Português: Elementos de persuasão

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Elementos de persuasão

    Um elemento de persuasão é um argumento usado para convencer ou persuadir o ouvinte ou leitor.
    Um dos exemplos mais evidentes é o texto publicitário, que recorre sistematicamente a elementos de persuasão para convencer o público a adquirir um produto (publicidade comercial) ou a adotar um determinado comportamento (publicidade mão comercial ou institucional).
    Podem ser elementos de persuasão:
            . argumentos (conjuntos de razões que sustentem um povo de vista) e exemplos;

. factos, citações, estudos científicos, testemunhos;

. recursos expressivos como comparações, interrogações retóricas, símbolos, antíteses, analogias, hipérboles, ironias, eufemismos;

. jogos de palavras, trocadilhos e citações famosas;

. verbos no modo imperativo ou no modo conjuntivo com valor de imperativo;

. imagens e sons;

. alusões ao mundo conhecido do público-alvo, para procurar aproximar-se ao destinatário da mensagem.

 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...