto piloto de formação de professores.
Chama-se "Mais vale prevenir que remediar" é o novo projeto que vai ser ensaiado nas escolas pelos Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) no próximo ano. Este projeto-piloto visa a formação dos professores e nesta primeira fase vai abranger seis escolas (cinco no continente e uma nos Açores), do 4.º ao 12.ºano. Fonte oficial do CPC adiantou ao DN que "o objetivo é que com esta formação de educação para a cidadania relacionada com a prevenção da corrupção, os professores possa depois partilhar esses conhecimentos e valores com os seus alunos". Até ao final de 2018 o CPC estima que sejam envolvidos cerca de 2000 alunos.


terça-feira, 5 de dezembro de 2017

PIRLS 2016

     Foram publicados os resultados do PIRLS 2016, o teste internacional que se realiza de 5 em 5 anos e avalia a literacia em leitura dos alunos do 4.º ano de escolaridade.


     Do estudo podem retirar-se algumas conclusões imediatas:

  • Portugal desceu 11 lugares no ranking de 50 países participantes, caindo do 19.º para o 30.º lugar;
  • A pontuação obtida (528) é superior ao valor médio de referência da escala PIRLS (500), porém constitui uma diminuição de 13 pontos em relação a 2011 (541);
  • A tendência de o desempenho das raparigas ser significativamente superior ao dos rapazes praticamente anulou-se;
  • Portugal ocupa o 10.º lugar no ranking relativo ao grau de satisfação dos pais com as escolas;
  • Portugal ocupa o 5.º lugar na sensação de «pertença» dos alunos em relação à sua escola;
  • Portugal ocupa o 41.º lugar na lista que avalia se os alunos têm uma biblioteca na sala ou não (os alunos portugueses que dispõem dela apresentam mais 10 pontos no seu desempenho - 533 - relativamente aos que não a possuem).
     No que diz respeito aos resultados comparativos dentro do próprio país, por NUTS, observe-se quais são as regiões do país que alcançaram piores resultados:



     O quadro de amostragem, o desenho dos testes e os procedimentos de aplicação dos estudos estão descritos no documento Metodologia.

Postal de Natal (XI)


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