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quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Análise dos capítulos IX e X de Admirável Mundo Novo


            Nestes capítulos, o interlúdio na Reserva termina e a vida de John no Estado Mundial começa. O conflito entre os seus valores e os costumes sociais do Estado Mundial começa a tornar-se óbvio. A mudança de cenário, da Reserva no Novo México para o Estado Mundial na Inglaterra, prenuncia a mudança que está prestes a ocorrer na vida de John e Bernard.
            A personagem de John é revelada de forma mais completa durante os seus confrontos com a cultura do Estado Mundial. A sua luta para reprimir o desejo de tocar Lenina demonstra o código moral que interiorizou de Shakespeare e dos “selvagens” da Reserva. Um morador do Estado Mundial teria buscado gratificação instantânea. John encontra-se na posição invejável de viver no Estado Mundial sem o seu condicionamento. Ele é atraído por Lenina, mas as suas opiniões sobre o sexo são tão radicalmente diferentes das dela que o conflito é inevitável. A luta entre os seus desejos intensos e o seu autocontrole igualmente intenso é uma das principais facetas da sua personagem.
            O hábito de John de citar linhas das peças de Shakespeare não apenas destaca a sua distância da sociedade do Estado Mundial, mas também serve como um lembrete da distância entre a nossa sociedade, na qual Shakespeare é reverenciado como escritor com profundo conhecimento da natureza humana, e a sociedade do Estado Mundial, em que Shakespeare é desconhecido e até incompreensível.
            Estilisticamente, as citações de Shakespeare que John faz contrastam vividamente com as declarações dos cidadãos do Estado Mundial, mas há uma notável semelhança entre eles: os cidadãos do Estado Mundial e John costumam falar entre aspas e com frases sonoras. Mensagens hipnopédicas como "Um grama no tempo economiza nove" estão nos lábios de todos no Estado Mundial. Às vezes, as conversas entre John e Lenina degeneram numa guerra de propaganda, cada um cuspindo frases memorizadas sem sequer parar para pensar nelas. A propaganda dele parece mais agradável que a dela, porque as linhas poéticas de Shakespeare envergonham as mensagens hipnopédicas. Ao lado de Shakespeare, "o progresso é adorável" soa barato e inútil. A justaposição dos dois contribui para o tom satírico do romance.
            O confronto entre Bernard e o diretor ilustra o poder da condenação social. O diretor decide denunciar Bernard na frente dos outros trabalhadores, a fim de fazer dele um exemplo. Em parte, os membros do Estado Mundial são forçados a conformar-se meramente pela pressão dos colegas e pela ameaça da vergonha pública. Bernard inverte a manobra do diretor, envergonhando-o com o espetáculo de John e Linda. A sua disposição de os usar em benefício próprio ajuda a retratá-lo como alguém que fará qualquer coisa para ganhar posição social. Ao apresentar Linda e John ao diretor na frente dos trabalhadores, ele não apenas consegue salvar a sua própria, mas também atacá-lo de forma despeitosa e reduzir o seu estatuto social.
            O papel de Lenina ao longo deste capítulo é passivo, pela razão óbvia de que ela está de férias-soma durante a maior parte. Entrar numa situação de férias-soma é a sua única maneira de lidar com as emoções negativas despertadas pela Reserva. É particularmente irónico que ela vá de férias-soma no meio daquilo que deveria ter sido umas férias reais (as suas férias).

Resumo do capítulo X de Admirável Mundo Novo


            De volta à incubadora, o diretor diz a Henry que planeia demitir Bernard na frente de dezenas de trabalhadores de castas superiores como um exemplo público. Ele explica que o comportamento heterodoxo de Bernard ameaça a estabilidade. Sacrificar um indivíduo pelo bem maior da sociedade não é uma grande perda, já que a incubadora pode produzir dezenas de novos bebés.
            Quando Bernard chega, o diretor declara-o “herético”, porque ele se recusa a comportar-se como uma criança e não procura imediatamente satisfazer seus próprios desejos, e diz-lhe que ele vai ser transferido para a Islândia. Então Bernard apresenta Linda a John. Linda acusa o diretor de fazê-la ter um bebé e a sala de repente fica em silêncio. John cai aos pés do diretor e grita: "Meu pai!" Os trabalhadores soltam gargalhadas histéricas quando o diretor sai correndo da sala.

