1.ª) A crítica a uma sociedade governada
por preconceitos hirtos que vitimam inocentes (Maria é vítima da sua
ilegitimidade).
2.ª) A rutura com a forma clássica:
. a obra está escrita em prosa, que substitui o verso da tragédia
antiga, um tipo de discurso considerado por Garrett adequado a “assuntos tão
modernos”;
. a peça é constituída por três atos, contrariamente à tragédia grega,
composta por cinco;
. a diminuição da importância do coro (ainda que ecoe em Frei Jorge e em
Telmo);
. a lei das três unidades não é cumprida cabalmente;
. os agouros e superstições populares substituem as crenças e rituais
pagãos e dão expressão à manifestação da cultura portuguesa;
. os valores patrióticos e nacionais são exaltados, sobretudo, através
de Manuel de Sousa;
. a religião cristã surge como um consolo, aligeirando a força
inexorável e irremediável do Destino que controlava os homens a seu bel-prazer;
. o realismo psicológico sustentado na personagem Telmo, que assiste à
transformação dos seus próprios sentimentos, num processo de autoconhecimento
dinâmico, no momento em que percebe que, após ter acalentado, durante tanto
tempo, a ideia de que D. João estaria vivo, desejava poupar Maria, renegando o
primeiro amo;
. a experiência pessoal do autor: Almeida Garrett possuía uma filha
ilegítima, filha de Adelaide Pastor Deville, por quem se apaixonara, ainda
casado com Luísa Midosi; Adelaide Deville morreu antes que o escritor tivesse
podido legitimar a situação da filha que tanto estimava – assim, a acção da
peça traduz a sua angústia mais profunda, refletindo a sua própria realidade;
. a morte de Maria em palco é também um episódio caraterístico do drama
romântico;
. as personagens são vítimas do Destino, mas, à maneira do drama
romântico, são também vítimas das suas decisões e das suas paixões (por
exemplo, Maria é condenada não apenas pelo Destino, mas pela sociedade).
3.ª) A linguagem coloquial, próxima das
realidade vividas pelas personagens e dos seus estados de espírito;
4.ª) O assunto da peça é um assunto nacional e histórico.