1.
Observe, atentamente, o quadro apresentado, que contém diferentes intenções comunicativas.
instruir,
aconselhar, descrever, ordenar, argumentar, opinar, informar, exprimir sentimentos,
despertar a curiosidade,
comprometer-se
|
1.1.
Aponte a intenção comunicativa presente nos atos de fala seguintes.
a)
Prefiro o Cardozo ao Wolfswinkel: marca mais golos e é mais incisivo.
b)
Solange, desliga o telemóvel!
c)
Digite o número e o nome do modelo de sua impressora na caixa de pesquisa Produto.
d)
Natacha, deixa esse indivíduo, que ele só te traz infelicidade.
e)
Na próxima terça-feira, avaliar-vos-ei.
f)
O meu tio é velho, tem cabelos brancos, mãos rugosas e os dentes podres.
g)
Ouvi, agora mesmo, um trovão.
h)
A exibição do Benfica foi fraquinha.
i)
Nem queiras saber quem encontrei em casa da espanhola.
j)
Hugo, lamento que namores com essa rapariga.
1.2.
Identifique os atos ilocutórios presentes nas alíneas b), d), e), f) e j).
2.
Atente nas frases dadas.
a)
Daniela, podes passar-me o triciclo?
b) Inês,
importas-te de limpar o nariz do teu D. Pedro?
2.1. Aponte
a intenção do locutor ao proferir cada uma das frases.
2.2.
Identifique a(s) alínea(s) em que está (estão) presente(s) atos ilocutórios
indiretos.
2.3.
Rescreva as frases, indicando a intenção do locutor de forma direta.
3.
Atente na frase seguinte: «‑ Mãe, eu não sou o Joaquim.»
3.1.
Demonstre que a frase dada pode configurar, em simultâneo, um ato de fala
direto e um ato de fala indireto.
Correção: aqui.
Sem comentários :
Enviar um comentário