Resumo do capítulo IX de Admirável Mundo Novo

            Lenina, enojada com a Reserva, toma soma suficiente para se incapacitar por dezoito horas. Bernard voa para Santa Fé para chamar Mustapha Mond. Ele repete a sua história para uma sucessão de secretários antes de finalmente chegar ao Controlador Mundial. Mond concorda que John e Linda são uma questão de interesse científico para o Estado Mundial. Ele instrui Bernard a visitar o Diretor da Reserva para receber as ordens que libertarão John e Linda e os entregarão aos seus cuidados. Enquanto isso, temeroso que Bernard e Lenina tenham partido sem ele, John invade a cabana onde a rapariga ainda está de férias. Ele vasculha as coisas dela antes de encontrá-la desmaiada na cama. Olha-a, silenciosamente, citando passagens de Romeu e Julieta. Quer tocá-la, mas teme que isso a suje. Enquanto a olha, o helicóptero de Bernard aproxima-se, e John sai da casa correndo e esconde a sua transgressão.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Análise dos capítulos VII e VIII de Admirável Mundo Novo


            Os capítulos VII e VIII compreendem um desenvolvimento crucial da trama: a reunião de Bernard e John. Este é um pária que sempre sonhou viver no Estado Mundial, enquanto o segundo é um desajustado do Estado Mundial que procura uma maneira de se encaixar. O encontro deles coloca em movimento uma cadeia de eventos que acarretará consequências devastadoras para ambos.
            Huxley recorre a um flashback para atualizar Bernard e o leitor sobre a história de John. Esse recurso permite ao autor apresentar uma colagem de imagens da infância de John que, de outra forma, se encaixaria de maneira estranha na estrutura geral da narrativa. Se a narrativa tivesse sido apresentada na estrita ordem cronológica, a história de John e Linda teria sido contada primeiro. Chegando no meio do romance, tem um impacto maior, porque o leitor já conhece as grandes diferenças entre a cultura do Estado Mundial e da Reserva. A falha de Linda em se encaixar na Reserva e a criação confusa de John só fazem sentido dentro do contexto que já foi fornecido.
            As experiências de Linda na Reserva, descritas por ela e por John, demonstram até que ponto os cidadãos do Estado Mundial dependem da “civilização” – isto é, de uma vida completamente estruturada pelo Estado. Na Reserva, ela é praticamente indefesa: não sabe como consertar roupas, cozinhar ou limpar, e a própria ideia de cuidar de uma criança horroriza-a. Volta-se para o mescal como um pobre substituto do soma, que até então era o seu único método para lidar com situações desagradáveis.
            John é um híbrido cultural que absorve a cultura de sua mãe e a dos índios da Reserva, mas também ele está culturalmente à deriva. A comunidade da Reserva não o aceita e o Outro Lugar de Linda é um mundo distante sobre o qual ele só ouve histórias. Então volta-se para Shakespeare isoladamente e absorve um terceiro sistema de valores culturais.
            A Tempestade, de Shakespeare, constitui um paralelo importante com Admirável Mundo Novo, e os dois textos relacionam-se a vários níveis. Na peça, Prospero e sua filha Miranda são exilados para uma ilha, porque o irmão dele o traiu para ganhar poder político. O único habitante da ilha é um nativo, Caliban, a cuja mãe falecida a ilha pertencia. Prospero usurpa o controle da ilha e decide criar Caliban como escravo, porque tem pena dele e pretende civilizá-lo. Shakespeare retrata habilmente Caliban como uma figura raivosa e violenta, que poderia ser facilmente interpretada como menos que humana, governada por apetites bestiais e não por instintos mais elevados. Quando um navio chega à ilha, dois dos administradores apresentam o licor a Caliban, e a bebida torna-se o “Deus” da personagem. No entanto, Shakespeare também consegue imbuir Caliban de todas as complexidades do indivíduo colonizado. Ele pode estar com raiva e ser violento, mas foi oprimido por Prospero. Caliban fica encantado com o licor vê-o como um deus, porém nunca viu álcool antes, e os efeitos de ficar bêbado devem ser surpreendentes para ele. Prospero pretende ajudar Caliban "civilizando-o", mas ele ressente-se de Prospero pelo roubo da sua casa. Prospero vê o ressentimento de Caliban como infundado e como evidência da sua natureza bestial, e isso leva-o a trata-lo de maneira ainda mais severa. Caliban responde com ações violentas que apenas aumentam a crença de Prospero de que ele é um animal. Em A Tempestade, Caliban é "selvagem" e "nobre selvagem", é totalmente desalojado em todas as comunidades, assim como John é na reserva e virá a ser no Estado Mundial.
            Tanto a Tempestade como o Admirável Mundo Novo podem ser interpretados como alegorias da colonização. Prospero decide criar Caliban e "civilizá-lo" da mesma maneira que os colonos europeus tentaram "civilizar" as culturas africana, asiática e nativa americana com as quais entraram em contacto. Para os colonizadores britânicos e outros colonizadores europeus, civilizar os selvagens foi um processo de substituir as culturas e línguas nativas pela cultura e pela língua do colonizador. Os colonizadores efetivamente separaram os povos colonizados da sua própria história e cultura, tornando mais difícil para os últimos rebelarem-se contra a nova cultura implantada que se tornou a sua. Todo o Estado Mundial é construído exatamente sobre essa premissa, apagando o passado e todos os seus legados culturais. O Estado Mundial, em certo sentido, colonizou todos.

Resumo do capítulo VIII de Admirável Mundo Novo


            John diz a Bernard que cresceu ouvindo as histórias fabulosas de Linda sobre o Outro Lugar, mas também se sentiu isolado e rejeitado, em parte porque a sua mãe dormia com muitos homens e em parte porque as pessoas da aldeia nunca o aceitaram. Linda teve um amante, Popé, que lhe trouxe uma bebida alcoólica chamada mescal que ela começou a beber muito. Enquanto isso, apesar de ter sido proibido de participar dos rituais dos índios, John absorveu a cultura ao seu redor. A mãe ensinou-o a ler, primeiro desenhando na parede e depois usando um guia para Trabalhadores da Loja de Embriões Beta que ela havia trazido consigo. Ele fez-lhe perguntas sobre o Estado Mundial, mas ela não lhe poderia dizer muito sobre o modo como funcionava. Um dia, Popé trouxe The Complete Works of Shakespeare para a casa de Linda, que Jonh leu avidamente até poder citar passagens de cor. As peças tiveram o condão de dar voz a todas as suas emoções reprimidas.
            Bernard pergunta a John se ele gostaria de ir a Londres consigo. Ele tem um motivo oculto que mantém para si mesmo: quer constranger o diretor, expondo-o como o pai de John. Este aceita a proposta, mas insiste que Linda possa acompanhá-lo. Bernard promete pedir permissão para levar os dois. John cita uma linha de A Tempestade para expressar seus sentimentos de alegria por finalmente ter visto o Outro Mundo de que tinha ouvido falar quando criança: “Ó valente mundo novo que tem pessoas assim.” Corando, ele pergunta se Bernard está casado com Lenina. Este ri e responde-lhe negativamente. Posteriormente, adverte John para esperar até ver o que ele veja o estado do mundo antes que fique extasiado com o mesmo.

Resumo do capítulo VII de Admirável Mundo Novo


            Na reserva, Lenina assiste a uma celebração comunitária. A batida dos tambores lembra-lhe as celebrações do Solidarity Services e do Dia de Ford. As imagens de uma águia e de um homem numa cruz são levantadas, e um jovem entra para o centro de uma pilha de serpentes contorcendo-se. Um homem chicoteia-o, tirando sangue até que o jovem colapsa. Lenina está horrorizada.
            John, um belo jovem loiro de roupas indianas, surpreende Lenina e Bernard ao falar inglês perfeito. Ele diz que queria ser o sacrificado, mas a cidade não o deixou. Depois explica que a sua mãe, Linda, veio do Outro Lugar fora da Reserva. Durante uma visita à mesma, ela caiu e sofreu uma lesão, mas foi resgatada por alguns índios que a encontraram e a levaram para a aldeia, onde vive desde então. O pai dele, também do Outro Lugar, chamava-se Tomakin. Bernard percebe que "Tomakin" é, na verdade, Thomas, o diretor, mas não diz nada no momento.
            John apresenta Lenina e Bernard a sua mãe, Linda. Cheia de rugas, gorda e com falta de dentes, ela enoja Lenina. Linda explica que John nasceu porque algo errado aconteceu com os seus contracetivos. Ela não conseguiu abortar na Reserva e sentiu vergonha de voltar ao Estado Mundial com um bebé. Linda explica que, depois de iniciar a sua nova vida na aldeia indígena, seguiu todo o seu condicionamento e dormiu com qualquer homem que lhe agradasse, mas algumas mulheres espancaram-na por levar os seus homens para a cama.

Análise dos capítulos IV a VI de Admirável Mundo Novo


            O papel de Bernard como protagonista – um papel que John assumirá mais tarde – continua nesta secção. Cada vez mais, ele aparece menos como um rebelde político e mais como um desajustado social que acredita que mudar a sociedade é a única maneira de se encaixar. As suas conversas com Helmholtz revelam que está orgulhoso da sua ligação com Lenina, com medo de ser apanhado a criticar o Estado Mundial, e subserviente a Helmholtz quando se trata de questões de verdadeira rebelião. Bernard é uma personagem paradoxal: num momento cobiça Lenina e no outro espera que tenha forças para resistir aos avanços dela.
            Helmholtz tem exatamente o problema oposto de Bernard. Enquanto este é muito pequeno e estranho para a sua casta, aquele é, no mínimo, perfeito demais. O seu sucesso com as mulheres, na sua carreira e em todos os outros aspetos da sua vida levou-o a acreditar que deve haver algo mais na vida do que desportos de alta tecnologia, sexo fácil e slogans repetitivos. Ele fala com Bernard porque este compartilha da sua antipatia pelo sistema, mas está ciente de que a antipatia do amigo tem uma base diferente da sua.
            O cenário destes capítulos muda rapidamente: do local de trabalho para o apartamento de Helmholtz; do helicóptero de Henry para Westminster Abbey Cabaret até um crematório; do apartamento de Bernard ao Community Singery; e assim por diante. Parte da mudança de cena é simplesmente usada para mostrar um dia na vida de um membro do Estado Mundial. A visita de Lenina e Henry ao Westminster Abbey Cabaret é uma piada franca sobre os usos que o Estado Mundial dá aos locais religiosos antigos.
            Enquanto Henry e Lenina contemplam o crematório, quase reconhecem que o sistema de castas pode ser menos que perfeito. Mas então ela, perturbada e antipática, retira-se para uma de suas frases hipnopédicas, recupera a sua felicidade e a crise acaba. Mais uma vez, está feliz por estar na sua casta e desdenhosa das outras castas. Este episódio, possibilitado pela montagem de uma viagem de helicóptero a um crematório, mostra como o condicionamento pode impedir a população de questionar os pressupostos do estado em que vive. A maior mudança no cenário é do Estado Mundial para a Reserva, embora uma descrição detalhada da Reserva seja mantida em suspenso até ao próximo capítulo.
            Embora o Estado Mundial obviamente controle seus membros condicionando-os e satisfazendo os seus desejos, há indícios de que a estabilidade seja mantida através de métodos ainda mais sinistros. O repentino medo de Bernard de que alguém esteja ouvindo a sua conversa herética com Helmholtz sugere um lado totalitário do Estado Mundial. Fora do horário de trabalho, os cidadãos participam de atividades sociais programadas e rigorosamente regulamentadas e nunca passam tempo sozinhos. A falta de tempo para reflexão mantém-nos ocupados e dóceis. O medo de Bernard mostra que ele está ciente das consequências não escritas, mas potencialmente graves, de suas crenças heréticas.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Resumo do capítulo VI de Admirável Mundo Novo

            Lenina convence Bernard a assistir a um match de luta livre. Ele comporta-se sombriamente a tarde inteira e, apesar da insistência de Lenina, recusa-se a tomar soma. Durante a viagem de volta, ele para o seu helicóptero e paira sobre o canal. Ela implora-lhe que a leve para longe do vazio da água depois de ele lhe dizer que o silêncio faz com que se sinta como um indivíduo. Eventualmente, ele toma uma grande dose de soma e faz sexo com ela.
            No dia seguinte, Bernard diz a Lenina que, na verdade, não queria manter relações sexuais com ela na primeira noite; teria preferido agir como um adulto em vez disso. Então ele vai obter a permissão do diretor para visitar a reserva e prepara-se para a sua desaprovação do seu comportamento incomum. Quando o diretor lhe dá a permissão, menciona que fez uma viagem à reserva com uma mulher vinte anos antes. Ela perdeu-se durante uma tempestade e não foi vista desde então. Quando Bernard alvitra que deve ter sofrido um choque terrível, o diretor imediatamente percebe que revelou muito da sua vida pessoal. Depois critica Bernard pelo seu comportamento antissocial e ameaça exilá-lo para a Islândia, se o seu comportamento impróprio persistir. Isto faz com Bernard saia do escritório sentindo-se orgulhoso de ser considerado um rebelde.
            Lenina e Bernard viajam para a Reserva. Quando eles se apresentam ao diretor para obter a sua assinatura na permissão, ele lança-se numa longa série de factos sobre o local. Bernard, de repente, lembra-se que deixou a torneira de perfume ligada no seu apartamento, um descuido que pode acabar sendo extremamente caro. Ele suporta o discurso aparentemente interminável de Warden e depois apressa-se a ligar para Helmholtz, para lhe pedir para desligar a torneira. Helmholtz tem más notícias: ele diz-lhe que o diretor está planejando concretizar a sua ameaça de exilá-lo para a Islândia. Bernard não se sente mais orgulhoso e rebelde agora que a ameaça do diretor se tornou uma realidade. Em vez disso, a notícia esmaga e assusta-o. Lenina convence-o a tomar soma.

Resumo do capítulo V de Admirável Mundo Novo


            Depois de um jogo de golfe obstáculo, Henry e Lenina voam num helicóptero sobre um crematório onde o fósforo é coletado de corpos queimados para servir como fertilizante. Bebem café com soma antes de se dirigirem ao Cabaré da Abadia de Westminster e tomam outra dose de soma antes de voltarem para o apartamento de Henry. Embora as doses repetidas de soma os tenham deixado quase completamente alheios do mundo à sua volta, Lenina lembra-se de usar os seus contracetivos.
            Todas as quintas-feiras, Bernard tem de participar no Serviço de Solidariedade na Fordson Community Singery. Os 12 participantes sentam-se a uma mesa, alternando homens e mulheres. Enquanto um hino empolgante toca, os participantes passam uma xícara de sorvete de morango e tomam um tablet com ele. Eles entram num frenesi de exultação e a cerimónia termina numa orgia sexual que deixa Bernard sentindo-se mais isolado do que nunca.

Resumo do capítulo IV de Admirável Mundo Novo


            Quando Lenina diz a Bernard diante de um grande grupo de colegas de trabalho que ela aceita o seu convite para ver a Reserva Selvagem, Bernard reage com vergonha. A sua sugestão de que eles discutam isso confidencialmente confunde Lenina, que sai para se encontrar com Henry. Bernard sente-se péssimo, porque Lenina se comportou como uma “saudável e virtuosa garota inglesa” –, isto é, alguém que não tem medo de discutir a sua vida sexual em público. Quando o genial Benito Hoover inicia uma conversa, Bernard sai correndo. Lenina e Henry voam no helicóptero de Henry no seu encontro e olham para baixo, para o seu mundo, em perfeito contentamento.
            Quando pede a um par de assistentes Delta-Menos que preparem o helicóptero para o voo, Bernard revela a sua insegurança em relação ao seu tamanho. As castas mais baixas associam tamanho maior a um status mais elevado, por isso ele tem dificuldade em conseguir que elas sigam suas ordens. Bernard contempla os seus sentimentos de alienação e fica irritado. Ele visita seu amigo, Helmholtz Watson, professor do College of Emotional Engineering, um Alfa Mais extremamente inteligente, atraente e adequadamente dimensionado que trabalha com propaganda. Alguns dos superiores de Helmholtz pensam que ele é um pouco esperto demais para o seu próprio bem. O narrador concorda com eles, observando que “um excesso mental produziu em Helmholtz Watson efeitos muito semelhantes àqueles que, em Bernard Marx, foram o resultado de um defeito físico”. A amizade entre Bernard e Helmholtz brota da sua insatisfação mútua com o status quo e a sua inclinação compartilhada para se verem como indivíduos. Uma vez juntos, Bernard vangloria-se de que Lenina aceitou o seu convite, mas Helmholtz mostra pouco interesse, pois está mais preocupado com o pensamento de que o seu talento para a escrita poderia ser mais bem usado do que simplesmente para escrever frases hipnapédicas. O seu trabalho fá-lo sentir-se vazio e insatisfeito. Bernard fica nervoso, dando um salto em certo momento, porque pensa, erroneamente, que alguém está escutando à porta.

Análise do capítulo III de Admirável Mundo Novo


            Enquanto o diretor e Mustapha Mond explicam aos rapazes como o Estado Mundial funciona de forma abstrata, as cenas de Lenina e Bernard mostram a sociedade em ação. O jogo sexual das crianças em recesso, o desconforto dos meninos com a palavra “mãe”, a nudez descontraída de Lenina e a conversa entre Henry e o Predestinador servem para ilustrar como os tabus tradicionais em relação à sexualidade foram descartados. Bernard é o único personagem a protestar – quase em silêncio – pela maneira como o sistema funciona. O seu desconforto com a mercantilização do sexo marca-o como um desajustado. O romance vinca que a insatisfação de Bernard com o Estado decorre do seu próprio isolamento, introduzindo-o com as palavras "Aqueles que se sentem desprezados fazem bem em parecer desprezíveis". Ele pode ser um rebelde, mas essa rebelião não vem de qualquer objeção ideológica ao Estado Mundial. Vem do senso de que ele nunca pode pertencer totalmente a essa sociedade. Essa faceta da personagem será posta em ação à medida que o romance avança.
            Além do condicionamento pré-natal e pós-natal, o Estado Mundial controla o comportamento dos seus membros através das forças da conformidade social e da crítica social. A amiga de Lenina, Fanny, avisa-a de que o diretor não gosta quando os trabalhadores das incubadoras não estão em conformidade com os padrões esperados de promiscuidade. Mesmo quando adulto, um cidadão do Estado Mundial deve temer ser visto a fazer algo “vergonhoso” ou “anormal”. O cidadão adulto não tem vida privada. Como observa Lenina, a única coisa que se faz quando se está sozinho no Estado Mundial é o sono, e não se pode fazer isso para sempre. Dentro e fora do escritório, o cidadão adulto está sob vigilância para garantir que seu corpo e mente estão a seguir o sistema de valores morais do Estado Mundial. Tanto os colegas quanto os superiores, como Fanny e o diretor, estão constantemente vigilantes para garantir que cada cidadão esteja se comporta de maneira apropriada.
            No seu longo discurso sobre a história do Estado Mundial, Mustapha Mond culpa as instituições anteriormente sagradas da família, amor, maternidade e casamento por causarem instabilidade social na velha sociedade. Como explica Mond, essas antigas instituições compartilhavam o trabalho de mediar o conflito entre os interesses do indivíduo e os interesses da sociedade com o Estado, mas as instituições pessoais e as instituições do Estado estavam desalinhadas, criando instabilidade. Nem sempre se pode confiar nos indivíduos para escolher o caminho da maior estabilidade, pois a família, o amor e o casamento produzem lealdades divididas. Indivíduos que atuam livremente devem pesar constantemente o valor moral e as consequências morais das suas ações. Mond argumenta que as alianças divididas dos indivíduos produzem instabilidade social. Por esta razão, o Estado Mundial eliminou todos os vestígios de instituições não estatais. O cidadão é socializado para ter apenas lealdade ao Estado; conexões pessoais de todos os tipos são desencorajadas, e até mesmo o desejo de desenvolver tais conexões é afastado. A constante disponibilidade de satisfação física evidenciada nas sensações, a abundância de soma, a fácil obtenção do sexo através da promiscuidade sancionada pelo Estado e a falta de qualquer conhecimento histórico que possa apontar para um modo de vida alternativo garantem que o modo de vida desenvolvido e instituído pelo Estado Mundial não será ameaçado.
            Mustapha Mond e o diretor passam bastante tempo discutindo a importância do consumo. Na realidade, estão a falar sobre a criação de uma população que desejará sempre mais – um mercado cativo criado pelo condicionamento que condicionará a vontade dos indivíduos a quererem quaisquer bens que o Estado Mundial produza. Essa cultura de consumo constante permite ao governo atuar como fornecedor, impulsionando a economia e criando uma comunidade feliz dependente do seu fornecedor. Mas a discussão económica liderada por Mond e pelo Diretor não se refere apenas à economia de dinheiro e bens. Em Admirável Mundo Novo, tudo, incluindo o sexo, opera de acordo com a lógica da oferta e da demanda. Os cidadãos são ensinados a verem-se uns aos outros e a si mesmos como mercadorias a serem consumidas como qualquer outro bem fabricado. Bernard rebela-se contra esse sentimento quando observa que Henry e o Predestinador veem Lenina como uma “peça de carne” – e que Lenina pensa de si mesma da mesma maneira. O consumo como um modo de vida nunca é justificado pelo Estado Mundial; é tomado como um modo de vida.
            Na discussão de Mustapha Mond sobre História, Admirável Mundo Novo reflete sobre um tema que George Orwell explora em detalhes em 1984. Implícito na afirmação de Mond de que “a história é um beliche” e na sua discussão sobre a história do Estado Mundial está o facto de que Mond e os outros nove controladores mundiais têm o monopólio do conhecimento histórico. Isso garante as suas posições de poder. Em 1984, Orwell descreve os mecanismos dessa manipulação, quando o governo da Oceânia revisa ativamente a história para servir seus objetivos políticos a cada momento. Mas no Estado Mundial, o revisionismo ativo é desnecessário, porque a população está condicionada a acreditar que, como Mond diz, “a história é um beliche”. Por serem treinados para ver a história sem valor, estão presos no presente, incapazes de imaginar modos alternativos de viver. Não está claro a razão por que Mond explica a história do Estado Mundial aos rapazes, embora certamente seja uma maneira conveniente de explicar um possível caminho do mundo do leitor para o do Estado Mundial.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Resumo do capítulo III de Admirável Mundo Novo


