Sujeito, Predicado, Complemento directo
1. Atente nas frases apresentadas.
a) Os professores destruíram o quadro.
b) A jovem desmaiou.
c) O João contemplou o oceano.
d) O Paulo comprou o Memorial.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
1.1. Transcreva para o caderno diário as formas verbais presentes nas frases.
1.2. Redija para cada frase uma pergunta sobre quem causou a situação ou quem se encontra no estado descrito pelo verbo e registe a resposta, de acordo com o exemplo:
a) Os professores destruíram o quadro.
Quem destruiu o quadro?
Resposta: Os professores.
1.3. Substitua os grupos nominais adequados por um dos pronomes pessoais na forma nominativa (ele / ela / eles / elas), seguindo o exemplo dado:
a) Os professores destruíram o quadro.
Eles destruíram o quadro.
1.3.1. Identifique a posição ocupada pelos pronomes na frase.
1.4. Reescreva as frases alterando o número dos grupos nominais que substituiu.
1.4.1. Identifique as alterações que efectuou nas frases, além das ocorridas nos grupos nominais.
1.5. Tendo em conta os exercícios realizados, complete o quadro seguinte:
2. Releia as frases apresentadas em 1.
2.1. Redija para cada frase uma pergunta sobre o que fez o sujeito e registe a resposta, de acordo com o exemplo:
a) Os professores destruíram o quadro.
Pergunta: O que fizeram os professores?
Resposta: Destruíram o quadro.
2.1.1. Identifique a classe de palavras que compõe o núcleo dos constituintes que surgiram nas respostas à pergunta anterior.
2.2. Reescreva as frases acrescentando uma estrutura coordenada do tipo e Sujeito também ou mas o Sujeito não. Atente no exemplo:
a) Os professores destruíram o quadro.
Os professores destruíram o quadro e os alunos também.
ou
Os professores destruíram o quadro mas os alunos não.
Note-se que, nas estruturas coordenadas acrescentadas, a forma verbal está subentendida.
2.3. Tendo em conta os exercícios realizados, complete a afirmação seguinte:
3.1. Redija, agora, para cada frase uma pergunta sobre quem / o quê recai a situação ou quem / o quê é afectado pelo estado descrito pelo verbo e registe a resposta. Oriente-se pelo exemplo:
a) Os professores destruíram o quadro.
Pergunta: Os professores destruíram o quê?
Resposta: O quadro.
3.2. Identifique o grupo nominal que, em cada frase, pode ser substituído por um dos pronomes pessoais na forma acusativa o / a / os / as.
a) Os professores destruíram o quadro.
Os professores destruíram-no.
3.2.1. Identifique a posição dos pronomes na frase.
3.3. Reescreva as frases alterando o número dos grupos nominais que substituiu na resposta à pergunta 3.2.
3.3.1. Identifique outras alterações a que procedeu, além das efectuadas na resposta à pergunta 3.3.
3.4. A partir dos exercícios anteriores, podemos concluir que: