Neste trabalho, podemos encontrar uma proposta de leitura orientada do bem conhecido conto de Mário de Carvalho. Para ter acesso ao mesmo, basta clicar na ligação entre parênteses [leitura-orientada].
quinta-feira, 9 de abril de 2020
O Cavaleiro da Dinamarca : proposta didática
Trata-se de uma proposta da autoria de Rosa Couto sobre a abordagem da obra de Sophia de Mello Breuner. O trabalho pode ser encontrado aqui: [proposta didática].
quarta-feira, 8 de abril de 2020
COVID-19 na Alemanha
A Alemanha apresenta mais de 107 mil infetados pelo coronavírus e "apenas" 2016 mortes.
O que poderá explicar este tão baixo número de vítimas do novo vírus? Bom, desde logo há que tomar nota de que há uma diferença entre morrer do coronavírus e morrer com coronavírus. Ou seja, uma pessoa com cancro que morra infetada pode ver a sua morte registada como sendo motivada pela sua situação oncológica.
Assim sendo, nesta compatibilidade mórbida há que ter em conta os critérios usados pelos diferentes países.
O que poderá explicar este tão baixo número de vítimas do novo vírus? Bom, desde logo há que tomar nota de que há uma diferença entre morrer do coronavírus e morrer com coronavírus. Ou seja, uma pessoa com cancro que morra infetada pode ver a sua morte registada como sendo motivada pela sua situação oncológica.
Assim sendo, nesta compatibilidade mórbida há que ter em conta os critérios usados pelos diferentes países.
COVID-19: ponto de situação do dia 7 de abril
terça-feira, 7 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 6 de abril
segunda-feira, 6 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 5 de abril
domingo, 5 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 4 de abril
sábado, 4 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 3 de abril
sexta-feira, 3 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 2 de abril
quinta-feira, 2 de abril de 2020
COVID-19: ponto de situação do dia 1 de abril
quarta-feira, 1 de abril de 2020
Acabou o ano letivo de 2019-2020
O colega António Duarte acaba de divulgar a informação de que o presente ano letivo termina com o encerramento do segundo período.
Passo a transcrever o post que ele acabou de produzir:
Ano lectivo termina com as avaliações desta semana.
Não haverá provas de aferição nem provas finais no ensino básico.
As classificações do segundo período tornam-se notas finais.
Todos os alunos transitam administrativamente para o ano seguinte, sem lugar a retenções.
As escolas deverão manter o contacto regular com os alunos durante o 3.º período, promovendo actividades formativas, de consolidação de aprendizagens e de enriquecimento. Mas sem carácter obrigatório nem sujeitas a avaliação.
Para minimizar a longa paragem das aulas, o novo ano lectivo começará mais cedo, previsivelmente no primeiro dia útil de Setembro.
Os exames do secundário vão ser adiados e será criado, só para este ano, um regime excepcional de acesso ao ensino superior, a ser negociado com as universidades e politécnicos.
Isto é, no essencial, o que estará a ser anunciado a um grupo restrito de directores, com quem os responsáveis políticos têm reunido para decidir o que fazer perante o longo encerramento a que estarão sujeitas as escolas básicas e secundárias.
Tomadas já as principais decisões, faltará apenas acertar pormenores da sua execução e decidir quando e por quem será feita a divulgação ao país.
O texto original do António pode ser encontrado no seu blogue - Escola Portuguesa.
COVID-19: ponto de situação do dia 31 de março
terça-feira, 31 de março de 2020
O escândalo da impreparação face ao vírus
Escándalo nacional— Pablo Salinas (@pabl0salinas) March 30, 2020
Dr Richard Horton, editor jefe de The Lancet. Una de las revistas médicas más prestigiosas
Aquí en 🇪🇦 no tenemos a nadie que hable así de claro. O no tenemos los medios que permiten que hable así de claro pic.twitter.com/Ln9jS72VeG
Os Estados Unidos não estão a vencer a batalha contra o COVID-19
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)