            O diretor leva os alunos para o jardim, onde várias centenas de crianças nuas estão a brincar. O diretor observa que “nos dias de Our Ford” (jogo de palavras com “Our Lord”, Nosso Senhor), os jogos não envolviam mais do que uma bola ou duas, alguns paus e talvez uma rede. Um aparelho tão simples não fez nada para aumentar o consumo. No atual Estado Mundial, todos os jogos, como "Centrifugal Bumble-puppy", envolvem máquinas complicadas.
            O diretor é interrompido pelos gritos de um menino sentado nos arbustos. Logo fica claro que o menino, por algum motivo, se sente desconfortável com o jogo erótico em que as crianças são incentivadas a participar. Depois que o menino é levado para ver o psicólogo, o diretor surpreende os alunos ao explicar-lhes que brincadeiras sexuais durante a infância e a adolescência costumavam ser consideradas anormais e imorais. Quando ele começa a explicar os efeitos deletérios da repressão sexual, um homem interrompe-o. O diretor apresenta reverentemente o homem como "seu antecessor" Mustapha Mond. No complexo, quatro mil relógios elétricos dão simultaneamente as quatro horas, marcando a mudança de turno. Henry Foster e Lenina dirigem-se aos vestiários para se prepararem para o seu encontro. Enquanto se dirige para os quartos, Henry esnoba Bernard Marx, de quem se diz ter uma reputação desagradável.
            A narrativa repentinamente começa a alternar entre três cenas diferentes, unindo o discurso de Mustapha Mond aos rapazes com cenas da conversa de Henry no vestiário masculino e a conversa de Lenina na sala de treino feminina.
            Os estudantes ficam impressionados por conhecerem Mond, o Controlador Residente para a Europa Ocidental, e um dos únicos dez Controladores Mundiais. Mond cita Ford, dizendo: "History is belunk" (uma citação real da vida real de Henry Ford), a fim de explicar porque os alunos não aprenderam nenhuma da história que o diretor lhes explica. O diretor olha-o nervosamente. Ele ouviu boatos de que Mond mantém livros proibidos, como Bíblias e coleções de poesia, trancados num cofre. Mond, ciente do desconforto do diretor, tranquiliza-o com indiferença, dizendo que não pretende corromper os alunos.
            Mond começa a descrever a vida na época em que o Estado Mundial começou sua política de controle rígido sobre reprodução, criação de filhos e relações sociais. Ele compara a estreita canalização da emoção e o desejo a água sob pressão num tubo. Um buraco produz um jato forte. No entanto, muitos pequenos buracos produzem correntes calmas de água. A emoção forte, inspirada pelas relações familiares, a repressão sexual e a satisfação retardada do desejo, vai diretamente contra a estabilidade. Sem estabilidade, a civilização não pode existir. Antes da existência do Estado Mundial, a instabilidade causada por fortes emoções levou a doenças, guerras e agitação social que resultaram em milhões de mortes e incalculável sofrimento e miséria.
            Mond descreve a resistência inicial ao uso da hipnopedia, do sistema de castas e da gestação artificial do Estado Mundial. Porém, após a Guerra dos Nove Anos, que envolveu uma guerra química e biológica horrível, uma intensa campanha de propaganda, incluindo a supressão de todos os livros publicados antes de 150 a.f., começou a enfraquecer a resistência. Religião, Shakespeare, museus e famílias passaram à obscuridade. A data da introdução do Modelo T foi escolhida como o início da nova era, e todas as cruzes tiveram seus topos cortados para torná-los Ts. Seis anos de pesquisa farmacêutica produziram soma, a droga perfeita. O problema da velhice foi resolvido, e as pessoas agora podiam manter o caráter mental e físico da juventude ao longo da vida. Ninguém foi autorizado a sentar-se sozinho e pensar. A ninguém foi autorizada a "leitura por prazer".
            No vestiário, no final do dia de trabalho, Bernard ouve Henry conversando com o Predestinador Assistente sobre Lenina. O Predestinador sugere que a Henry um “feely”, isto é, um filme envolvendo os sentidos do tato e do olfato. Enquanto se referia a Lenina com admiração, Henry diz ao Assistente que ele deveria "tê-la" por algum tempo. A conversa repugna Bernard. O assistente percebe sua expressão triste e ele e Henry decidem iscá-lo. Henry oferece a Bernard algum soma, enfurecendo-o. Eles riem enquanto Bernard os amaldiçoa.
            A cena muda para um banheiro público e uma sala de banho, onde Lenina está a conversar com Fanny Crowne. Aos 19 anos, Fanny está a começar a tomar um substituto temporário da gravidez, porque ela se sente "fora das sortes". O Substituto da Gravidez imita os efeitos hormonais da gravidez. Fanny mostra-se surpreendida pelo fato de Lenina ainda namorar Henry exclusivamente após quatro meses. Ela aconselha Lenina a ser mais promíscua, como um membro virtuoso do Estado Mundial deveria ser. Lenina menciona que Bernard Marx, um especialista em hipnoterapia dos Alfa Mais, a convidou para visitar a Reserva Selvagem. Fanny adverte-a que Bernard tem uma má reputação por passar tempo sozinho e mais pequeno e menos confiante do que outros Alfas. Fanny menciona os rumores de que alguém pode ter acidentalmente injetado álcool no seu sangue substituto quando ele estava na garrafa. Lenina decide aceitar o convite de Bernard porque acha que Bernard é doce e quer ver a Reserva. Fanny admira o cinto malthusiano de Lenina, um suporte anticoncecional que foi um presente de Henry.

domingo, 25 de agosto de 2019

Veleiro perdendo-se no horizonte


Análise do capítulo II de Admirável Mundo Novo

            A primeira metade da visita dos estudantes, descrita na seção anterior, ilustra o abuso do Estado Mundial da ciência biológica no condicionamento dos seus cidadãos. Esta seção foca-se no uso de tecnologias psicológicas para controlar o comportamento futuro dos cidadãos do Estado Mundial. O condicionamento, combinado com o tratamento pré-natal, cria indivíduos sem individualidade: cada um é programado para se comportar exatamente como o próximo / outro. Este sistema permite a estabilidade social, a produtividade económica dentro de condicionamentos estreitos e uma sociedade dominada pela obediência impensada e pelo comportamento infantil.
            A técnica de condicionamento usada para instigar uma antipatia por flores e livros em bebés é modelada a partir da pesquisa de Ivan Pavlov, o bem conhecido cientista russo. Pavlov demonstrou que os cães poderiam ser treinados para salivar ao toque de um sino, se o som fosse consistentemente associado visualmente à comida. Isso levou à observação de que outros tipos de respostas também poderiam ser condicionados. O seu trabalho tornou-se conhecido pela ciência ocidental na década anterior à publicação do Admirável Mundo Novo. Ao aplicar a teoria pavloviana a crianças humanas, o estado literalmente programa os seres humanos para manter o status quo.
            O condicionamento também leva a população a apoiar o sistema económico capitalista. Como o Estado Mundial quer que as crianças sejam leais consumidores como adultos, a importância do indivíduo é diminuída para promover os interesses da comunidade maior. Mesmo durante as suas horas de folga, os cidadãos do Estado Mundial servem os interesses da produção e, portanto, os interesses de toda a economia e sociedade, consumindo transporte e equipamentos desportivos caros. Qualquer oportunidade de comportamento individual e idiossincrático que possa não alimentar a economia é eliminada.

