Português: Valor do adjetivo

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Valor do adjetivo

          Os adjetivos podem apresenter diferentes valores, em razão da relação que mantêm com o nome a que se referem:

1. Valor restritivo

          Neste caso, o adjetivo surge sempre à direita do nome que modifica, especificando a referência deste: A Joana Santos é uma mulher bela.
          Por outro lado, o adjetivo restritivo pode ser parafraseado por uma oração relativa restritiva: A Joana Santos é uma mulher que é bela.


2. Valor não restritivo

          O adjetivo não restritivo ocorre antes do nome que modifica e apresenta qualidades que não lhe são intrínsecas: A Joana Santos é uma extraordinária atriz. Neste caso, o adjetivo não pode ser parafraseado por uma oração relativa restritiva.


3. Posição do adjetivo

          Como foi referido, o adjetivo pode surgir depois (valor restritivo) ou antes (valor não restritivo) do nome que determina. Ora, a posição ocupada pelo adjetivo relativamente ao nome implica diferentes significados que o primeiro assume.
  • O meu tio é um homem pobre. -> o adjetivo significa que o homem não possui riqueza, não tem dinheiro...
  • O meu tio é um pobre homem. -> o mesmo adjetivo significa, agora, que o homem é digno de dó, de pena, é alguém muito infeliz.

7 comentários :

  1. eu acho que isto e muito útil para as pessoas

    ResponderEliminar
  2. esta explicação está resumida e fácil de perceber, percebi à primeira e no meu manual nem 5 vezes chegou para perceber.
    obrigada

    ResponderEliminar
  3. muito linda esta explicaçao estou mmuito feliz hoje porque isto e brutal e nao a melhor manera dexplicar a mina sensaçao sem ser ser men com o teu lul porque isso e bue mal seixo paulo e essas cenas assim quando a minha leitura estiver lombrigas eu vou jantar a tua casa porque tou mesmo farto de estas tipos de site que fazem cenas bue fixes e salvam as vidas dos escolares e nao recebem credito nenhum, obrgigado pela leitural de este comentario e porque eu nao vou tardar mais em acabar obrigao por perceber a materia e saber falar melhor portugues agora nao tenho problema nenhum em expresarme obrigado, boas dia e xau

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. E realmente um aditivo aos conhecimentos armazenados.
    Valeo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...