terça-feira, 11 de setembro de 2018
A importância do conhecimento
- Para ser criativo necessitas de conhecimentos.
- Para resolver problemas necessitas de conhecimentos.
- Para pensar criticamente necessitas de conhecimentos.
- Para formular boas perguntas precisas de conhecimentos.
- Para ensinar necessitas de algo mais do que um método e um dispositivo com acesso ao Google.
(c) Javier
Novos saberes ou saberes pré-existentes?
Subordinar a aprendizagem às motivações, experiência, conhecimentos e interesses pré-existentes implica acentuar as desigualdades e renunciar a incentivar os alunos a descobrir saberes mobilizadores necessários para a sua emancipação.
Porquê estudar Humanidades?
- Compreensão do mundo, da natureza humana e de si mesmo.
- Liberdade e emancipação.
- Desenvolvimento intelectual e emocional.
- Desenvolver o espírito crítico.
- Desenvolver o pensamento.
- Educar a vontade.
- Aprender a questionar e a refletir.
segunda-feira, 10 de setembro de 2018
Fim da avaliação diagnóstica?
O colega Duílio publicou hoje um «post» [aqui] no seu blogue onde destaca o fim (?) da avaliação diagnóstica nos termos em que a conhecemos e tem sido praticada, como se pode constar no artigo acima reproduzido, extraído do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho [decreto].
Lendo o artigo seguinte, poder-se-á pressupor que a avaliação diagnóstica passou a integrar a formativa.
Ah, Bruno, não há direito de escrever à Carvalho!
Tom Sawyer - Episódio 46: "Na casa assombrada"
domingo, 9 de setembro de 2018
Seio ou CEIO?
O texto está pejado de erros (de acentuação, pontuação, coesão), porém aquele ceio da família é de bradar aos céus. Ou não... sei lá...
sábado, 8 de setembro de 2018
Palavras em desuso: significado
. Listagem.
quinta-feira, 6 de setembro de 2018
Tom Sawyer - Episódio 45: "Adeus, cavalo branco"
Classcraft: se a escola fosse um videojogo
As Apps e a Educação
Conhecendo 500 Apps, podes dar resposta aos interesses da criança. Não obstante, para responder às suas necessidades de aprendizagem, necessitarás também de um conhecimento profundo da matéria que ensinas, das teorias de aprendizagem e da comunidade em que exerces a docência.
Fonte: PsicEduM
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)