Resumo do capítulo II de Admirável Mundo Novo

            O diretor leva o grupo de estudantes até aos infantários. Num quadro de avisos estão as frases “Infantários [Infant Nurseries]. Quartos condicionados neo-pavlovianos.” Os alunos observam um grupo Bokanovsky de bebés de oito meses usando as roupas de cor cáqui da casta Delta. Algumas enfermeiras presenteiam os bebés com livros e flores. Quando se arrastam em direção aos livros e às flores, arrulhando com prazer, os alarmes soam estridentes. Então, os bebés sofrem um leve choque elétrico. Depois, quando as enfermeiras lhes oferecem as flores e os livros, eles encolhem-se e choram de medo.
            O diretor explica que, após 200 repetições do mesmo processo, as crianças terão um ódio instintivo a livros e flores. O ódio pelos livros é enraizado nas castas mais baixas, para as impedir de desperdiçarem o tempo da comunidade lendo livros que os poderiam “descondicionar”. A motivação para instilar um ódio pelas flores é mais complicada. O diretor explica que Gamas, Deltas e Epsilons foram outrora condicionados a gostar de flores e da natureza em geral. A ideia era compeli-los a visitar o campo com frequência e “consumir transporte” no processo. Mas como a natureza é livre, eles não consumiam nada além de transporte.
            A fim de aumentar o consumo de bens, o Estado Mundial decidiu abolir o amor à natureza, preservando o desejo de usar o transporte. As castas inferiores são agora condicionadas a odiar o campo, mas a amar os desportos do campo. Todos os desportos campestres no Estado Mundial exigem o uso de aparelhos elaborados. Como resultado, as castas inferiores pagam agora tanto pelo transporte quanto pelos bens manufaturados quando viajam para o campo para eventos desportivos.
            O diretor começa a contar uma história sobre uma criança chamada Reuben, que tem pais que falam polaco. Os estudantes coram com a simples menção da palavra “pai”. Referências à reprodução sexual, incluindo palavras como “mãe” e “pai”, são agora consideradas pornográficas. No Estado Mundial, as pessoas só usam essas palavras em discussões clínicas.
            O diretor continua com sua história. Uma noite, os pais de Reuben deixaram o rádio ligado enquanto ele dormia. A criança acordou recitando uma transmissão de um discurso de George Bernard Shaw na íntegra. Os pais não entendiam inglês, então pensaram que algo estava errado. O seu médico compreendeu o inglês e notificou a imprensa médica do evento. A aprendizagem noturna de Reuben levou à descoberta do ensino do sono, ou hipnopedia. O diretor informa os estudantes que a descoberta da hipnopedia aconteceu apenas vinte e três anos após a venda do primeiro Ford Modelo T. Ele faz o sinal do T no seu estômago (como um católico devoto pode fazer o sinal da cruz) e os estudantes fazem o mesmo. Ele explica que os pesquisadores da hipnopedia cedo descobriram que era inútil para o treino intelectual. Reuben podia repetir o discurso palavra por palavra, mas não fazia ideia do que significava. O lugar onde a hipnopedia pode ser usada, no entanto, é o treinamento moral.
            O diretor conduz a visita a um dormitório onde algumas crianças Beta estão dormindo. A Enfermeira informa-os que a aula do Sexo Elementar terminou e a lição da Consciência da Classe Elementar está a começar. Uma voz gravada sussurra para cada criança adormecida que as crianças Alpha têm de trabalhar mais do que as outras classes e isso evdiencia a menor inteligência e inferioridade das castas inferiores. A voz ensina orgulho e felicidade na casta Beta: os Betas não têm de trabalhar tanto quanto os Alphas mais espertos, explica, mas ainda são mais inteligentes que os Gamas, os Deltas e os Epsilons. O diretor explica que a aula será repetida cento e vinte vezes, três vezes por semana, durante trinta meses. A hipnopedia incute as subtis distinções e preconceitos para os quais choques elétricos e alarmes são muito crus. A hipnopedia, conclui o diretor, é "a maior força moralizadora e socializadora de todos os tempos".

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