Português: Autoridade e controle

sábado, 7 de setembro de 2019

Autoridade e controle

1
“Era o tipo de ideia que poderia facilmente descondicionar as mentes mais instáveis das castas mais altas – fazê-las perder a fé na felicidade como o deu soberano e passar a acreditar, em vez disso, que o objetivo estava nalgum lugar além, nalgum lugar fora da presente esfera humana; que o objetivo da vida não era a manutenção do bem-estar, mas alguma intensificação e refinamento da consciência.”

Nesta passagem, Mustapha revê um artigo sobre o propósito humano e decide censurá-lo escrevendo "Não deve ser publicado". Enquanto numa sociedade democrática a livre circulação de novas ideias e teorias é considerada um bem social, na sociedade totalitária de Admirável Mundo Novo, ideias subversivas que desafiam o status quo são perigosas para a estabilidade social e podem minar ou ameaçar os que estão no poder. A censura é uma ferramenta importante para os governos totalitários suprimirem as ideias que desafiam a autoridade absoluta dos que estão no poder.

2
"Até que finalmente a mente da criança seja essas sugestões, e a soma das sugestões seja a mente da criança. E não apenas a mente da criança. A mente do adulto também – a vida toda. A mente que julga, deseja e decide – composta por essas sugestões. Mas todas essas sugestões são nossas... Sugestões do Estado!”

O diretor explica como a hipnopédia, ou a repetição de frases gravadas todas as noites, usadas para condicionar as crianças durante o sono, molda as mentes e desejos dos seres humanos na sociedade fordista. Essas frases repetidas determinam como a criança se comporta e, como mostra o romance, permanecem em cada pessoa pelo resto da vida, guiando as suas decisões e comportamentos. O diretor fica especialmente entusiasmado com o facto de essas frases virem diretamente do Estado, permitindo que os que estão no poder tenham acesso direto à personalidade das pessoas.

3
“Esse homem”, apontou ele acusadoramente para Bernard, “esse homem que está diante de si aqui, este Alfa-Mais a quem tanto foi dado e de quem, em consequência, tanto se deve esperar, esse seu colega— ou devo antecipar e dizer esse ex-colega? – traiu grosseiramente a confiança nele imposta. Por suas opiniões heréticas sobre desporto e soma, pela escandalosa heterodoxia da sua vida sexual, pela sua recusa em obedecer aos ensinamentos de Nosso Ford e por se comportar fora do horário de trabalho, mesmo quando criança.” (Aqui o diretor fez o sinal do T), "ele provou ser um inimigo da Sociedade, um subversor, senhoras e senhores, de toda a Ordem e Estabilidade, um conspirador contra a própria Civilização".

O diretor fala com os trabalhadores na sala de fertilização contra Bernard, cujo comportamento "não ortodoxo" ameaça a estabilidade da sociedade fordista. Ao apontar publicamente cada uma das opiniões e comportamentos de Bernard Marx que contradizem as regras e expectativas dessa sociedade, o Diretor reforça as próprias regras ao grupo reunido. Ele também humilha publicamente Bernard antes de o dispensar do seu cargo. Essa punição pública é uma ferramenta para controlar os outros membros da sociedade através do medo e da intimidação.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...