Português: Funções sintáticas: COMPLEMENTO do ADJETIVO

domingo, 12 de dezembro de 2010

Funções sintáticas: COMPLEMENTO do ADJETIVO

          O complemento do adjetivo é seleccionado por um adjetivo.

          Pode ser constituído por:

               » um grupo preposicional oracional:
                    . A Joana está contente por ter convidado o Pedro para o seu aniversário.
                    . Em pânico, as pessoas ficam incapazes de pensar.

               » um grupo preposicional não oracional:
                    . A Carolina está descontente com a Luísa.
                    . Eu estou orgulhoso do meu filho.
                    . Estou certo da nossa vitória.
                    . Estou contentíssimo com o triunfo do Benfica.

          Outros exemplos:
                    . Os alunos estão interessados no projeto.
                    . Eu estou certo da vitória.
                    . Os alunos estão ansiosos por férias.
                    . É bom vivermos cercados de amigos.
                    . É bom vivermos cercados por amigos.
                    . Ficámos desiludidos ao saber as notas dos testes.
                

7 comentários :

  1. Obrigado, ajudou muito.

    ResponderEliminar
  2. obg :) foi muito util

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Embora seja curto, explicita de forma completa e informativa o conteúdo.

    ResponderEliminar
  5. Obrigadissímo, compreendi á primeira, podia ter mais exemplos ,mas em geral está muito bom

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...